Variáveis de contexto pessoal e académico como preditoras do abandono escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Manuela
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Cardoso, Ana Paula, Campos, Sofia, Duarte, João, Guiné, Raquel, Pereira, Andreia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.12707/RV21134
Resumo: Enquadramento: A complexidade do fenómeno do abandono escolar, perspetivado como a não conclusão do curso frequentado, pressupõe diferentes preditores deste fenómeno. Objetivos: Identificar variáveis preditoras dos motivos de intenção de abandono escolar nos estudantes do ensino superior. Metodologia: Estudo quantitativo transversal, descritivo-correlacional e analítico, com uma amostra não probabilística por conveniência de 1175 estudantes portugueses. O instrumento de recolha de dados incluiu um questionário sociodemográfico, uma Escala de Motivos de Intenção de Abandono Escolar do Ensino Superior e outras escalas validadas. Resultados: Os resultados obtidos identificam, como variáveis preditoras das quatro dimensões dos motivos de intenção de abandono escolar, a idade e o sexo, a perceção emocional, a performance de aprendizagem e dimensões das vivências académicas dos estudantes. Conclusão: Constata-se a necessidade de apoiar os estudantes ao nível da gestão de expectativas, dotando-os de uma maior capacidade de lidar com as suas perceções emocionais. Sugere-se a criação de medidas de mitigação do abandono escolar atendendo ao seu perfil sociodemográfico e criação de infraestruturas que garantam a qualidade de vida académica.
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