Motivação para a língua portuguesa e sua relação com o Género, Ano de escolaridade, Sucesso e Clima de sala de aula, em alunos do 6º e do 9º ano de escolaridade.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Contente, Ana Rita Guerreiro
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/3888
Resumo: Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário
id RCAP_fc75dec03ba75f5469b21cbae139b2f1
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/3888
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Motivação para a língua portuguesa e sua relação com o Género, Ano de escolaridade, Sucesso e Clima de sala de aula, em alunos do 6º e do 9º ano de escolaridade.MotivaçãoDesempenhoClima de sala de aulaMotivationMathematicClassroom contextDissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto UniversitárioNo presente estudo tivemos como objectivos analisar as relações entre a motivação para a Língua Portuguesa, o género, ano de escolaridade, desempenho e a percepção do clima de sala de aula. Participaram neste trabalho 233 alunos que frequentavam o 6º e o 9º ano de escolaridade. Para avaliar a motivação para a Língua Portuguesa foi utilizada a escala “Eu e a Língua Portuguesa” e para avaliar a percepção de clima de sala de aula a escala “Na sala de Língua Portuguesa”. Os resultados obtidos revelaram a existência de uma relação significativa da variável género apenas para a dimensão Pressão, sendo que os alunos do género masculino sentem mais pressão na disciplina, ao nível do ano de escolaridade. Verificou-se também que existe um declínio dos níveis motivacionais com o aumento do ano de escolaridade. Quanto ao desempenho verificámos que, os alunos com repetências apresentaram níveis de motivação mais baixos, do que os alunos sem repetências. Relativamente á percepção do clima de sala de aula, verificou-se que, quanto mais positiva era a percepção do clima de sala de aula em Língua Portuguesa, mais elevados eram os níveis de motivação e vice-versa.ABSTRACT: The objective of this study was analyse the relationship between the motivation for mathematics, gender, school’s year, performance and classroom context in students in secondary education. This study was developed with 297 participants who (58) year of school. From those, 140 belong to male gender and 157 to feminine gender. The Scale “Me and Mathematics” was utilized to analyse the motivational levels and the Scale “In the Mathematic Classroom” was utilized to evaluate the perception of students about classroom context. All hypothesis used in this study were statistical verified. The results show for differences between gender and motivation to mathematics, with males showing higher values than females in the motivation for mathematics. It was also noted that students with better performance in mathematics had higher motivational levels. We also verified the there is a positive and strong correlation between the motivation mathematics and the support given by the teacher to the students as well as a strong and positive correlation between motivation and the attitudes in relation to mathematics.Monteiro, VeraRepositório do ISPAContente, Ana Rita Guerreiro2015-07-28T18:05:33Z2010-01-01T00:00:00Z2010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/3888porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:39:41Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/3888Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:21:44.890430Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Motivação para a língua portuguesa e sua relação com o Género, Ano de escolaridade, Sucesso e Clima de sala de aula, em alunos do 6º e do 9º ano de escolaridade.
title Motivação para a língua portuguesa e sua relação com o Género, Ano de escolaridade, Sucesso e Clima de sala de aula, em alunos do 6º e do 9º ano de escolaridade.
spellingShingle Motivação para a língua portuguesa e sua relação com o Género, Ano de escolaridade, Sucesso e Clima de sala de aula, em alunos do 6º e do 9º ano de escolaridade.
Contente, Ana Rita Guerreiro
Motivação
Desempenho
Clima de sala de aula
Motivation
Mathematic
Classroom context
title_short Motivação para a língua portuguesa e sua relação com o Género, Ano de escolaridade, Sucesso e Clima de sala de aula, em alunos do 6º e do 9º ano de escolaridade.
title_full Motivação para a língua portuguesa e sua relação com o Género, Ano de escolaridade, Sucesso e Clima de sala de aula, em alunos do 6º e do 9º ano de escolaridade.
title_fullStr Motivação para a língua portuguesa e sua relação com o Género, Ano de escolaridade, Sucesso e Clima de sala de aula, em alunos do 6º e do 9º ano de escolaridade.
title_full_unstemmed Motivação para a língua portuguesa e sua relação com o Género, Ano de escolaridade, Sucesso e Clima de sala de aula, em alunos do 6º e do 9º ano de escolaridade.
title_sort Motivação para a língua portuguesa e sua relação com o Género, Ano de escolaridade, Sucesso e Clima de sala de aula, em alunos do 6º e do 9º ano de escolaridade.
author Contente, Ana Rita Guerreiro
author_facet Contente, Ana Rita Guerreiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Monteiro, Vera
Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Contente, Ana Rita Guerreiro
dc.subject.por.fl_str_mv Motivação
Desempenho
Clima de sala de aula
Motivation
Mathematic
Classroom context
topic Motivação
Desempenho
Clima de sala de aula
Motivation
Mathematic
Classroom context
description Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2010-01-01T00:00:00Z
2015-07-28T18:05:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/3888
url http://hdl.handle.net/10400.12/3888
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130078362206208