A otimização da emissão sonora na aprendizagem da flauta transversal através da prática de ensemble no ensino especializado de música

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Ana Isabel Moreira da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/78480
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino da Música
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spelling A otimização da emissão sonora na aprendizagem da flauta transversal através da prática de ensemble no ensino especializado de músicaOptimizing sound emission in transverse flute learning through ensemble practice in specialized music educationEnsino em grupoFlauta transversalSonoridadeGroup teachingTransverse fluteSoundCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino da MúsicaO presente Relatório de Estágio é elaborado no âmbito do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho, realizado no ano letivo 2020-2021 no Conservatório de Música de Paredes, nos grupos de recrutamento M09 – Flauta Transversal e M32 – Conjuntos Vocais e ou Instrumentais; Orquestra; Música de Câmara; Coro; Classe de Conjunto. Constatando na fase de observação pedagógica, bem como da minha experiência pedagógica, que o tempo de aula despendido com os conteúdos programáticos exigidos faz marginalizar aspetos do trabalho da sonoridade, e que a destreza técnica, tanto no ensino individual como no ensino em grupo, recebe um maior enfoque que os exercícios de som, dirigi a intervenção pedagógica para a aplicação de estratégias e exercícios de desenvolvimento da qualidade de emissão sonora. Participaram neste projeto, seis alunos do 3º ciclo com 12 e 13 anos de idade. Como instrumento didático, foi elaborada uma adaptação para trio dos capítulos II, III e IV do método La Technique d’Embouchure de Philippe Bernold. Estes materiais foram aplicados na sua forma original em seis aulas individuais e na sua forma adaptada em onze aulas de grupo. A avaliação da intervenção foi feita através de inquéritos de pré- e pós-intervenção pedagógica, um inquérito aos professores de flauta transversal que lecionam em Portugal, gravações de áudio e vídeo da evolução do grupo dos alunos intervenientes e a observação da mesma. Da análise dos dados obtidos podemos concluir que a prática de exercícios de sonoridade em contexto de grupo contribuiu positivamente para a sonoridade individual e de grupo bem como para a motivação individual para a prática diária de exercícios de sonoridade.This Internship Report is prepared within the scope of the Professional Internship of the master’s in Music Education at the University of Minho, realized in the 2020-2021 academic year at the Paredes Music Conservatory, in the recruitment groups M09 – Transversal Flute and M32 – Vocal Groups and or Instrumental; Orchestra; Chamber music; Choir; Ensemble Class. Realizing in the pedagogical observation phase, as well as from my pedagogical experience, that the class time spent with the requires program contents marginalizes aspects of the sound work, and that technical skill, both in individual teaching and in group teaching, receives a greater focus than sound exercises, I directed the pedagogical intervention towards the application of procedures and exercises for the development of sound emission quality. Six students from 3rd cycle with 12 and 13 years old participated in this project. As a didactic tool, an adaptation for the trio of chapters II, III and IV of the La Technique d’Embouchure method by Philippe Bernold was elaborated. These materials were reported in their original form in six individual lessons and in their adapted form in eleven group lessons. The evaluation of the intervention was made through pre- and post-pedagogical intervention, an investigation of the transverse flute teachers who teach in Portugal, and audio and video recordings of the evolutions of the intervening student group and its observation. From the analyses of the data obtained, we can gain that a practice of sonority exercises in a group context contributed positively to an individual and group sonority, as well as to an individual motivation for a daily practice of sonority exercises.Martingo, Ângelo Miguel Quaresma GomesUniversidade do MinhoRocha, Ana Isabel Moreira da2021-12-192021-12-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/78480por202996751info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:04:24Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78480Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:54:42.840542Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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