Rede neural bio-inspirada para o controle dinâmico de múltiplas interseções.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Murcia García, Nelson
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3141/tde-14012021-171504/
Resumo: Um dos principais problemas das grandes cidades hoje é, sem dúvida, o trânsito intenso de veículos que causa lentidão e engarrafamentos diários, principalmente nos horários de pico. Os pesquisadores têm desenvolvido vários estudos para buscar soluções para este problema, mas devido às características do sistema de trânsito, ainda não existe uma posição de consenso sobre qual é o melhor método a ser utilizado. Este trabalho apresenta uma melhoria do modelo de Redes Neurais Bio-Inspiradas desenvolvido anteriormente que se baseia em controle multiagente de semáforos, com uma abordagem distribuída para resolver o problema, na qual cada agente controla a sua interseção e envia e recebe informações de agentes de controle de interseções vizinhas. Baseado nesse modelo, o objetivo deste trabalho foi estender para incluir informações como: a distância entre as interseções, velocidade dos veículos e número de faixas da via comum entre essas interseções, diferenciando as relações existentes entre as interseções. Com esse objetivo, foram estudados três métodos para calcular o coeficiente de relação entre interseções vizinhas de forma off-line na fase de configuração do modelo. Os métodos de Regressão estudados foram validados por meio de um cenário real da cidade de São Paulo para estimar o impacto dos métodos e selecionar o método com melhor resultado. Os indicadores de desempenho utilizados nessa avaliação são: o Tempo Médio de Viagem dos veículos e o Nível de Ocupação das Vias. Nos resultados obtidos, o modelo de Rede Neural Bio-Inspirada com o método de Redes Neurais Artificiais para o cálculo do coeficiente de relação entre interseções vizinhas obteve resultados superiores quando comparado com o Modelo de Redes Neurais Bio-inspiradas inicialmente proposto em e com os outros dois métodos para o cálculo do coeficiente de relação e com o modelo sem diferenciar as relações, além de corroborar que o controle proposto é significativamente melhor que o controle atualmente utilizado na maioria das interseções da cidade.
id USP_dda13ddac2dd9633cdabdfa336d19378
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-14012021-171504
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Rede neural bio-inspirada para o controle dinâmico de múltiplas interseções.Bio-inspired neural network for dynamic control of multiple intersections.Average travel timeBio-inspired neura networksControle de agentes de interseçõesControle de semáforosControle de trânsitoFases semafóricasInteligência artificialNível de ocupação das viasRedes neuraisRoads occupancy level.Semaphore controlSemaphore phasesTempo médio de viagemTraffic lights controlUrban traffic controlUm dos principais problemas das grandes cidades hoje é, sem dúvida, o trânsito intenso de veículos que causa lentidão e engarrafamentos diários, principalmente nos horários de pico. Os pesquisadores têm desenvolvido vários estudos para buscar soluções para este problema, mas devido às características do sistema de trânsito, ainda não existe uma posição de consenso sobre qual é o melhor método a ser utilizado. Este trabalho apresenta uma melhoria do modelo de Redes Neurais Bio-Inspiradas desenvolvido anteriormente que se baseia em controle multiagente de semáforos, com uma abordagem distribuída para resolver o problema, na qual cada agente controla a sua interseção e envia e recebe informações de agentes de controle de interseções vizinhas. Baseado nesse modelo, o objetivo deste trabalho foi estender para incluir informações como: a distância entre as interseções, velocidade dos veículos e número de faixas da via comum entre essas interseções, diferenciando as relações existentes entre as interseções. Com esse objetivo, foram estudados três métodos para calcular o coeficiente de relação entre interseções vizinhas de forma off-line na fase de configuração do modelo. Os métodos de Regressão estudados foram validados por meio de um cenário real da cidade de São Paulo para estimar o impacto dos métodos e selecionar o método com melhor resultado. Os indicadores de desempenho utilizados nessa avaliação são: o Tempo Médio de Viagem dos veículos e o Nível de Ocupação das Vias. Nos resultados obtidos, o modelo de Rede Neural Bio-Inspirada com o método de Redes Neurais Artificiais para o cálculo do coeficiente de relação entre interseções vizinhas obteve resultados superiores quando comparado com o Modelo de Redes Neurais Bio-inspiradas inicialmente proposto em e com os outros dois métodos para o cálculo do coeficiente de relação e com o modelo sem diferenciar as relações, além de corroborar que o controle proposto é significativamente melhor que o controle atualmente utilizado na maioria das interseções da cidade.One of the main problems in big cities today is undoubtedly the heavy traffic that causes delays and daily traffic jams, especially at peak hours. Researchers have developed several studies to find solutions to this problem, but due to the characteristics of the transit system, there is still no consensus position on which method is best to use. This paper presents an improvement on the previously developed Bio-Inspired Neural Networks model that is based on multi-agent semaphore control with a distributed approach to solving the problem where each agent controls its intersection and sends and receives information from control agents, from neighboring intersections. Based on this model, the objective of this work was to improve the previous works to include information such as the distance between intersections, vehicle speed, and the number of lanes between these intersections, differentiating the relationships between intersections. For this purpose, three methods were studied to calculate the correlation coefficient between neighboring intersections, the methods were used offline in the model configuration phase. The regression methods studied were validated through a real scenario of the city of São Paulo to estimate the impact of the methods and select the method with the best result. The performance indicators used in this evaluation are the average travel time of vehicles and the road occupancy level. In the obtained results, the Bio-Inspired Neural Network model with the Artificial Neural Networks method for the calculation of the coefficient of relationship between neighboring intersections obtained superior results when compared to the Bio-Inspired Neural Network Model initially proposed and with the others two previous methods for calculating the relationship coefficient. The results corroborate that the proposed control is significantly better than the control currently used in most city intersections.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPHirakawa, Andre RiyuitiMurcia García, Nelson 2020-04-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3141/tde-14012021-171504/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-09T12:45:41Zoai:teses.usp.br:tde-14012021-171504Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-09T12:45:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Rede neural bio-inspirada para o controle dinâmico de múltiplas interseções.
