Promoção do autocuidado em crianças, jovens e famílias com necessidades de cuidados de reabilitação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Tânia Sofia Marques dos Santos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4911
Resumo: O presente relatório descreve o processo de desenvolvimento de competências em enfermagem de reabilitação para o qual contribuíram os três estágios e de um modo particular o estágio final, no qual foi implementado um plano de intervenção direcionado para a promoção do autocuidado em crianças/jovens e famílias com necessidades de cuidados de enfermagem de reabilitação. Seguindo a estratégia dos estudos de caso, as necessidades de autocuidados nas crianças jovens e familiares foram avaliadas a partir da Therapeutic Self-Care Scale traduzida e adaptada para a população portuguesa, aplicada no momento da admissão e aplicada na alta após ensino e treino de acordo com as necessidades identificadas. Objetivou-se a capacitação da criança/jovem e família com necessidades de cuidados de reabilitação através do ensino e treino relativamente às atividades de autocuidado. O referencial teórico utilizado foi a teoria do autocuidado de Orem, uma vez que através da promoção do autocuidado, a maximização das capacidades das pessoas foi possível através dos cuidados de enfermagem de reabilitação e contribuiu para aumentar a sua funcionalidade e a autonomia. A análise reflexiva sobre o processo de desenvolvimento de competências permitiu ajui-zar sobre os resultados obtidos e concluir que o processo de aquisição de competências de en-fermeiro especialista e de mestre também se concretizou.
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