As artes em geral no específico cinematográfico de Sergei Eisenstein
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/182466 |
Resumo: | O propósito desta dissertação é abordar a relação de estreita proximidade entre o cinema e as artes em geral a partir das teorias de Sergei Eisenstein, um dos mais importantes cineastas da primeira metade do século XX e um dos principais teóricos da história do cinema mundial. Para ele, todos os processos e os procedimentos da linguagem cinematográfica já existiam, antes, nas outras formas de arte. Portanto, a partir de sua própria concepção de específico cinematográfico, que compreende justamente a síntese das demais artes, será apresentado, aqui, um panorama geral de sua reflexão sobre o importante lugar delas na linguagem propriamente cinematográfica. |
id |
UNSP_e17127c40a4ab64ff7be0fedb4a13698 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/182466 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
As artes em geral no específico cinematográfico de Sergei EisensteinThe arts in general in the Sergei Eisenstein´s conception about the cinematographic specificArteArtes VisuaisCinemaAudiovisualSergei EisensteinArtVisual ArtsCinemaAudio-visualSergei EisensteinO propósito desta dissertação é abordar a relação de estreita proximidade entre o cinema e as artes em geral a partir das teorias de Sergei Eisenstein, um dos mais importantes cineastas da primeira metade do século XX e um dos principais teóricos da história do cinema mundial. Para ele, todos os processos e os procedimentos da linguagem cinematográfica já existiam, antes, nas outras formas de arte. Portanto, a partir de sua própria concepção de específico cinematográfico, que compreende justamente a síntese das demais artes, será apresentado, aqui, um panorama geral de sua reflexão sobre o importante lugar delas na linguagem propriamente cinematográfica.The purpose of this dissertation is to address the close relationship between cinema and all other forms of art in general based on Sergei Eisenstein's theories, one of the most important filmmakers of the first half of the twentieth century, and one of the most important theoreticians in global cinema's history. According to Eisenstein, all the processes and the procedures regarding cinematographic language had already existed before, along other means of art expression. Therefore, from Eisenstein's conception about the cinematographic, specifically regarding to cinema as a subject, which consists precisely in the synthesis of every art form, this document will expose an overview of his thoughts and arguments about their importance and influence in the cinematic language.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Khouri, Omar [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gozze, Diego Melem [UNESP]2019-07-02T19:51:31Z2019-07-02T19:51:31Z2019-06-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18246600091818533004013063P459570148711125510000-0001-8646-8867porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-10-04T19:13:30Zoai:repositorio.unesp.br:11449/182466Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-10-04T19:13:30Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As artes em geral no específico cinematográfico de Sergei Eisenstein The arts in general in the Sergei Eisenstein´s conception about the cinematographic specific |
title |
As artes em geral no específico cinematográfico de Sergei Eisenstein |
spellingShingle |
As artes em geral no específico cinematográfico de Sergei Eisenstein Gozze, Diego Melem [UNESP] Arte Artes Visuais Cinema Audiovisual Sergei Eisenstein Art Visual Arts Cinema Audio-visual Sergei Eisenstein |
title_short |
As artes em geral no específico cinematográfico de Sergei Eisenstein |
title_full |
As artes em geral no específico cinematográfico de Sergei Eisenstein |
title_fullStr |
As artes em geral no específico cinematográfico de Sergei Eisenstein |
title_full_unstemmed |
As artes em geral no específico cinematográfico de Sergei Eisenstein |
title_sort |
As artes em geral no específico cinematográfico de Sergei Eisenstein |
author |
Gozze, Diego Melem [UNESP] |
author_facet |
Gozze, Diego Melem [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Khouri, Omar [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gozze, Diego Melem [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte Artes Visuais Cinema Audiovisual Sergei Eisenstein Art Visual Arts Cinema Audio-visual Sergei Eisenstein |
topic |
Arte Artes Visuais Cinema Audiovisual Sergei Eisenstein Art Visual Arts Cinema Audio-visual Sergei Eisenstein |
description |
O propósito desta dissertação é abordar a relação de estreita proximidade entre o cinema e as artes em geral a partir das teorias de Sergei Eisenstein, um dos mais importantes cineastas da primeira metade do século XX e um dos principais teóricos da história do cinema mundial. Para ele, todos os processos e os procedimentos da linguagem cinematográfica já existiam, antes, nas outras formas de arte. Portanto, a partir de sua própria concepção de específico cinematográfico, que compreende justamente a síntese das demais artes, será apresentado, aqui, um panorama geral de sua reflexão sobre o importante lugar delas na linguagem propriamente cinematográfica. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-02T19:51:31Z 2019-07-02T19:51:31Z 2019-06-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/182466 000918185 33004013063P4 5957014871112551 0000-0001-8646-8867 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/182466 |
identifier_str_mv |
000918185 33004013063P4 5957014871112551 0000-0001-8646-8867 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriounesp@unesp.br |
_version_ |
1813546517369192448 |