Literacy and multimodality in english teaching: Practices in technical and technological courses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schöninger, Carla Luciane Klos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.21814/diacritica.267
Resumo: O presente artigo visa relatar práticas no ensino de língua inglesa desenvolvidas nos cursos técnico e tecnológico e traz discussões acerca do conceito de letramento e multimodalidade. Os pressupostos teóricos abordados consideram as perspetivas de Greimas e Courtés (2008), Dionísio (2006), Kern (2000), Kress (2010) e Kress e Leeuwen(1996). Foram então desenvolvidas práticas nas aulas de Língua Inglesa do Curso Técnico em Química e Inglês Técnico no Curso Superior de Sistemas para Internet, as quais contaram com estratégias de leitura em suportes e modos diferentes, bem como produção de vídeos a partir de softwares, aplicativos e ferramentas da Internet, contendo legenda em inglês e áudio gravado pelos alunos. Os resultados foram significativos, pois além de os alunos apresentarem domínio de ferramentas tecnológicas, esses fizeram uso do texto escrito, imagem, elementos gráficos, som e fala. Portanto, a partir de práticas de receção envolvendo letramento, houve as produções que constituíram um sistema semiótico multimodal.
id RCAP_fc66e4fd69cb6c36e6311914e2f26bb7
oai_identifier_str oai:journals.uminho.pt:article/4959
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Literacy and multimodality in english teaching: Practices in technical and technological coursesO letramento e a multimodalidade no ensino de língua inglesa: Práticas didáticas nos cursos técnico e tecnológicoLetramentoMultimodalidadeSemióticaPráticas de ensinoLíngua InglesaLiteracyMultimodalitySemioticTeaching PracticesEnglishO presente artigo visa relatar práticas no ensino de língua inglesa desenvolvidas nos cursos técnico e tecnológico e traz discussões acerca do conceito de letramento e multimodalidade. Os pressupostos teóricos abordados consideram as perspetivas de Greimas e Courtés (2008), Dionísio (2006), Kern (2000), Kress (2010) e Kress e Leeuwen(1996). Foram então desenvolvidas práticas nas aulas de Língua Inglesa do Curso Técnico em Química e Inglês Técnico no Curso Superior de Sistemas para Internet, as quais contaram com estratégias de leitura em suportes e modos diferentes, bem como produção de vídeos a partir de softwares, aplicativos e ferramentas da Internet, contendo legenda em inglês e áudio gravado pelos alunos. Os resultados foram significativos, pois além de os alunos apresentarem domínio de ferramentas tecnológicas, esses fizeram uso do texto escrito, imagem, elementos gráficos, som e fala. Portanto, a partir de práticas de receção envolvendo letramento, houve as produções que constituíram um sistema semiótico multimodal.This article aims to show teaching practices in English classes developed in technical and technological courses, to later discuss concepts of literacy and multimodality. The theoretical approaches regard Greimas e Courtés (2008), Dionísio (2006), Kern (2000), Kress (2010) e Kress e Leeuwen(1996) perspectives. Activities were developed in English classes of Chemistry Technical Course and Systems for Internet. For that, many reading strategies in different supports and modes were used, also video production with software, apps, and internet tools, containing subtitle in English and audio recorded by the students. The results were significant because besides showing skills with technological tools, the students used the written text, image, graphical elements, sound and speech. Therefore, from reception practices involvingliteracy, there were productions that constituted a multimodal semiotic system.CEHUM2020-04-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.21814/diacritica.267https://doi.org/10.21814/diacritica.267Diacrítica; Vol. 34 N.º 1 (2020): Línguas & Tecnologias: modalidades, desafios e experiência; 58-69Diacrítica; Vol. 34 No. 1 (2020): Línguas & Tecnologias: modalidades, desafios e experiência; 58-692183-91740870-896710.21814/diacritica.34.1reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.uminho.pt/index.php/diacritica/article/view/4959https://revistas.uminho.pt/index.php/diacritica/article/view/4959/5579Direitos de Autor (c) 2023 Carla Luciane Klos Schöningerinfo:eu-repo/semantics/openAccessSchöninger, Carla Luciane Klos2023-07-28T07:47:36Zoai:journals.uminho.pt:article/4959Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:34:36.231044Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Literacy and multimodality in english teaching: Practices in technical and technological courses
O letramento e a multimodalidade no ensino de língua inglesa: Práticas didáticas nos cursos técnico e tecnológico
title Literacy and multimodality in english teaching: Practices in technical and technological courses
spellingShingle Literacy and multimodality in english teaching: Practices in technical and technological courses
Schöninger, Carla Luciane Klos
Letramento
Multimodalidade
Semiótica
Práticas de ensino
Língua Inglesa
Literacy
Multimodality
Semiotic
Teaching Practices
English
title_short Literacy and multimodality in english teaching: Practices in technical and technological courses
title_full Literacy and multimodality in english teaching: Practices in technical and technological courses
title_fullStr Literacy and multimodality in english teaching: Practices in technical and technological courses
title_full_unstemmed Literacy and multimodality in english teaching: Practices in technical and technological courses
title_sort Literacy and multimodality in english teaching: Practices in technical and technological courses
author Schöninger, Carla Luciane Klos
author_facet Schöninger, Carla Luciane Klos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schöninger, Carla Luciane Klos
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento
Multimodalidade
Semiótica
Práticas de ensino
Língua Inglesa
Literacy
Multimodality
Semiotic
Teaching Practices
English
topic Letramento
Multimodalidade
Semiótica
Práticas de ensino
Língua Inglesa
Literacy
Multimodality
Semiotic
Teaching Practices
English
description O presente artigo visa relatar práticas no ensino de língua inglesa desenvolvidas nos cursos técnico e tecnológico e traz discussões acerca do conceito de letramento e multimodalidade. Os pressupostos teóricos abordados consideram as perspetivas de Greimas e Courtés (2008), Dionísio (2006), Kern (2000), Kress (2010) e Kress e Leeuwen(1996). Foram então desenvolvidas práticas nas aulas de Língua Inglesa do Curso Técnico em Química e Inglês Técnico no Curso Superior de Sistemas para Internet, as quais contaram com estratégias de leitura em suportes e modos diferentes, bem como produção de vídeos a partir de softwares, aplicativos e ferramentas da Internet, contendo legenda em inglês e áudio gravado pelos alunos. Os resultados foram significativos, pois além de os alunos apresentarem domínio de ferramentas tecnológicas, esses fizeram uso do texto escrito, imagem, elementos gráficos, som e fala. Portanto, a partir de práticas de receção envolvendo letramento, houve as produções que constituíram um sistema semiótico multimodal.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.21814/diacritica.267
https://doi.org/10.21814/diacritica.267
url https://doi.org/10.21814/diacritica.267
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uminho.pt/index.php/diacritica/article/view/4959
https://revistas.uminho.pt/index.php/diacritica/article/view/4959/5579
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2023 Carla Luciane Klos Schöninger
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2023 Carla Luciane Klos Schöninger
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CEHUM
publisher.none.fl_str_mv CEHUM
dc.source.none.fl_str_mv Diacrítica; Vol. 34 N.º 1 (2020): Línguas & Tecnologias: modalidades, desafios e experiência; 58-69
Diacrítica; Vol. 34 No. 1 (2020): Línguas & Tecnologias: modalidades, desafios e experiência; 58-69
2183-9174
0870-8967
10.21814/diacritica.34.1
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132072662532096