O efeito das condições de trabalho na qualidade de vida e no estilo de vida dos professores de educação física da rede pública municipal de ensino em Niterói

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Andréa Beatriz
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/33953
Resumo: OBJETIVOS: Este estudo verificou o efeito das condições do trabalho na qualidade de vida e no estilo de vida dos professores de educação física da rede pública municipal de ensino, de Niterói. MÉTODOS: Trata-se de um estudo observacional analítico de corte transversal. Para isto a amostra foi constituída por professores de educação física da rede pública municipal de ensino de Niterói selecionados por conveniência. Nos procedimentos experimentais foram mensuradas as variáveis sociodemográficas por questionário autoaplicável, de qualidade de vida pelo Whoqol-bref, condições de trabalho (QVT-PEF) e estilo de vida pelo questionário (PEVI). TRATAMENTO DOS DADOS: os dados foram apresentados na forma de estatística descritiva, utilizando as medidas de média e desvio-padrão para conjunto de dados paramétricos. Para verificar as diferenças foi utilizado o Teste de Mann-Whitney. O nível de significância para todos os testes foi p ≤ 0,05. RESULTADOS: Para todas as variáveis sociodemográficas e do trabalho não foram encontradas diferenças significativas entre os sexos. Os professores apresentaram uma percepção ruim da qualidade de vida para todos os componentes, assim como, apresentaram baixo índice de cuidado com os componentes do estilo de vida e insatisfação com as condições de trabalho conforme carga horária semanal e fases da carreira. CONCLUSÃO: os resultados encontrados apontaram um quadro geral de insatisfação com as condições de trabalho, principalmente na ocupação exacerbada das atividades laborais no tempo dedicado ao lazer, além disso, foram identificados afetamentos no estilo de vida principalmente nos cuidados com os agentes estressores diários e nos relacionamentos sociais, bem como uma reduzida qualidade de vida, acentuando-se na saúde psicológica e física.
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Nos procedimentos experimentais foram mensuradas as variáveis sociodemográficas por questionário autoaplicável, de qualidade de vida pelo Whoqol-bref, condições de trabalho (QVT-PEF) e estilo de vida pelo questionário (PEVI). TRATAMENTO DOS DADOS: os dados foram apresentados na forma de estatística descritiva, utilizando as medidas de média e desvio-padrão para conjunto de dados paramétricos. Para verificar as diferenças foi utilizado o Teste de Mann-Whitney. O nível de significância para todos os testes foi p ≤ 0,05. RESULTADOS: Para todas as variáveis sociodemográficas e do trabalho não foram encontradas diferenças significativas entre os sexos. Os professores apresentaram uma percepção ruim da qualidade de vida para todos os componentes, assim como, apresentaram baixo índice de cuidado com os componentes do estilo de vida e insatisfação com as condições de trabalho conforme carga horária semanal e fases da carreira. CONCLUSÃO: os resultados encontrados apontaram um quadro geral de insatisfação com as condições de trabalho, principalmente na ocupação exacerbada das atividades laborais no tempo dedicado ao lazer, além disso, foram identificados afetamentos no estilo de vida principalmente nos cuidados com os agentes estressores diários e nos relacionamentos sociais, bem como uma reduzida qualidade de vida, acentuando-se na saúde psicológica e física.OBJECTIVES: This study verified the effect of work conditions on the quality of life and lifestyle of physical education teachers from the municipal public school system in Niterói. METHODS: This is a cross-sectional analytical observational study. For this, the sample consisted of physical education teachers from the Niterói municipal public school system selected for convenience. In the experimental procedures, sociodemographic variables were measured by a self-administered questionnaire, of quality of life by Whoqol-bref, working conditions (QVT-PEF) and lifestyle by questionnaire (PEVI). DATA TREATMENT: the data were presented in the form of descriptive statistics, using the measures of mean and standard deviation for a set of parametric data. To verify the differences, the Mann-Whitney test was used. The level of significance for all tests was p ≤ 0.05. RESULTS: For all sociodemographic and labor variables, no significant differences were found between genders. Teachers had a poor perception of quality of life for all components, as well as low level of care with lifestyle components and dissatisfaction with working conditions according to weekly workload and career phases. CONCLUSION: the results found pointed to a general picture of dissatisfaction with working conditions, mainly in the exacerbated occupation of work activities in the time dedicated to leisure, in addition, lifestyle changes were identified mainly in the care with daily stressors and in social relationships, as well as a reduced quality of life, emphasizing psychological and physical health.91 f.Gurgel, Jonas Liriohttp://lattes.cnpq.br/2704394530711813Andrade, Marcus Paulo Araujo Macieira dehttp://lattes.cnpq.br/2989914358137238Silva, Elizandra Garcia dahttp://lattes.cnpq.br/1822479471813746Ferreira, Flávia Porto Melohttp://lattes.cnpq.br/8287791519979361Alves Júnior, Edmundo de Drummondhttp://lattes.cnpq.br/9088184774925354http://lattes.cnpq.br/4654421719894682Machado, Andréa Beatriz2024-08-07T15:02:56Z2024-08-07T15:02:56Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMACHADO, Andréa Beatriz. 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