A articulação entre a educação pré-escolar e o 1º CEB - práticas para o sucesso educativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/2830 |
Resumo: | Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico |
id |
RCAP_fc357ebe3c5fa90ed773177412563907 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2830 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A articulação entre a educação pré-escolar e o 1º CEB - práticas para o sucesso educativoarticulaçãocontinuidadetrabalho colaborativoarticulationcontinuitycolaborative workMestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino BásicoO presente relatório, foi elaborado no âmbito do mestrado em Educação Préescolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) com a finalidade de transmitir o meu percurso de aprendizagem e o trabalho de pesquisa, que pretende dar resposta às questões orientadoras vivenciadas nos estágios. A primeira parte aborda, de uma forma reflexiva, as experiências e aprendizagens significativas, no decorrer dos estágios em contexto de Creche, Jardim de Infância e 1.ºCEB. A segunda parte apresenta o trabalho de pesquisa, que surgiu no âmbito dos estágios, no qual pretendo estudar a articulação entre o Jardim de Infância (J.I.) e o 1.º CEB, com o objetivo de saber a importância do conhecimento que os profissionais denotam sobre o processo de articulação e a forma como isso influência a continuidade educativa das crianças. A recolha de dados, foi feita através de uma metodologia qualitativa, pois procurei ouvir a perspetiva de seis docentes, sobre a articulação e a perspetiva de catorze crianças sobre a maneira como avaliam as diferenças entre a educação préescolar e a escola, de forma a perceber a (des)articulação existente. Neste âmbito, realizei entrevistas semiestruturadas, a partir de dois guiões orientadores, que foram previamente testados. No guião dos docentes, testei com um/a educador/a de infância e um/a professor/a, de igual forma no guião das crianças testei com uma criança eu frequentava o jardim de infância e outra que frequentava o 1.º CEB. Após a análise de dados, observei que, apesar de se querer implementar metodologias ativas e lúdicas, idênticas às práticas educativas do J.I., no 1.ºCEB, continua a existir falta de colaboração entre os/as docentes. De tal modo que, surge a desarticulação, devido ao desconhecimento das orientações curriculares, programas e práticas de trabalho desenvolvidas, nos dois níveis educativos. Desta forma, se os docentes não tiverem inter-conhecimento entre os dois níveis educativos, não é possível proporcionar uma continuidade educativa, segura e efetiva, no percurso escolar das crianças.This report was elaborated in the ambit of the Master in Preschool Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education (CBE) in order to show my learning path and search work, which answers my oriented questions experienced in the internships. The first part talks, in a reflexive way, about the significant experiences and learning, during the internships in the context of Nursery, Kindergarten and 1st ECB. The second part presents the search work, that emerged in the ambit of the internships, in which I pretend to study the articulation between the Kindergarten and the 1st CEB, with the objective of knowing the importance of the knowledge that professionals denote about the articulation process and the way of how that influences the educative continuity of children. The data collection was done through a qualitative methodology, because I heard the perspective of six teachers, about the articulation and the perspective of fourteen children about the way how they evaluate the differences between preschool education and school, on way of understand the existing (dis)articulation. In this context, I conducted semi-structured interviews, from two guiding scripts, which were previously tested. In the teachers' guide, I tested with a childhood educator and a teacher, in the same way in the children's guide I tested with one child I attended kindergarten and another who attended the 1st CEB. After analyzing the data, I noticed that, despite the desire to implement active and playful methodologies, identical to the educational practices of the Kindergarten, in the 1st ECB, it stills missing the collaboration between the teachers. In such a way that, emerges the disarticulation, due to the lack of knowledge of the curricular orientations, programs and work practices developed, in both educational levels. By this way, if teachers do not have inter-knowledge between the two educational levels, is not possible to provide an educational continuity, safe and effective, in the children's school career.Cardona, Maria JoãoRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémSilva, Catarina Gomes2020-02-11T12:03:38Z2020-01-212020-01-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/2830TID:202380939por202380939info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:34:09Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2830Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:44.373732Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A articulação entre a educação pré-escolar e o 1º CEB - práticas para o sucesso educativo |
title |
A articulação entre a educação pré-escolar e o 1º CEB - práticas para o sucesso educativo |
spellingShingle |
A articulação entre a educação pré-escolar e o 1º CEB - práticas para o sucesso educativo Silva, Catarina Gomes articulação continuidade trabalho colaborativo articulation continuity colaborative work |
title_short |
A articulação entre a educação pré-escolar e o 1º CEB - práticas para o sucesso educativo |
title_full |
A articulação entre a educação pré-escolar e o 1º CEB - práticas para o sucesso educativo |
title_fullStr |
A articulação entre a educação pré-escolar e o 1º CEB - práticas para o sucesso educativo |
title_full_unstemmed |
A articulação entre a educação pré-escolar e o 1º CEB - práticas para o sucesso educativo |
title_sort |
A articulação entre a educação pré-escolar e o 1º CEB - práticas para o sucesso educativo |
author |
Silva, Catarina Gomes |
author_facet |
Silva, Catarina Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cardona, Maria João Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Catarina Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
articulação continuidade trabalho colaborativo articulation continuity colaborative work |
topic |
articulação continuidade trabalho colaborativo articulation continuity colaborative work |
description |
Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-02-11T12:03:38Z 2020-01-21 2020-01-21T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.15/2830 TID:202380939 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.15/2830 |
identifier_str_mv |
TID:202380939 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202380939 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137036933791744 |