Bio-inspired neural network for dynamic control of multiple intersections.
title Rede neural bio-inspirada para o controle dinâmico de múltiplas interseções.
spellingShingle Rede neural bio-inspirada para o controle dinâmico de múltiplas interseções.
Murcia García, Nelson
Average travel time
Bio-inspired neura networks
Controle de agentes de interseções
Controle de semáforos
Controle de trânsito
Fases semafóricas
Inteligência artificial
Nível de ocupação das vias
Redes neurais
Roads occupancy level.
Semaphore control
Semaphore phases
Tempo médio de viagem
Traffic lights control
Urban traffic control
title_short Rede neural bio-inspirada para o controle dinâmico de múltiplas interseções.
title_full Rede neural bio-inspirada para o controle dinâmico de múltiplas interseções.
title_fullStr Rede neural bio-inspirada para o controle dinâmico de múltiplas interseções.
title_full_unstemmed Rede neural bio-inspirada para o controle dinâmico de múltiplas interseções.
title_sort Rede neural bio-inspirada para o controle dinâmico de múltiplas interseções.
author Murcia García, Nelson
author_facet Murcia García, Nelson
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Hirakawa, Andre Riyuiti
dc.contributor.author.fl_str_mv Murcia García, Nelson
dc.subject.por.fl_str_mv Average travel time
Bio-inspired neura networks
Controle de agentes de interseções
Controle de semáforos
Controle de trânsito
Fases semafóricas
Inteligência artificial
Nível de ocupação das vias
Redes neurais
Roads occupancy level.
Semaphore control
Semaphore phases
Tempo médio de viagem
Traffic lights control
Urban traffic control
topic Average travel time
Bio-inspired neura networks
Controle de agentes de interseções
Controle de semáforos
Controle de trânsito
Fases semafóricas
Inteligência artificial
Nível de ocupação das vias
Redes neurais
Roads occupancy level.
Semaphore control
Semaphore phases
Tempo médio de viagem
Traffic lights control
Urban traffic control
description Um dos principais problemas das grandes cidades hoje é, sem dúvida, o trânsito intenso de veículos que causa lentidão e engarrafamentos diários, principalmente nos horários de pico. Os pesquisadores têm desenvolvido vários estudos para buscar soluções para este problema, mas devido às características do sistema de trânsito, ainda não existe uma posição de consenso sobre qual é o melhor método a ser utilizado. Este trabalho apresenta uma melhoria do modelo de Redes Neurais Bio-Inspiradas desenvolvido anteriormente que se baseia em controle multiagente de semáforos, com uma abordagem distribuída para resolver o problema, na qual cada agente controla a sua interseção e envia e recebe informações de agentes de controle de interseções vizinhas. Baseado nesse modelo, o objetivo deste trabalho foi estender para incluir informações como: a distância entre as interseções, velocidade dos veículos e número de faixas da via comum entre essas interseções, diferenciando as relações existentes entre as interseções. Com esse objetivo, foram estudados três métodos para calcular o coeficiente de relação entre interseções vizinhas de forma off-line na fase de configuração do modelo. Os métodos de Regressão estudados foram validados por meio de um cenário real da cidade de São Paulo para estimar o impacto dos métodos e selecionar o método com melhor resultado. Os indicadores de desempenho utilizados nessa avaliação são: o Tempo Médio de Viagem dos veículos e o Nível de Ocupação das Vias. Nos resultados obtidos, o modelo de Rede Neural Bio-Inspirada com o método de Redes Neurais Artificiais para o cálculo do coeficiente de relação entre interseções vizinhas obteve resultados superiores quando comparado com o Modelo de Redes Neurais Bio-inspiradas inicialmente proposto em e com os outros dois métodos para o cálculo do coeficiente de relação e com o modelo sem diferenciar as relações, além de corroborar que o controle proposto é significativamente melhor que o controle atualmente utilizado na maioria das interseções da cidade.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3141/tde-14012021-171504/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3141/tde-14012021-171504/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256508163686400