A presença de Kafka no romance contemporâneo: Sefarad (2001) de Antonio Muñoz Molina
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Matraga (Online) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/73077 |
Resumo: | A presença de grandes romancistas da alta modernidade e seus clássicos é uma tendência observada na feitura dos romances contemporâneos (Perrone-Moisés, 2016). Por vezes, esses escritores são tornados personagens de ficção, por outras, são feitas releituras de suas histórias e personagens icônicos. Uma das formas pelas quais se revela essa presença é por meio do uso reiterado de procedimentos narrativos de intertextualidade, tais como transposições, imitação, citações, alusões e referências (Genette, 2010) (Samoyault, 2008). Em toda sua narrativa de ficção, o escritor espanhol Antonio Muñoz Molina (1956) apresenta essa tendência. O romance Sefarad (2001) é um dos que melhor exemplifica essa escrita literária inspirada por releitura(s), e o escritor moderno, cuja onipresença é latente na escrita desse romance, é Franz Kafka. Este artigo tem como principal objetivo analisar os procedimentos de intertextualidade empregados por Muñoz Molina na composição de Sefarad, a fim de sistematizar a presença de Kafka na feitura do romance, atribuindo sentidos possíveis a essa presença. O resultado do estudo revela que Kafka figura na composição de Sefarad de três formas: transformado em personagem de ficção; por meio da intertextualidade estabelecida com alguns de seus mais emblemáticos textos; e pela capacidade visionária atribuída pelo escritor contemporâneo à Kafka como privilegiado pensador de seu tempo. |
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A presença de Kafka no romance contemporâneo: Sefarad (2001) de Antonio Muñoz MolinaKafka’s presence in the contemporary novel: Sefarad (2001) by Antonio Muñoz MolinaRomance contemporâneoIntertextualidadeKafkaMuñoz MolinaSefarad Contemporary novelIntertextualityKafkaMuñoz MolinaSefaradA presença de grandes romancistas da alta modernidade e seus clássicos é uma tendência observada na feitura dos romances contemporâneos (Perrone-Moisés, 2016). Por vezes, esses escritores são tornados personagens de ficção, por outras, são feitas releituras de suas histórias e personagens icônicos. Uma das formas pelas quais se revela essa presença é por meio do uso reiterado de procedimentos narrativos de intertextualidade, tais como transposições, imitação, citações, alusões e referências (Genette, 2010) (Samoyault, 2008). Em toda sua narrativa de ficção, o escritor espanhol Antonio Muñoz Molina (1956) apresenta essa tendência. O romance Sefarad (2001) é um dos que melhor exemplifica essa escrita literária inspirada por releitura(s), e o escritor moderno, cuja onipresença é latente na escrita desse romance, é Franz Kafka. Este artigo tem como principal objetivo analisar os procedimentos de intertextualidade empregados por Muñoz Molina na composição de Sefarad, a fim de sistematizar a presença de Kafka na feitura do romance, atribuindo sentidos possíveis a essa presença. O resultado do estudo revela que Kafka figura na composição de Sefarad de três formas: transformado em personagem de ficção; por meio da intertextualidade estabelecida com alguns de seus mais emblemáticos textos; e pela capacidade visionária atribuída pelo escritor contemporâneo à Kafka como privilegiado pensador de seu tempo.The presence of great novelists of high modernity and their classics is a trend observed in the making of contemporary novels (Perrone-Moisés, 2016). Sometimes, these writers are turned into fictional characters, other times, reinterpretation of their stories and iconic characters are made. One way this presence is revealed is through the repeated use of narrative procedures of intertextuality such as transpositions, imitation, quotes, allusions and references (Genette, 2010) (Samoyault, 2008). Throughout his fictional narrative, the Spanish writer Antonio Muñoz Molina (1956) shows this trend. The novel Sefarad (2001) is one of the best examples of this literary writing inspired by reinterpretation(s), and the modern writer whose omnipresence is latent in the writing of this novel is Franz Kafka. The main objective of this article is to analyze the intertextuality procedures used by Muñoz Molina in the composition of Sefarad, in order to systemitise Kafka’s presence in the writing of the novel, assigning possible meanings to this presence. The result of this study reveals that Kafka figures in the composition of Sefarad in three ways: transformed into a fictional character; through the intertextuality established with some of his most emblematic texts; and clarity of vision attributed by the contemporary writer to Kafka as a privileged thinker of his time.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2023-10-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionartigo de literaturaartigos de literaturaapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/7307710.12957/matraga.2023.73077Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ; v. 30 n. 60 (2023): De Babel ao (Sul) Global: O legado de Kafka no centésimo aniversário de sua morte; 463-476MATRAGA - Journal published by the Graduate Program in Letters at Rio de Janeiro State University (UERJ); Vol. 30 No. 60 (2023): From Babel to the Global (South): Kafka's legacy on the 100th anniversary of his death; 463-4762446-69051414-7165reponame:Matraga (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/73077/708https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Souza, Ana Paula2023-10-18T22:24:07Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/73077Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matragaPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matraga/oai||letrasmatraga@uerj.br2446-69051414-7165opendoar:2023-10-18T22:24:07Matraga (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
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