Autorregulação e ajustamento emocional e comportamental em crianças de idade pré-escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/56577 |
Resumo: | Dissertação de mestrado, Psicologia (Área de especialização em Psicologia Clínica e da Saúde - Psicologia da Saúde e da Doença), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2021 |
id |
RCAP_fc91e29574aa1630ef32e11c21e0e8b3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/56577 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Autorregulação e ajustamento emocional e comportamental em crianças de idade pré-escolarAutorregulaçãoAjustamentoCrianças em idade pré-escolarComportamento da criançaDissertações de mestrado - 2021Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDissertação de mestrado, Psicologia (Área de especialização em Psicologia Clínica e da Saúde - Psicologia da Saúde e da Doença), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2021O período pré-escolar é considerado um dos mais importantes para o desenvolvimento e promoção de competências cognitivas, emocionais e comportamentais das crianças. Devido ao intenso desenvolvimento da autorregulação nestas idades, este estudo pretendeu caracterizar a autorregulação e as suas associações com o ajustamento emocional e comportamental em crianças em idade pré-escolar. Participaram neste estudo crianças portuguesas entre os 3 e os 6 anos de idade e seus pais. A tarefa comportamental Cabeça-Pés-Joelhos-Ombros (HTKS) foi utilizada para avaliar as capacidades de autorregulação. Para a avaliação dos problemas de ajustamento, foi utilizada uma medida de heterorrelato parental, o Preschool Pediatric Symptom Checklist (PPSC). Os resultados indicam diferenças estatisticamente significativas entre crianças de diferentes níveis etários, no sentido em que crianças mais velhas revelam uma maior capacidade de autorregulação. Por outro lado, não se observaram diferenças entre rapazes e raparigas em relação à autorregulação. A maioria dos pais não identificou problemas de ajustamento nos seus filhos. Por fim, não foram verificadas associações estatisticamente significativas entre a autorregulação e o ajustamento emocional e comportamental das crianças. Os resultados deste estudo enfatizam a importância do desenvolvimento da autorregulação na idade pré-escolar. No final, discutem-se as limitações e contribuições deste estudo, bem como as implicações para a prática e direções para investigação futura.The preschool period is considered one of the most important for the development and promotion of cognitive, emotional and behavioural skills in children. Due to the intense development of self-regulation during this period, this study aimed to characterize self-regulation and its associations with emotional and behavioural adjustment in preschool-age children. Portuguese children aged between 3 and 6 years old and their parents participated in this study. The Head-Toes-Knees-Shoulders (HTKS) behavioural task was used to assess self-regulation abilities. To assess adjustment problems, a measure of parental reporting, the Preschool Pediatric Symptom Checklist (PPSC) was used. The results show statistically significant differences between age groups, in the sense that older children show a greater capacity for self-regulation. On the other hand, there were no differences between boys and girls in relation to self-regulation. Most parents did not identify adjustment problems in their children. Finally, no associations were found between self-regulation and children's emotional and behavioural adjustment. The results of this study emphasizes the importance of the development of self-regulation in preschool age. Finally, we will discuss the study’s limitations and contributions, as well as implications for practice and directions for future investigation.Pereira, Ana Isabel de Freitas, 1974-Repositório da Universidade de LisboaVilar, Madalena Santos Pereira Vilhena2023-03-08T09:52:34Z20212021-10-182021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/56577TID:203271394porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:03:40Zoai:repositorio.ul.pt:10451/56577Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:06:47.151809Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Autorregulação e ajustamento emocional e comportamental em crianças de idade pré-escolar |
title |
Autorregulação e ajustamento emocional e comportamental em crianças de idade pré-escolar |
spellingShingle |
Autorregulação e ajustamento emocional e comportamental em crianças de idade pré-escolar Vilar, Madalena Santos Pereira Vilhena Autorregulação Ajustamento Crianças em idade pré-escolar Comportamento da criança Dissertações de mestrado - 2021 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
title_short |
Autorregulação e ajustamento emocional e comportamental em crianças de idade pré-escolar |
title_full |
Autorregulação e ajustamento emocional e comportamental em crianças de idade pré-escolar |
title_fullStr |
Autorregulação e ajustamento emocional e comportamental em crianças de idade pré-escolar |
title_full_unstemmed |
Autorregulação e ajustamento emocional e comportamental em crianças de idade pré-escolar |
title_sort |
Autorregulação e ajustamento emocional e comportamental em crianças de idade pré-escolar |
author |
Vilar, Madalena Santos Pereira Vilhena |
author_facet |
Vilar, Madalena Santos Pereira Vilhena |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pereira, Ana Isabel de Freitas, 1974- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vilar, Madalena Santos Pereira Vilhena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autorregulação Ajustamento Crianças em idade pré-escolar Comportamento da criança Dissertações de mestrado - 2021 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
topic |
Autorregulação Ajustamento Crianças em idade pré-escolar Comportamento da criança Dissertações de mestrado - 2021 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
description |
Dissertação de mestrado, Psicologia (Área de especialização em Psicologia Clínica e da Saúde - Psicologia da Saúde e da Doença), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2021 |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2021-10-18 2021-01-01T00:00:00Z 2023-03-08T09:52:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/56577 TID:203271394 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/56577 |
identifier_str_mv |
TID:203271394 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134620888858624 |