Escala de perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar: Construção e estudo psicométrico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conboy,Joseph
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Carvalho,Carolina, Santos,João, Gama,Ana Paula, Tavares,David, Fonseca,Jesuína, Martins,Dulce, Salema,Maria Helena, Fiúza,Edite
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312015000400007
Resumo: O presente estudo descreve o processo de construção e estudo psicométrico de uma escala que mede a perceção dos alunos dos ensinos básico e secundário sobre o seu grau de identificação escolar. Os questionários foram aplicados a uma amostra de 1089 alunos dos 6º, 7º, 9º e 10º anos de escolaridade (mediana da idade=13 anos) em Portugal continental. Uma subamostra foi submetida a análise fatorial exploratória (n1=354), sendo uma segunda sub-amostra sujeita a uma análise fatorial confirmatória (n2=388). As análises revelaram uma estrutura tridimensional: (a) Valorização pessoal/intrínseca, α=.74; (b) Valorização no sentido prático/utilitarista, α=.74; e (c) Sentimentos de pertença e bem-estar, α=.78. As escalas revelam-se úteis e adequadas para avaliar as perceções dos alunos sobre a sua identificação escolar.
id RCAP_eaa6bd5d1981b28ac6cd6225d755deff
oai_identifier_str oai:scielo:S0870-82312015000400007
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Escala de perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar: Construção e estudo psicométricoAlunos dos ensinos básico e secundárioIdentificação escolarConstrução de escalasO presente estudo descreve o processo de construção e estudo psicométrico de uma escala que mede a perceção dos alunos dos ensinos básico e secundário sobre o seu grau de identificação escolar. Os questionários foram aplicados a uma amostra de 1089 alunos dos 6º, 7º, 9º e 10º anos de escolaridade (mediana da idade=13 anos) em Portugal continental. Uma subamostra foi submetida a análise fatorial exploratória (n1=354), sendo uma segunda sub-amostra sujeita a uma análise fatorial confirmatória (n2=388). As análises revelaram uma estrutura tridimensional: (a) Valorização pessoal/intrínseca, α=.74; (b) Valorização no sentido prático/utilitarista, α=.74; e (c) Sentimentos de pertença e bem-estar, α=.78. As escalas revelam-se úteis e adequadas para avaliar as perceções dos alunos sobre a sua identificação escolar.ISPA-Instituto Universitário2015-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312015000400007Análise Psicológica v.33 n.4 2015reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312015000400007Conboy,JosephCarvalho,CarolinaSantos,JoãoGama,Ana PaulaTavares,DavidFonseca,JesuínaMartins,DulceSalema,Maria HelenaFiúza,Editeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:00:43Zoai:scielo:S0870-82312015000400007Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:16:29.441678Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Escala de perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar: Construção e estudo psicométrico
title Escala de perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar: Construção e estudo psicométrico
spellingShingle Escala de perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar: Construção e estudo psicométrico
Conboy,Joseph
Alunos dos ensinos básico e secundário
Identificação escolar
Construção de escalas
title_short Escala de perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar: Construção e estudo psicométrico
title_full Escala de perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar: Construção e estudo psicométrico
title_fullStr Escala de perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar: Construção e estudo psicométrico
title_full_unstemmed Escala de perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar: Construção e estudo psicométrico
title_sort Escala de perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar: Construção e estudo psicométrico
author Conboy,Joseph
author_facet Conboy,Joseph
Carvalho,Carolina
Santos,João
Gama,Ana Paula
Tavares,David
Fonseca,Jesuína
Martins,Dulce
Salema,Maria Helena
Fiúza,Edite
author_role author
author2 Carvalho,Carolina
Santos,João
Gama,Ana Paula
Tavares,David
Fonseca,Jesuína
Martins,Dulce
Salema,Maria Helena
Fiúza,Edite
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Conboy,Joseph
Carvalho,Carolina
Santos,João
Gama,Ana Paula
Tavares,David
Fonseca,Jesuína
Martins,Dulce
Salema,Maria Helena
Fiúza,Edite
dc.subject.por.fl_str_mv Alunos dos ensinos básico e secundário
Identificação escolar
Construção de escalas
topic Alunos dos ensinos básico e secundário
Identificação escolar
Construção de escalas
description O presente estudo descreve o processo de construção e estudo psicométrico de uma escala que mede a perceção dos alunos dos ensinos básico e secundário sobre o seu grau de identificação escolar. Os questionários foram aplicados a uma amostra de 1089 alunos dos 6º, 7º, 9º e 10º anos de escolaridade (mediana da idade=13 anos) em Portugal continental. Uma subamostra foi submetida a análise fatorial exploratória (n1=354), sendo uma segunda sub-amostra sujeita a uma análise fatorial confirmatória (n2=388). As análises revelaram uma estrutura tridimensional: (a) Valorização pessoal/intrínseca, α=.74; (b) Valorização no sentido prático/utilitarista, α=.74; e (c) Sentimentos de pertença e bem-estar, α=.78. As escalas revelam-se úteis e adequadas para avaliar as perceções dos alunos sobre a sua identificação escolar.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312015000400007
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312015000400007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312015000400007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ISPA-Instituto Universitário
publisher.none.fl_str_mv ISPA-Instituto Universitário
dc.source.none.fl_str_mv Análise Psicológica v.33 n.4 2015
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137261707591680