Literacy and multimodality in english teaching: Practices in technical and technological courses
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
DOI: | 10.21814/diacritica.4959 |
Texto Completo: | https://doi.org/10.21814/diacritica.4959 |
Resumo: | O presente artigo visa relatar práticas no ensino de língua inglesa desenvolvidas nos cursos técnico e tecnológico e traz discussões acerca do conceito de letramento e multimodalidade. Os pressupostos teóricos abordados consideram as perspetivas de Greimas e Courtés (2008), Dionísio (2006), Kern (2000), Kress (2010) e Kress e Leeuwen(1996). Foram então desenvolvidas práticas nas aulas de Língua Inglesa do Curso Técnico em Química e Inglês Técnico no Curso Superior de Sistemas para Internet, as quais contaram com estratégias de leitura em suportes e modos diferentes, bem como produção de vídeos a partir de softwares, aplicativos e ferramentas da Internet, contendo legenda em inglês e áudio gravado pelos alunos. Os resultados foram significativos, pois além de os alunos apresentarem domínio de ferramentas tecnológicas, esses fizeram uso do texto escrito, imagem, elementos gráficos, som e fala. Portanto, a partir de práticas de receção envolvendo letramento, houve as produções que constituíram um sistema semiótico multimodal. |
id |
RCAP_fc66e4fd69cb6c36e6311914e2f26bb7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:journals.uminho.pt:article/4959 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Literacy and multimodality in english teaching: Practices in technical and technological coursesO letramento e a multimodalidade no ensino de língua inglesa: Práticas didáticas nos cursos técnico e tecnológicoLetramentoMultimodalidadeSemióticaPráticas de ensinoLíngua InglesaLiteracyMultimodalitySemioticTeaching PracticesEnglishO presente artigo visa relatar práticas no ensino de língua inglesa desenvolvidas nos cursos técnico e tecnológico e traz discussões acerca do conceito de letramento e multimodalidade. Os pressupostos teóricos abordados consideram as perspetivas de Greimas e Courtés (2008), Dionísio (2006), Kern (2000), Kress (2010) e Kress e Leeuwen(1996). Foram então desenvolvidas práticas nas aulas de Língua Inglesa do Curso Técnico em Química e Inglês Técnico no Curso Superior de Sistemas para Internet, as quais contaram com estratégias de leitura em suportes e modos diferentes, bem como produção de vídeos a partir de softwares, aplicativos e ferramentas da Internet, contendo legenda em inglês e áudio gravado pelos alunos. Os resultados foram significativos, pois além de os alunos apresentarem domínio de ferramentas tecnológicas, esses fizeram uso do texto escrito, imagem, elementos gráficos, som e fala. Portanto, a partir de práticas de receção envolvendo letramento, houve as produções que constituíram um sistema semiótico multimodal.This article aims to show teaching practices in English classes developed in technical and technological courses, to later discuss concepts of literacy and multimodality. The theoretical approaches regard Greimas e Courtés (2008), Dionísio (2006), Kern (2000), Kress (2010) e Kress e Leeuwen(1996) perspectives. Activities were developed in English classes of Chemistry Technical Course and Systems for Internet. For that, many reading strategies in different supports and modes were used, also video production with software, apps, and internet tools, containing subtitle in English and audio recorded by the students. The results were significant because besides showing skills with technological tools, the students used the written text, image, graphical elements, sound and speech. Therefore, from reception practices involvingliteracy, there were productions that constituted a multimodal semiotic system.CEHUM2020-04-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.21814/diacritica.4959https://doi.org/10.21814/diacritica.4959Diacrítica; Vol. 34 N.º 1 (2020): Línguas & Tecnologias: modalidades, desafios e experiência; 58-69Diacrítica; Vol. 34 No. 1 (2020): Línguas & Tecnologias: modalidades, desafios e experiência; 58-692183-91740870-896710.21814/diacritica.34.1reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.uminho.pt/index.php/diacritica/article/view/4959https://revistas.uminho.pt/index.php/diacritica/article/view/4959/5579Direitos de Autor (c) 2023 Carla Luciane Klos Schöningerinfo:eu-repo/semantics/openAccessSchöninger, Carla Luciane Klos2024-10-25T07:50:24Zoai:journals.uminho.pt:article/4959Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-10-25T07:50:24Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Literacy and multimodality in english teaching: Practices in technical and technological courses O letramento e a multimodalidade no ensino de língua inglesa: Práticas didáticas nos cursos técnico e tecnológico |
