Condições de vida do trabalhador docente: Associação entre estilo de vida e qualidade de vida no trabalho de professores de Educação Física
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2010000300006 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi de identificar o nível de correlação entre qualidade de vida no trabalho (QVT) e estilo de vida (EV) dos professores de Educação Física. A amostra de 1645 professores foi selecionada por meio de três estágios. O primeiro estratificou a região sul do Brasil conforme as unidades da federação, o segundo dividiu cada estado em mesoregiões e o terceiro considerou os Núcleos Regionais de Ensino como conglomerados. Na coleta de dados foram utilizados questionários que avaliaram a QVT e o EV. O teste Qui-quadrado para grupo único foi empregado para constatar discrepâncias de opiniões e comportamentos, e o teste de Spearman para avaliar o nível de correlações entre as variáveis investigadas, com um nível de significância de 5%. Os resultados evidenciaram que os professores estão insatisfeitos com os salários, as condições de trabalho, a integração social e o tempo dedicado ao lazer, bem como possuem comportamentos negativos na alimentação, controle do estresse e atividade física. As evidências encontradas sobre o nível de associação entre os construtos dos parâmetros individual e sócio-ambiental das condições de vida do trabalhador docente em Educação Física foram consideradas insuficientes para indicar relação entre a QVT e o EV. |
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