A pedagogia francesa da flauta transversal no ensino básico e secundário especializado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Catarina Isabel da Cunha
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/78341
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
id RCAP_a6a9fd6ea2db67b095ea6288063c4e83
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78341
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A pedagogia francesa da flauta transversal no ensino básico e secundário especializadoFrench flute pedagogy in elementary and secondary specialized music educationFlauta transversalPedagogia francesaSonoridadeInterpretaçãoArticulaçãoFluteFrench flute pedagogySound qualityInterpretationArticulationCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de MúsicaEste relatório de estágio centra-se na temática A pedagogia francesa da Flauta Transversal no Ensino Básico e Secundário e descreve um projeto de intervenção pedagógica que foi realizado no Conservatório de Guimarães, no âmbito do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho. O projeto foi implementado com alunos de Flauta Transversal do 3º Ciclo e do Curso Secundário do Conservatório de Guimarães. Teve como principal finalidade o desenvolvimento da pedagogia francesa da Flauta Transversal no contexto do Ensino Básico e Secundário em Portugal. Esta, baseia-se numa perspetiva integrada das aprendizagens, procurando apresentar uma proposta pedagógica de práticas inclusivas, favorecedoras do sucesso educativo nesta área. A investigação procurou identificar a contribuição da aplicação das práticas típicas da tradição francesa no ensino da Flauta Transversal ao nível técnico e expressivo no ensino artístico especializado de música em Portugal. Procurou também entender de que forma a estruturação do que a tradição francesa denomina de “estudo inteligente” proporciona ou não melhores resultados na aprendizagem musical dos alunos de Flauta do ensino especializado. Numa fase inicial foram explicados aos alunos os objetivos da pedagogia francesa, os seus precursores, a sua história e a sua importância na evolução técnica do instrumento e da performance. De seguida foram postos em prática métodos dos pedagogos mais influentes. Estes métodos incidiam essencialmente sobre a sonoridade, a articulação do instrumento, a perceção musical e estilística das obras e o conceito de “método de estudo inteligente”. Foram recolhidos dados de observação e de inquéritos aos alunos sobre os impactos desta pedagogia na sua performance. Ao longo da intervenção e nos resultados dos inquéritos foi visível a motivação dos alunos com o contacto e experimentação das técnicas francesas, e a importância das mesmas no seu desenvolvimento técnico-musical. Os resultados finais foram bastante positivos nos alunos intervencionados, havendo uma melhoria significativa na execução da sonoridade, articulação e perceção da agógica musical, bem como no estilo de cada obra executada.This Practicum Report focuses on the theme of French Flute Pedagogy in Elementary and Secondary Specialized Music Education and it describes a pedagogical intervention project that was developed during the Master of Music Teaching Program at the University of Minho. The project was carried out with 3rd Cycle students (13 to 15 year olds) and with Secondary level students (16 to 18 year olds) at Guimarães Conservatory. The main goal was the development of French Flute Pedagogy in the context of Portuguese Elementary and Secondary school programs. This pedagogy is based on an integrated perspective of the learning process and on inclusive practices that favor educational success. The research project tried to identify the contributions of the main lines of French Flute Pedagogy in specialized music education in Portugal at the technical and expressive levels. It also aimed at understanding in which ways the so called “intelligent practice” promoted by French Flute Pedagogy might improve the learning results of Flute students of specialized schools. At an initial phase the students were introduced to the main goals of French Flute Pedagogy, its pedagogues, its history and its importance for the technical and performative evolution of the instrument. Afterwards the main methods of the most influential French Flute Pedagogues were implemented in class. These methods have a particular focus on sound quality, articulation, musical and stylistic perception of the works and on “intelligent practice routines”. Observation and student questionnaire data were collected with the intent of analyzing the impacts of this pedagogy on performance. Along the pedagogical intervention and also in the results of the questionnaires student motivation caused by contacting with the French techniques and by understanding their importance for technical and expressive development was visible. The final results of the project were very positive and the students participating showed a significant improvement in their sound quality, their articulation, their perception of music agogics, and their interpretation of the style of each work.Vieira, Maria HelenaUniversidade do MinhoSantos, Catarina Isabel da Cunha2021-11-122021-11-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/78341por202996247info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:07:15Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78341Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:58:08.708506Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A pedagogia francesa da flauta transversal no ensino básico e secundário especializado
French flute pedagogy in elementary and secondary specialized music education
title A pedagogia francesa da flauta transversal no ensino básico e secundário especializado
spellingShingle A pedagogia francesa da flauta transversal no ensino básico e secundário especializado
Santos, Catarina Isabel da Cunha
Flauta transversal
Pedagogia francesa
Sonoridade
Interpretação
Articulação
Flute
French flute pedagogy
Sound quality
Interpretation
Articulation
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A pedagogia francesa da flauta transversal no ensino básico e secundário especializado
title_full A pedagogia francesa da flauta transversal no ensino básico e secundário especializado
title_fullStr A pedagogia francesa da flauta transversal no ensino básico e secundário especializado
title_full_unstemmed A pedagogia francesa da flauta transversal no ensino básico e secundário especializado
title_sort A pedagogia francesa da flauta transversal no ensino básico e secundário especializado
author Santos, Catarina Isabel da Cunha
author_facet Santos, Catarina Isabel da Cunha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vieira, Maria Helena
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Catarina Isabel da Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv Flauta transversal
Pedagogia francesa
Sonoridade
Interpretação
Articulação
Flute
French flute pedagogy
Sound quality
Interpretation
Articulation
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Flauta transversal
Pedagogia francesa
Sonoridade
Interpretação
Articulação
Flute
French flute pedagogy
Sound quality
Interpretation
Articulation
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-12
2021-11-12T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/78341
url https://hdl.handle.net/1822/78341
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202996247
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132371245596672