title |
Literacy and multimodality in english teaching: Practices in technical and technological courses |
spellingShingle |
Literacy and multimodality in english teaching: Practices in technical and technological courses Literacy and multimodality in english teaching: Practices in technical and technological courses Schöninger, Carla Luciane Klos Letramento Multimodalidade Semiótica Práticas de ensino Língua Inglesa Literacy Multimodality Semiotic Teaching Practices English Schöninger, Carla Luciane Klos Letramento Multimodalidade Semiótica Práticas de ensino Língua Inglesa Literacy Multimodality Semiotic Teaching Practices English |
title_short |
Literacy and multimodality in english teaching: Practices in technical and technological courses |
title_full |
Literacy and multimodality in english teaching: Practices in technical and technological courses |
title_fullStr |
Literacy and multimodality in english teaching: Practices in technical and technological courses Literacy and multimodality in english teaching: Practices in technical and technological courses |
title_full_unstemmed |
Literacy and multimodality in english teaching: Practices in technical and technological courses Literacy and multimodality in english teaching: Practices in technical and technological courses |
title_sort |
Literacy and multimodality in english teaching: Practices in technical and technological courses |
author |
Schöninger, Carla Luciane Klos |
author_facet |
Schöninger, Carla Luciane Klos Schöninger, Carla Luciane Klos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schöninger, Carla Luciane Klos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letramento Multimodalidade Semiótica Práticas de ensino Língua Inglesa Literacy Multimodality Semiotic Teaching Practices English |
topic |
Letramento Multimodalidade Semiótica Práticas de ensino Língua Inglesa Literacy Multimodality Semiotic Teaching Practices English |
description |
O presente artigo visa relatar práticas no ensino de língua inglesa desenvolvidas nos cursos técnico e tecnológico e traz discussões acerca do conceito de letramento e multimodalidade. Os pressupostos teóricos abordados consideram as perspetivas de Greimas e Courtés (2008), Dionísio (2006), Kern (2000), Kress (2010) e Kress e Leeuwen(1996). Foram então desenvolvidas práticas nas aulas de Língua Inglesa do Curso Técnico em Química e Inglês Técnico no Curso Superior de Sistemas para Internet, as quais contaram com estratégias de leitura em suportes e modos diferentes, bem como produção de vídeos a partir de softwares, aplicativos e ferramentas da Internet, contendo legenda em inglês e áudio gravado pelos alunos. Os resultados foram significativos, pois além de os alunos apresentarem domínio de ferramentas tecnológicas, esses fizeram uso do texto escrito, imagem, elementos gráficos, som e fala. Portanto, a partir de práticas de receção envolvendo letramento, houve as produções que constituíram um sistema semiótico multimodal. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.21814/diacritica.4959 https://doi.org/10.21814/diacritica.4959 |
url |
https://doi.org/10.21814/diacritica.4959 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uminho.pt/index.php/diacritica/article/view/4959 https://revistas.uminho.pt/index.php/diacritica/article/view/4959/5579 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2023 Carla Luciane Klos Schöninger info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2023 Carla Luciane Klos Schöninger |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CEHUM |
publisher.none.fl_str_mv |
CEHUM |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diacrítica; Vol. 34 N.º 1 (2020): Línguas & Tecnologias: modalidades, desafios e experiência; 58-69 Diacrítica; Vol. 34 No. 1 (2020): Línguas & Tecnologias: modalidades, desafios e experiência; 58-69 2183-9174 0870-8967 10.21814/diacritica.34.1 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1822183252478132224 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.21814/diacritica.4959 |