Setúbal, as TIC e o ensino de inglês: atitudes dos professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Maria da Conceição Ferreira de
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/4666
Resumo: O estudo que aqui se apresenta pretende caracterizar os professores de inglês das escolas secundárias e secundárias com 3º Ciclo, relativamente às suas atitudes e competências quanto à utilização das TIC no ensino da língua inglesa, no distrito de Setúbal. Paralelamente, o projecto de investigação pretende identificar os factores que explicam a resistência/adesão destes professores ao uso das TIC na prática lectiva, ao mesmo tempo que tem como finalidade determinar, a partir de um balanço dos resultados obtidos, um conjunto de características positivas que permitam a sua integração na formação inicial e contínua de professores de inglês em TIC, através de propostas e/ou recomendações a fazer. Na verdade, este estudo permitiu-nos concluir que os professores de Inglês deste distrito têm já uma familiaridade com as TIC que julgávamos menos evidente, havendo, de facto, um avanço na adesão às tecnologias que o nosso contacto anual com professores na formação contínua não permitia descortinar. De qualquer modo, e pesem embora os avanços na adesão às TIC, constatouse que os professores de Inglês deste distrito usam ainda muito pouco as tecnologias em trabalho lectivo com alunos. Os factores que determinam esta situação são também analisados nesta investigação, permitindo-nos chegar a algumas conclusões de interesse para a formação dos professores de Inglês em TIC, de modo a que se tente levar estes profissionais a mudarem de atitude em relação à integração das tecnologias na sua prática lectiva.
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