Gestão das artes: renovação do programa aplicado no ensino artístico especializado
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/15468 |
Resumo: | Gestão das Artes/Cultural é uma área recente no mundo académico e no campo das profissões e tem conhecido uma ampla produção académica e literária nos últimos anos. A disciplina de Gestão das Artes surge a nível do ensino artístico especializado das artes visuais e audiovisuais em 2006 e parece ser um caso raro quando comparamos com contextos internacionais. Normalmente, as ofertas formativas são de nível pós secundário. Em Portugal, a disciplina é leccionada na Escola Artística António Arroio, situada em Lisboa e que é o nosso território de referência da experiencia pedagógica. A questão orientadora para este projeto é a seguinte: em que medida o programa da disciplina de Gestão das Artes merece ser renovado - justificando importância dessa renovação. O trabalho de projeto, baseado na experiência pedagógica, questiona a organização dos temas, a pertinência dos conteúdos e os recursos bibliográficos, propondo a reformulação e atualização destes elementos. A partir de inquéritos, pesquisa no terreno e análise documental procurou verificar-se a importância da disciplina no ensino das artes. As conclusões permitiram aferir que esta disciplina é fundamental para o ensino artístico especializado em particular e para o ensino das artes em geral. |
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Gestão das artes: renovação do programa aplicado no ensino artístico especializadoGestão culturalEnsino da arteArtes visuaisProdução audiovisualPedagogiaInovação curricularPortugalArts managementCultural managementArtistic educationVisual and audiovisual artsGestão das Artes/Cultural é uma área recente no mundo académico e no campo das profissões e tem conhecido uma ampla produção académica e literária nos últimos anos. A disciplina de Gestão das Artes surge a nível do ensino artístico especializado das artes visuais e audiovisuais em 2006 e parece ser um caso raro quando comparamos com contextos internacionais. Normalmente, as ofertas formativas são de nível pós secundário. Em Portugal, a disciplina é leccionada na Escola Artística António Arroio, situada em Lisboa e que é o nosso território de referência da experiencia pedagógica. A questão orientadora para este projeto é a seguinte: em que medida o programa da disciplina de Gestão das Artes merece ser renovado - justificando importância dessa renovação. O trabalho de projeto, baseado na experiência pedagógica, questiona a organização dos temas, a pertinência dos conteúdos e os recursos bibliográficos, propondo a reformulação e atualização destes elementos. A partir de inquéritos, pesquisa no terreno e análise documental procurou verificar-se a importância da disciplina no ensino das artes. As conclusões permitiram aferir que esta disciplina é fundamental para o ensino artístico especializado em particular e para o ensino das artes em geral.Arts/Cultural management is a recent field in the academic world and in the area of professions and has been subject of a wide academic and literary production in recent years. The discipline of arts management emerged in the specialized artistic education level in 2006, and seems to be a rare case when compared with an international context. Usually the formative offers are in a post-secondary level. In Portugal the discipline is taught at António Arroio High School, located in Lisbon, which is our reference territory for the pedagogical experience. The guiding question for this project is the following: In what extent the Arts Management program deserves to be renewed – justifying the importance of that renewal. The project work, based on pedagogical experience, questions the topics, the organization, the relevance of the contents and the bibliographic resources, proposing the recasting and updating of these elements. Based on surveys, field research, and documental analysis it was aimed to verify the importance of the discipline. The conclusions allowed to assess that this discipline is fundamental for the specialized artistic education in particular and for the artistic education in general.2018-03-28T16:04:09Z2020-03-28T00:00:00Z2017-12-19T00:00:00Z2017-12-192017-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/15468TID:201788888porCastro, Hélder de Jesus Ferreira deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:56:46Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/15468Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:29:09.289074Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Gestão das Artes/Cultural é uma área recente no mundo académico e no campo das profissões e tem conhecido uma ampla produção académica e literária nos últimos anos. A disciplina de Gestão das Artes surge a nível do ensino artístico especializado das artes visuais e audiovisuais em 2006 e parece ser um caso raro quando comparamos com contextos internacionais. Normalmente, as ofertas formativas são de nível pós secundário. Em Portugal, a disciplina é leccionada na Escola Artística António Arroio, situada em Lisboa e que é o nosso território de referência da experiencia pedagógica. A questão orientadora para este projeto é a seguinte: em que medida o programa da disciplina de Gestão das Artes merece ser renovado - justificando importância dessa renovação. O trabalho de projeto, baseado na experiência pedagógica, questiona a organização dos temas, a pertinência dos conteúdos e os recursos bibliográficos, propondo a reformulação e atualização destes elementos. A partir de inquéritos, pesquisa no terreno e análise documental procurou verificar-se a importância da disciplina no ensino das artes. As conclusões permitiram aferir que esta disciplina é fundamental para o ensino artístico especializado em particular e para o ensino das artes em geral. |
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