El invierno en Lisboa: Semiose de um lugar turístico no romance de Muñoz Molina e no filme de Zorrilla
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://publicacoes.ciac.pt/index.php/litntour/article/view/206 |
Resumo: | A possibilidade de incorporar, no universo do Turismo Literário, a visita de lugares ficcionais ou não existentes (Butler, 2022: 79) encontra no romance El invierno en Lisboa, de Antonio Muñoz Molina (1987), e no filme homónimo de José Antonio Zorrilla (1991), um profícuo campo de indagação. Este artigo analisa, num primeiro momento, a forma como esta obra de Molina confere à representação do espaço, em especial da cidade de Lisboa, um tratamento peculiar, marcado, em simultâneo, pela promoção da sua importância actancial e pela denegação da sua identidade toponímica. Nessa análise, examina as respostas editoriais a esse traço idiossincrásico, nomeadamente através das capas de algumas edições internacionais deste romance de Molina. Reflete, depois, sobre as estratégias de representação espacial da cidade de Lisboa aplicadas por José Antonio Zorrilla no filme inspirado pelo romance de Molina e filmado, também, em San Sebastián e Madrid, apoiando-se nos dados assim recolhidos para discutir o valor hermenêutico da possibilidade e da impossibilidade de reconhecimento dos lugares da capital portuguesa onde o protagonista evolui. Por fim, questiona-se a possibilidade de uma proposta de experiência turística emular o efeito hermenêutico decorrente das opções de representação espacial em que se apoia El invierno en Lisboa, nas suas conformações romanesca e fílmica. |
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El invierno en Lisboa: Semiose de um lugar turístico no romance de Muñoz Molina e no filme de ZorrillaEl invierno en Lisboa: Semiosis of a tourist place in Muñoz Molina’s novel and Zorrilla’s filmEl invierno en Lisboa: Semiosis of a tourist place in Muñoz Molina’s novel and Zorrilla’s filmLiterary tourismLiterary placesFilm tourismAntonio Muñoz MolinaEl invierno en LisboaLiterary tourismLiterary placesFilm tourismAntonio Muñoz MolinaEl invierno en LisboaTurismo literárioLugares literáriosTurismo cinematográficoAntonio Muñoz MolinaEl invierno en LisboaA possibilidade de incorporar, no universo do Turismo Literário, a visita de lugares ficcionais ou não existentes (Butler, 2022: 79) encontra no romance El invierno en Lisboa, de Antonio Muñoz Molina (1987), e no filme homónimo de José Antonio Zorrilla (1991), um profícuo campo de indagação. Este artigo analisa, num primeiro momento, a forma como esta obra de Molina confere à representação do espaço, em especial da cidade de Lisboa, um tratamento peculiar, marcado, em simultâneo, pela promoção da sua importância actancial e pela denegação da sua identidade toponímica. Nessa análise, examina as respostas editoriais a esse traço idiossincrásico, nomeadamente através das capas de algumas edições internacionais deste romance de Molina. Reflete, depois, sobre as estratégias de representação espacial da cidade de Lisboa aplicadas por José Antonio Zorrilla no filme inspirado pelo romance de Molina e filmado, também, em San Sebastián e Madrid, apoiando-se nos dados assim recolhidos para discutir o valor hermenêutico da possibilidade e da impossibilidade de reconhecimento dos lugares da capital portuguesa onde o protagonista evolui. Por fim, questiona-se a possibilidade de uma proposta de experiência turística emular o efeito hermenêutico decorrente das opções de representação espacial em que se apoia El invierno en Lisboa, nas suas conformações romanesca e fílmica.The possibility of incorporating the visit of fictional or non-existent places into the universe of Literary Tourism (Butler, 2022: 79) finds a fruitful field of enquiry in the novel El invierno en Lisboa, by Antonio Muñoz Molina (1987), and in the film of the same name by José Antonio Zorrilla (1991). This article first analyses the way in which Molina’s work gives the representation of space, especially the city of Lisbon, a peculiar treatment, marked simultaneously by the promotion of its actantial importance and the denial of its toponymic identity. In this analysis, it examines the editorial responses to this idiosyncratic trait, namely through the covers of some international editions of Molina’s novel. It then reflects on the spatial representation strategies applied by José Antonio Zorrilla in the film inspired by Molina’s novel and shot in the cities of San Sebastián, Madrid and Lisbon, using the data gathered to discuss the hermeneutic value of the possibility and impossibility of recognising the places in the Portuguese capital where the protagonist lives. Finally, it questions the possibility of a tourist experience emulating the hermeneutic effect resulting from the spatial representation options used in El invierno en Lisboa, both in its novel and film form.The possibility of incorporating the visit of fictional or non-existent places into the universe of Literary Tourism (Butler, 2022: 79) finds a fruitful field of enquiry in the novel El invierno en Lisboa, by Antonio Muñoz Molina (1987), and in the film of the same name by José Antonio Zorrilla (1991). This article first analyses the way in which Molina’s work gives the representation of space, especially the city of Lisbon, a peculiar treatment, marked simultaneously by the promotion of its actantial importance and the denial of its toponymic identity. In this analysis, it examines the editorial responses to this idiosyncratic trait, namely through the covers of some international editions of Molina’s novel. It then reflects on the spatial representation strategies applied by José Antonio Zorrilla in the film inspired by Molina’s novel and shot in the cities of San Sebastián, Madrid and Lisbon, using the data gathered to discuss the hermeneutic value of the possibility and impossibility of recognising the places in the Portuguese capital where the protagonist lives. Finally, it questions the possibility of a tourist experience emulating the hermeneutic effect resulting from the spatial representation options used in El invierno en Lisboa, both in its novel and film form.CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação2023-12-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/epub+ziphttps://publicacoes.ciac.pt/index.php/litntour/article/view/206LIT&TOUR – International Journal of Literature and Tourism Research (IJLTR); n. 2 (2023); 6-17LIT&TOUR – International Journal of Literature and Tourism Research (IJLTR); No. 2 (2023); 6-17LIT&TOUR – International Journal of Literature and Tourism Research (IJLTR); Núm. 2 (2023); 6-172975-8602reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publicacoes.ciac.pt/index.php/litntour/article/view/206https://publicacoes.ciac.pt/index.php/litntour/article/view/206/170https://publicacoes.ciac.pt/index.php/litntour/article/view/206/171Direitos de Autor (c) 2023 Sara Rodrigues de Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues de Sousa, Sara2024-02-10T09:25:29Zoai:ojs.publicacoes.ciac.pt:article/206Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:55:46.198673Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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