Caracterização dos Modelos de Formação para o desenvolvimento de comportamentos de Liderança em contexto militar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/6980 |
Resumo: | Este estudo incide no âmbito da formação de líderes militares, mais especificamente sobre os comportamentos de liderança auto-percepcionados pelos Aspirantes Alunos finalistas do curso de Infantaria da Academia Militar e os Aspirantes em Regime de Voluntariado/Contrato de Infantaria do Curso Especial de Formação de Oficiais, assim como a percepção dos seus subordinados (formandos) durante a prática da acção de comando. Numa amostra de 196 militares, aplicou-se o questionário da escala de liderança no desporto ELD) adaptada ao contexto militar. Esta escala é composta por cinco dimensões, duas relativas ao estilo de decisão do formador (democrático, autocrático) e as restantes relativas à interacção entre os formadores e os formandos (treino e instrução, reforço positivo e suporte social). Após a aplicação do questionário aos formadores e formandos, encontrou-se um quadro de referência dos comportamentos de liderança auto-percepcionados pelos Aspirantes de Infantaria do Quadro Permanente e pelos Aspirantes de Infantaria em Regime de Voluntariado/Contrato e percepcionados pelos formandos do qual concluímos que os Aspirantes de Infantaria do Quadro Permanente valorizam mais a tomada de decisão autocrático mas praticam mais a tomada de decisão democrático, enquanto, os Aspirantes em Regime de Voluntariado/Contrato atribuem mais frequência aos seus comportamentos do que na realidade praticam. No que diz respeito à percepção dos formandos sobre os comportamentos dos seus formadores, verificou-se a existência de diferenças significativas nas dimensões treino e instrução, suporte social e estilo de decisão democrático. Concluímos que os Aspirantes de Infantaria do Quadro Permanente estão mais orientados para as relações interpessoais e os Aspirantes de Infantaria em Regime de Voluntariado/Contrato estão mais orientados para a tarefa. |
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Este estudo incide no âmbito da formação de líderes militares, mais especificamente sobre os comportamentos de liderança auto-percepcionados pelos Aspirantes Alunos finalistas do curso de Infantaria da Academia Militar e os Aspirantes em Regime de Voluntariado/Contrato de Infantaria do Curso Especial de Formação de Oficiais, assim como a percepção dos seus subordinados (formandos) durante a prática da acção de comando. Numa amostra de 196 militares, aplicou-se o questionário da escala de liderança no desporto ELD) adaptada ao contexto militar. Esta escala é composta por cinco dimensões, duas relativas ao estilo de decisão do formador (democrático, autocrático) e as restantes relativas à interacção entre os formadores e os formandos (treino e instrução, reforço positivo e suporte social). Após a aplicação do questionário aos formadores e formandos, encontrou-se um quadro de referência dos comportamentos de liderança auto-percepcionados pelos Aspirantes de Infantaria do Quadro Permanente e pelos Aspirantes de Infantaria em Regime de Voluntariado/Contrato e percepcionados pelos formandos do qual concluímos que os Aspirantes de Infantaria do Quadro Permanente valorizam mais a tomada de decisão autocrático mas praticam mais a tomada de decisão democrático, enquanto, os Aspirantes em Regime de Voluntariado/Contrato atribuem mais frequência aos seus comportamentos do que na realidade praticam. No que diz respeito à percepção dos formandos sobre os comportamentos dos seus formadores, verificou-se a existência de diferenças significativas nas dimensões treino e instrução, suporte social e estilo de decisão democrático. Concluímos que os Aspirantes de Infantaria do Quadro Permanente estão mais orientados para as relações interpessoais e os Aspirantes de Infantaria em Regime de Voluntariado/Contrato estão mais orientados para a tarefa. |
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