Interesses dos alunos pelas ciências naturais em diferentes níveis de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Maria Inês Gonçalves da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/23321
Resumo: A educação da ciência revelou-se, na última década, uma das grandes prioridades em muitos países. Por consequência, surgiu a importância de procurar e estudar indicadores de interesse dos alunos nessa área, tornando-se um dos principais alvos de estudos das comunidades de pesquisa em educação científica. O presente relatório de estágio resulta de uma investigação realizada no âmbito de duas unidades curriculares inseridas no Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário da Universidade de Aveiro: Prática de Enino Supervisionada e Seminário em Didática da Biologia e Geologia. A investigação contou com a participação de 110 alunos de várias turmas do 2.º 8.º e 10.º anos de escolaridade de um agrupamento de escolas público, em Portugal. O estudo tem como finalidade analisar os interesses dos alunos relativamente à área das Ciências Naturais ao longo do seu progresso escolar e compreender os fatores que os despertam e influenciam. Os resultados obtidos indicam que existe uma disparidade de interesses dos alunos que frequentam diferentes níveis de ensino, sendo que os níveis de interesse diminuem do 2.º ano para o 8.º ano e no 10.º ano existe uma significativa subida dos níveis de interesse. Verificou-se que a preferência dos alunos em seguir uma carreira científica acompanha as diferenças referidas anteriormente. Os alunos consideram a disciplina interessante e reconhecem a sua importância no quotidiano, a níveis pessoal e social, especialmente no futuro, mas não aparentam estar totalmente interessados na disciplina. Os interesses que os alunos desenvolvem pela disciplina de Ciências Naturais está relacionado com fatores tais como os conteúdos que são abordados, mas principalmente com a metodologia utilizada pelos professores na sala de aula.
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