A articulação entre a educação pré-escolar e o 1º CEB - práticas para o sucesso educativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Catarina Gomes
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/2830
Resumo: Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico
id RCAP_fc357ebe3c5fa90ed773177412563907
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2830
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A articulação entre a educação pré-escolar e o 1º CEB - práticas para o sucesso educativoarticulaçãocontinuidadetrabalho colaborativoarticulationcontinuitycolaborative workMestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino BásicoO presente relatório, foi elaborado no âmbito do mestrado em Educação Préescolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) com a finalidade de transmitir o meu percurso de aprendizagem e o trabalho de pesquisa, que pretende dar resposta às questões orientadoras vivenciadas nos estágios. A primeira parte aborda, de uma forma reflexiva, as experiências e aprendizagens significativas, no decorrer dos estágios em contexto de Creche, Jardim de Infância e 1.ºCEB. A segunda parte apresenta o trabalho de pesquisa, que surgiu no âmbito dos estágios, no qual pretendo estudar a articulação entre o Jardim de Infância (J.I.) e o 1.º CEB, com o objetivo de saber a importância do conhecimento que os profissionais denotam sobre o processo de articulação e a forma como isso influência a continuidade educativa das crianças. A recolha de dados, foi feita através de uma metodologia qualitativa, pois procurei ouvir a perspetiva de seis docentes, sobre a articulação e a perspetiva de catorze crianças sobre a maneira como avaliam as diferenças entre a educação préescolar e a escola, de forma a perceber a (des)articulação existente. Neste âmbito, realizei entrevistas semiestruturadas, a partir de dois guiões orientadores, que foram previamente testados. No guião dos docentes, testei com um/a educador/a de infância e um/a professor/a, de igual forma no guião das crianças testei com uma criança eu frequentava o jardim de infância e outra que frequentava o 1.º CEB. Após a análise de dados, observei que, apesar de se querer implementar metodologias ativas e lúdicas, idênticas às práticas educativas do J.I., no 1.ºCEB, continua a existir falta de colaboração entre os/as docentes. De tal modo que, surge a desarticulação, devido ao desconhecimento das orientações curriculares, programas e práticas de trabalho desenvolvidas, nos dois níveis educativos. Desta forma, se os docentes não tiverem inter-conhecimento entre os dois níveis educativos, não é possível proporcionar uma continuidade educativa, segura e efetiva, no percurso escolar das crianças.This report was elaborated in the ambit of the Master in Preschool Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education (CBE) in order to show my learning path and search work, which answers my oriented questions experienced in the internships. The first part talks, in a reflexive way, about the significant experiences and learning, during the internships in the context of Nursery, Kindergarten and 1st ECB. The second part presents the search work, that emerged in the ambit of the internships, in which I pretend to study the articulation between the Kindergarten and the 1st CEB, with the objective of knowing the importance of the knowledge that professionals denote about the articulation process and the way of how that influences the educative continuity of children. The data collection was done through a qualitative methodology, because I heard the perspective of six teachers, about the articulation and the perspective of fourteen children about the way how they evaluate the differences between preschool education and school, on way of understand the existing (dis)articulation. In this context, I conducted semi-structured interviews, from two guiding scripts, which were previously tested. In the teachers' guide, I tested with a childhood educator and a teacher, in the same way in the children's guide I tested with one child I attended kindergarten and another who attended the 1st CEB. After analyzing the data, I noticed that, despite the desire to implement active and playful methodologies, identical to the educational practices of the Kindergarten, in the 1st ECB, it stills missing the collaboration between the teachers. In such a way that, emerges the disarticulation, due to the lack of knowledge of the curricular orientations, programs and work practices developed, in both educational levels. By this way, if teachers do not have inter-knowledge between the two educational levels, is not possible to provide an educational continuity, safe and effective, in the children's school career.Cardona, Maria JoãoRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémSilva, Catarina Gomes2020-02-11T12:03:38Z2020-01-212020-01-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/2830TID:202380939por202380939info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:34:09Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2830Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:44.373732Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A articulação entre a educação pré-escolar e o 1º CEB - práticas para o sucesso educativo
title A articulação entre a educação pré-escolar e o 1º CEB - práticas para o sucesso educativo
spellingShingle A articulação entre a educação pré-escolar e o 1º CEB - práticas para o sucesso educativo
Silva, Catarina Gomes
articulação
continuidade
trabalho colaborativo
articulation
continuity
colaborative work
title_short A articulação entre a educação pré-escolar e o 1º CEB - práticas para o sucesso educativo
title_full A articulação entre a educação pré-escolar e o 1º CEB - práticas para o sucesso educativo
title_fullStr A articulação entre a educação pré-escolar e o 1º CEB - práticas para o sucesso educativo
title_full_unstemmed A articulação entre a educação pré-escolar e o 1º CEB - práticas para o sucesso educativo
title_sort A articulação entre a educação pré-escolar e o 1º CEB - práticas para o sucesso educativo
author Silva, Catarina Gomes
author_facet Silva, Catarina Gomes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cardona, Maria João
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Catarina Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv articulação
continuidade
trabalho colaborativo
articulation
continuity
colaborative work
topic articulação
continuidade
trabalho colaborativo
articulation
continuity
colaborative work
description Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-11T12:03:38Z
2020-01-21
2020-01-21T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/2830
TID:202380939
url http://hdl.handle.net/10400.15/2830
identifier_str_mv TID:202380939
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202380939
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137036933791744