Avaliação do desempenho de interseções em ambiente suburbano - O caso do atravessamento de Santa Luzia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Ana Patrícia Duarte
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/89591
Resumo: Dissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Civil apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
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spelling Avaliação do desempenho de interseções em ambiente suburbano - O caso do atravessamento de Santa LuziaPerformance Evaluation of Intersection in Suburban Environment – The Case of Santa Luzia CrossingAcalmia de TráfegoAtravessamento de LocalidadesInterseçõesRequalificação de TrechosRegulação SemafóricaTraffic CalmingThrough Roads on Urban SpaceIntersectionsRequalification of SectionsSemaphore RegulationDissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Civil apresentada à Faculdade de Ciências e TecnologiaO ambiente suburbano, associado a Estradas Nacionais classificadas, releva-se particularmentecomplexo, já que frequentemente, o sistema viário, tem de responder simultaneamente afunções de circulação e de acesso, assim como o desenvolvimento económico local impõe umaresposta cumulativa às necessidades de vivência e funções urbanas.As interseções são representativas de pontos críticos em qualquer rede viária. Estas constituemsecomo espaços onde se formam as filas de espera e se concentram demoras, enquanto seconfiguram como zonas potenciais de acumulação de conflitos e acidentes. O seu nível dedesempenho depende, de forma significativa, entre outros fatores, dos níveis de procura detráfego, do ambiente rodoviário envolvente, do volume e da tipologia dos utilizadores queacomoda.O presente trabalho de investigação centrou-se na definição de uma metodologia de apoio àseleção do modo de regulação mais adequado à interseção da Localidade de Santa Luzia com aEstrada Nacional 1, segundo duas fases fundamentais.A primeira fase de trabalho consistiu na definição de critérios de apoio à seleção da tipologiamais adequada, tendo por base o estado da arte a nível Nacional e, em particular, as disposiçõestécnicas normativas e legislativas Nacionais. A segunda fase centrou-se na avaliação desoluções alternativas de regulação semafórica, recorrendo a soluções de baixo custo e apropostas de reformulações físicas que envolvem uma solução mais ambiciosa.Em termos conclusivos, esta dissertação apresenta as opções assumidas e descreve as diferentessoluções alternativas avaliadas, procurando definir soluções que resultassem em melhorias doseu desempenho global, seja em termos de fluidez seja de segurança assumindo a situação atualcomo referência: (i) alteração da regulação semafórica; (ii) reestruturação física dos trechos queenglobam a zona urbana. A segunda opção mostrou ser a que apresentou melhor desempenhoquer em termos de indicadores de desempenho representativos da segurança quer da fluidez ecapacidade.The suburban environment, associated with classified national roads, is particularly complex,because the road system often must respond simultaneously to traffic and access functions, aslocal economic development imposes a cumulative response to living needs. and urbanfunctions.Intersections are representative of critical points in any road network. These constitute spaceswhere queues are formed and delays are concentrated, while they are configured as potentialzones for the accumulation of conflicts and accidents. Its level of performance significantlydepends, among other factors, on traffic demand levels, the surrounding road environment, thevolume and the typology of users it accommodates.The present research work focused on the definition of a methodology to support the selectionof the most appropriate mode of regulation to the intersection of Santa Luzia and NacionalRoute 1, according to two fundamental phases.The first phase of work consisted of defining criteria to support the selection of the mostappropriate typology, based on the state of the art at the national level and the nationalregulatory and legislative technical provisions. The second phase focused on the evaluation ofalternative semaphore regulation solutions, using low cost solutions and proposals for physicalreformulations that involve a more ambitious solution.In conclusion, this dissertation presents the options assumed and describes the differentalternative solutions evaluated, seeking to define solutions that result in improvements in theiroverall performance, both in terms of fluidity and safety, taking the current situation as areference: semaphore regulation; (ii) physical restructuring of the stretches that encompass theurban area. The second option proved to be the best performer in terms of both safety and flowperformance indicators.2019-09-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/89591http://hdl.handle.net/10316/89591TID:202381625pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Ana Patrícia Duartereponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T02:38:41Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/89591Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:09:51.740722Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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