Autorregulação e ajustamento emocional e comportamental em crianças de idade pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vilar, Madalena Santos Pereira Vilhena
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/56577
Resumo: Dissertação de mestrado, Psicologia (Área de especialização em Psicologia Clínica e da Saúde - Psicologia da Saúde e da Doença), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2021
id RCAP_fc91e29574aa1630ef32e11c21e0e8b3
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/56577
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Autorregulação e ajustamento emocional e comportamental em crianças de idade pré-escolarAutorregulaçãoAjustamentoCrianças em idade pré-escolarComportamento da criançaDissertações de mestrado - 2021Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDissertação de mestrado, Psicologia (Área de especialização em Psicologia Clínica e da Saúde - Psicologia da Saúde e da Doença), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2021O período pré-escolar é considerado um dos mais importantes para o desenvolvimento e promoção de competências cognitivas, emocionais e comportamentais das crianças. Devido ao intenso desenvolvimento da autorregulação nestas idades, este estudo pretendeu caracterizar a autorregulação e as suas associações com o ajustamento emocional e comportamental em crianças em idade pré-escolar. Participaram neste estudo crianças portuguesas entre os 3 e os 6 anos de idade e seus pais. A tarefa comportamental Cabeça-Pés-Joelhos-Ombros (HTKS) foi utilizada para avaliar as capacidades de autorregulação. Para a avaliação dos problemas de ajustamento, foi utilizada uma medida de heterorrelato parental, o Preschool Pediatric Symptom Checklist (PPSC). Os resultados indicam diferenças estatisticamente significativas entre crianças de diferentes níveis etários, no sentido em que crianças mais velhas revelam uma maior capacidade de autorregulação. Por outro lado, não se observaram diferenças entre rapazes e raparigas em relação à autorregulação. A maioria dos pais não identificou problemas de ajustamento nos seus filhos. Por fim, não foram verificadas associações estatisticamente significativas entre a autorregulação e o ajustamento emocional e comportamental das crianças. Os resultados deste estudo enfatizam a importância do desenvolvimento da autorregulação na idade pré-escolar. No final, discutem-se as limitações e contribuições deste estudo, bem como as implicações para a prática e direções para investigação futura.The preschool period is considered one of the most important for the development and promotion of cognitive, emotional and behavioural skills in children. Due to the intense development of self-regulation during this period, this study aimed to characterize self-regulation and its associations with emotional and behavioural adjustment in preschool-age children. Portuguese children aged between 3 and 6 years old and their parents participated in this study. The Head-Toes-Knees-Shoulders (HTKS) behavioural task was used to assess self-regulation abilities. To assess adjustment problems, a measure of parental reporting, the Preschool Pediatric Symptom Checklist (PPSC) was used. The results show statistically significant differences between age groups, in the sense that older children show a greater capacity for self-regulation. On the other hand, there were no differences between boys and girls in relation to self-regulation. Most parents did not identify adjustment problems in their children. Finally, no associations were found between self-regulation and children's emotional and behavioural adjustment. The results of this study emphasizes the importance of the development of self-regulation in preschool age. Finally, we will discuss the study’s limitations and contributions, as well as implications for practice and directions for future investigation.Pereira, Ana Isabel de Freitas, 1974-Repositório da Universidade de LisboaVilar, Madalena Santos Pereira Vilhena2023-03-08T09:52:34Z20212021-10-182021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/56577TID:203271394porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:03:40Zoai:repositorio.ul.pt:10451/56577Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:06:47.151809Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Autorregulação e ajustamento emocional e comportamental em crianças de idade pré-escolar
title Autorregulação e ajustamento emocional e comportamental em crianças de idade pré-escolar
spellingShingle Autorregulação e ajustamento emocional e comportamental em crianças de idade pré-escolar
Vilar, Madalena Santos Pereira Vilhena
Autorregulação
Ajustamento
Crianças em idade pré-escolar
Comportamento da criança
Dissertações de mestrado - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
title_short Autorregulação e ajustamento emocional e comportamental em crianças de idade pré-escolar
title_full Autorregulação e ajustamento emocional e comportamental em crianças de idade pré-escolar
title_fullStr Autorregulação e ajustamento emocional e comportamental em crianças de idade pré-escolar
title_full_unstemmed Autorregulação e ajustamento emocional e comportamental em crianças de idade pré-escolar
title_sort Autorregulação e ajustamento emocional e comportamental em crianças de idade pré-escolar
author Vilar, Madalena Santos Pereira Vilhena
author_facet Vilar, Madalena Santos Pereira Vilhena
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Ana Isabel de Freitas, 1974-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Vilar, Madalena Santos Pereira Vilhena
dc.subject.por.fl_str_mv Autorregulação
Ajustamento
Crianças em idade pré-escolar
Comportamento da criança
Dissertações de mestrado - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
topic Autorregulação
Ajustamento
Crianças em idade pré-escolar
Comportamento da criança
Dissertações de mestrado - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
description Dissertação de mestrado, Psicologia (Área de especialização em Psicologia Clínica e da Saúde - Psicologia da Saúde e da Doença), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2021
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-10-18
2021-01-01T00:00:00Z
2023-03-08T09:52:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/56577
TID:203271394
url http://hdl.handle.net/10451/56577
identifier_str_mv TID:203271394
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134620888858624