Escala de perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar: Construção e estudo psicométrico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312015000400007 |
Resumo: | O presente estudo descreve o processo de construção e estudo psicométrico de uma escala que mede a perceção dos alunos dos ensinos básico e secundário sobre o seu grau de identificação escolar. Os questionários foram aplicados a uma amostra de 1089 alunos dos 6º, 7º, 9º e 10º anos de escolaridade (mediana da idade=13 anos) em Portugal continental. Uma subamostra foi submetida a análise fatorial exploratória (n1=354), sendo uma segunda sub-amostra sujeita a uma análise fatorial confirmatória (n2=388). As análises revelaram uma estrutura tridimensional: (a) Valorização pessoal/intrínseca, α=.74; (b) Valorização no sentido prático/utilitarista, α=.74; e (c) Sentimentos de pertença e bem-estar, α=.78. As escalas revelam-se úteis e adequadas para avaliar as perceções dos alunos sobre a sua identificação escolar. |
id |
RCAP_eaa6bd5d1981b28ac6cd6225d755deff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0870-82312015000400007 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Escala de perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar: Construção e estudo psicométricoAlunos dos ensinos básico e secundárioIdentificação escolarConstrução de escalasO presente estudo descreve o processo de construção e estudo psicométrico de uma escala que mede a perceção dos alunos dos ensinos básico e secundário sobre o seu grau de identificação escolar. Os questionários foram aplicados a uma amostra de 1089 alunos dos 6º, 7º, 9º e 10º anos de escolaridade (mediana da idade=13 anos) em Portugal continental. Uma subamostra foi submetida a análise fatorial exploratória (n1=354), sendo uma segunda sub-amostra sujeita a uma análise fatorial confirmatória (n2=388). As análises revelaram uma estrutura tridimensional: (a) Valorização pessoal/intrínseca, α=.74; (b) Valorização no sentido prático/utilitarista, α=.74; e (c) Sentimentos de pertença e bem-estar, α=.78. As escalas revelam-se úteis e adequadas para avaliar as perceções dos alunos sobre a sua identificação escolar.ISPA-Instituto Universitário2015-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312015000400007Análise Psicológica v.33 n.4 2015reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312015000400007Conboy,JosephCarvalho,CarolinaSantos,JoãoGama,Ana PaulaTavares,DavidFonseca,JesuínaMartins,DulceSalema,Maria HelenaFiúza,Editeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:00:43Zoai:scielo:S0870-82312015000400007Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:16:29.441678Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escala de perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar: Construção e estudo psicométrico |
title |
Escala de perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar: Construção e estudo psicométrico |
spellingShingle |
Escala de perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar: Construção e estudo psicométrico Conboy,Joseph Alunos dos ensinos básico e secundário Identificação escolar Construção de escalas |
title_short |
Escala de perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar: Construção e estudo psicométrico |
title_full |
Escala de perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar: Construção e estudo psicométrico |
title_fullStr |
Escala de perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar: Construção e estudo psicométrico |
title_full_unstemmed |
Escala de perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar: Construção e estudo psicométrico |
title_sort |
Escala de perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar: Construção e estudo psicométrico |
author |
Conboy,Joseph |
author_facet |
Conboy,Joseph Carvalho,Carolina Santos,João Gama,Ana Paula Tavares,David Fonseca,Jesuína Martins,Dulce Salema,Maria Helena Fiúza,Edite |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho,Carolina Santos,João Gama,Ana Paula Tavares,David Fonseca,Jesuína Martins,Dulce Salema,Maria Helena Fiúza,Edite |
author2_role |
author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Conboy,Joseph Carvalho,Carolina Santos,João Gama,Ana Paula Tavares,David Fonseca,Jesuína Martins,Dulce Salema,Maria Helena Fiúza,Edite |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alunos dos ensinos básico e secundário Identificação escolar Construção de escalas |
topic |
Alunos dos ensinos básico e secundário Identificação escolar Construção de escalas |
description |
O presente estudo descreve o processo de construção e estudo psicométrico de uma escala que mede a perceção dos alunos dos ensinos básico e secundário sobre o seu grau de identificação escolar. Os questionários foram aplicados a uma amostra de 1089 alunos dos 6º, 7º, 9º e 10º anos de escolaridade (mediana da idade=13 anos) em Portugal continental. Uma subamostra foi submetida a análise fatorial exploratória (n1=354), sendo uma segunda sub-amostra sujeita a uma análise fatorial confirmatória (n2=388). As análises revelaram uma estrutura tridimensional: (a) Valorização pessoal/intrínseca, α=.74; (b) Valorização no sentido prático/utilitarista, α=.74; e (c) Sentimentos de pertença e bem-estar, α=.78. As escalas revelam-se úteis e adequadas para avaliar as perceções dos alunos sobre a sua identificação escolar. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312015000400007 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312015000400007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312015000400007 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ISPA-Instituto Universitário |
publisher.none.fl_str_mv |
ISPA-Instituto Universitário |
dc.source.none.fl_str_mv |
Análise Psicológica v.33 n.4 2015 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137261707591680 |