Caracterização dos Comportamentos de Liderança e aSatisfação em Pequenas Unidades de Infantaria no Contexto de Formação Militar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azedo, Carlos
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/6965
Resumo: Este estudo incide sobre o tema da liderança, mais especificamente sobre os comportamentos de liderança percepcionados durante a prática da acção de comando dos Aspirantes Alunos, finalistas do curso de Infantaria da Academia Militar, e a sua relação com a satisfação dos seus formandos. Numa amostra de 127 militares aplicámos os questionários da satisfação e da escala de liderança no desporto (ELD) adaptada ao contexto militar. Esta escala é composta por cinco dimensões, duas relativas ao estilo de decisão do formador (democrático, autocrático), e as restantes relativas à interacção entre os formadores e os formandos (treino e instrução, reforço positivo e suporte social). Após a aplicação dos questionários aos formadores e formandos, encontrou-se um quadro de referência em que os comportamentos de liderança autopercepcionados pelos formadores e percepcionados pelos formandos coincidem. Relativamente aos comportamentos de liderança idealizados pelos formandos, estes preferem um estilo de decisão autocrático em detrimento do democrático. Através dos questionários do ambiente do grupo, conclui-se que o grupo inquirido está satisfeito com o modo como decorrem as instruções, onde podemos concluir que os comportamentos de liderança adoptados pelo formador estão relacionados com a satisfação dos formandos, nomeadamente o treino e instrução.
id RCAP_fc508023a661cfc4f6ba19eb9618e8c0
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/6965
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Caracterização dos Comportamentos de Liderança e aSatisfação em Pequenas Unidades de Infantaria no Contexto de Formação MilitarformadorformandoliderançasatisfaçãoEste estudo incide sobre o tema da liderança, mais especificamente sobre os comportamentos de liderança percepcionados durante a prática da acção de comando dos Aspirantes Alunos, finalistas do curso de Infantaria da Academia Militar, e a sua relação com a satisfação dos seus formandos. Numa amostra de 127 militares aplicámos os questionários da satisfação e da escala de liderança no desporto (ELD) adaptada ao contexto militar. Esta escala é composta por cinco dimensões, duas relativas ao estilo de decisão do formador (democrático, autocrático), e as restantes relativas à interacção entre os formadores e os formandos (treino e instrução, reforço positivo e suporte social). Após a aplicação dos questionários aos formadores e formandos, encontrou-se um quadro de referência em que os comportamentos de liderança autopercepcionados pelos formadores e percepcionados pelos formandos coincidem. Relativamente aos comportamentos de liderança idealizados pelos formandos, estes preferem um estilo de decisão autocrático em detrimento do democrático. Através dos questionários do ambiente do grupo, conclui-se que o grupo inquirido está satisfeito com o modo como decorrem as instruções, onde podemos concluir que os comportamentos de liderança adoptados pelo formador estão relacionados com a satisfação dos formandos, nomeadamente o treino e instrução.Abstract This study focuses on the subject of leadership, more specifically the leadership behaviours, as judged by the trainees during the command action of the Student-Aspirant finalists in the course of Infantry of the Military Academy and it’s relationship with the trainee’s satisfaction. In a sample of 127 militaries, we used questionnaires about satisfaction and the leadership scale of Sports (LSS), adapted to the military context. This scale is composed by five dimensions, two of them referring to the instructor style of decision (democratic, autocratic), and the others referring to the interaction between instructors and trainees (training and instruction, positive reinforcement and social support). The instructors and trainees’ answers to the questionnaires gave us a reference board where the leadership behaviours perceived by the instructors and the ones perceived by the trainees matched. As for the leadership behaviours idealized by the trainees, the preference is for a style of decision that is autocratic and not democratic. Through the questionnaires about group environment, we can conclude that the people inquired are satisfied with the model of instruction and from this we can conclude that the leadership behaviours adopted by the instructor are related with the trainees’ satisfaction, more precisely, the training and instruction.Academia Militar. Direção de EnsinoRepositório ComumAzedo, Carlos2014-11-10T12:18:31Z2008-05-01T00:00:00Z2008-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/6965porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-21T08:54:54Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/6965Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:53:39.384885Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Caracterização dos Comportamentos de Liderança e aSatisfação em Pequenas Unidades de Infantaria no Contexto de Formação Militar
title Caracterização dos Comportamentos de Liderança e aSatisfação em Pequenas Unidades de Infantaria no Contexto de Formação Militar
spellingShingle Caracterização dos Comportamentos de Liderança e aSatisfação em Pequenas Unidades de Infantaria no Contexto de Formação Militar
Azedo, Carlos
formador
formando
liderança
satisfação
title_short Caracterização dos Comportamentos de Liderança e aSatisfação em Pequenas Unidades de Infantaria no Contexto de Formação Militar
title_full Caracterização dos Comportamentos de Liderança e aSatisfação em Pequenas Unidades de Infantaria no Contexto de Formação Militar
title_fullStr Caracterização dos Comportamentos de Liderança e aSatisfação em Pequenas Unidades de Infantaria no Contexto de Formação Militar
title_full_unstemmed Caracterização dos Comportamentos de Liderança e aSatisfação em Pequenas Unidades de Infantaria no Contexto de Formação Militar
title_sort Caracterização dos Comportamentos de Liderança e aSatisfação em Pequenas Unidades de Infantaria no Contexto de Formação Militar
author Azedo, Carlos
author_facet Azedo, Carlos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Azedo, Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv formador
formando
liderança
satisfação
topic formador
formando
liderança
satisfação
description Este estudo incide sobre o tema da liderança, mais especificamente sobre os comportamentos de liderança percepcionados durante a prática da acção de comando dos Aspirantes Alunos, finalistas do curso de Infantaria da Academia Militar, e a sua relação com a satisfação dos seus formandos. Numa amostra de 127 militares aplicámos os questionários da satisfação e da escala de liderança no desporto (ELD) adaptada ao contexto militar. Esta escala é composta por cinco dimensões, duas relativas ao estilo de decisão do formador (democrático, autocrático), e as restantes relativas à interacção entre os formadores e os formandos (treino e instrução, reforço positivo e suporte social). Após a aplicação dos questionários aos formadores e formandos, encontrou-se um quadro de referência em que os comportamentos de liderança autopercepcionados pelos formadores e percepcionados pelos formandos coincidem. Relativamente aos comportamentos de liderança idealizados pelos formandos, estes preferem um estilo de decisão autocrático em detrimento do democrático. Através dos questionários do ambiente do grupo, conclui-se que o grupo inquirido está satisfeito com o modo como decorrem as instruções, onde podemos concluir que os comportamentos de liderança adoptados pelo formador estão relacionados com a satisfação dos formandos, nomeadamente o treino e instrução.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-05-01T00:00:00Z
2008-05-01T00:00:00Z
2014-11-10T12:18:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/6965
url http://hdl.handle.net/10400.26/6965
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Academia Militar. Direção de Ensino
publisher.none.fl_str_mv Academia Militar. Direção de Ensino
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130403208953856