A volta ao mundo numa praça: turismo cultural como estratégia de integração (i)migrante em Turim
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/4203 |
Resumo: | Esta dissertação resulta de um estudo etnográfico e de uma análise discursiva crítica acerca de uma iniciativa de turismo sustentável denominada Passeios migrantes turinenses, em Turim. Idealizada por um antropólogo, esta iniciativa é promovida por uma agência de viagens de turismo sustentável e co-financiado por essa mesma agência e por uma série de ong's e organismos públicos. A volta ao mundo numa praça promove um itinerário turístico dentro da cidade e a figura do “guia migrante”, que conduz o “turista” pela sua realidade multicultural trazida pelas migrações internacionais. Está-se perante a mercantilização da cultura enquanto estratégia para lidar com os processos de segregação que acompanham o fenómeno das migrações. Procura-se demonstrar quais as condições contextuais que levam a que integração signifique essencialização da identidade e que transformam o projeto de “turismo cultural” em projeto social e político a ser promovido pelo mercado da sustentabilidade e solidariedade como política identitária.Entende-se, portanto, a essencialização da cultura como estratégica para tornar visíveis os processos de segregação e hierarquização da identidade do migrante. Sendo que, se a mercantilização se torna uma chave interpretativa da política identitária, onde essencialismo pode ser lido como estratégico, esta leitura activa, por outro lado, a crítica antropológica. |
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A volta ao mundo numa praça: turismo cultural como estratégia de integração (i)migrante em TurimEssencialismo estratégicoMercantilização culturalPolítica identitáriaTurimo culturalTurimStrategic essentialismCommodification of cultureIdentity politicsCultural turismTurinEsta dissertação resulta de um estudo etnográfico e de uma análise discursiva crítica acerca de uma iniciativa de turismo sustentável denominada Passeios migrantes turinenses, em Turim. Idealizada por um antropólogo, esta iniciativa é promovida por uma agência de viagens de turismo sustentável e co-financiado por essa mesma agência e por uma série de ong's e organismos públicos. A volta ao mundo numa praça promove um itinerário turístico dentro da cidade e a figura do “guia migrante”, que conduz o “turista” pela sua realidade multicultural trazida pelas migrações internacionais. Está-se perante a mercantilização da cultura enquanto estratégia para lidar com os processos de segregação que acompanham o fenómeno das migrações. Procura-se demonstrar quais as condições contextuais que levam a que integração signifique essencialização da identidade e que transformam o projeto de “turismo cultural” em projeto social e político a ser promovido pelo mercado da sustentabilidade e solidariedade como política identitária.Entende-se, portanto, a essencialização da cultura como estratégica para tornar visíveis os processos de segregação e hierarquização da identidade do migrante. Sendo que, se a mercantilização se torna uma chave interpretativa da política identitária, onde essencialismo pode ser lido como estratégico, esta leitura activa, por outro lado, a crítica antropológica.This dissertation is the result from an ethnographic study and from a critic discourse analysis about a sustainable tourism initiative called "Turin migrant tours", in Turin. Created by an anthropologist and promoted by a sustainable turism travel agency, co-financed by this agency in partnership with some ONGs and the city administration. "Aroud the world in a square" creates a turistic itenerary as well as the figure of the "migrant guide" that leads the tourist through the multicultural reality brought to the city by an international migration movement. We are confronted with the commodification of culture as a strategy to deal with the segragation processes which accompany the migration phenomenon. I try to show which are the contextual conditions that result in integration to mean essentialization of identity and that convert this "cultural turistic project" into a social and political one, to be fited in the sustainability and solidarity market as identity politics: if by that we admit essentialization of culture to be sometimes strategic for rendering visible processes of segragation and hierarquization of identities. Therefore, one perceives the essentialization of culture as a strategy for making visible the processes of hierarquization and segragation of the migrant's identity. Given that, if commodification of culture becomes an interpretative key of identity politics, where essentialism can become strategic, this activates, on another hand, anthropologic critic.2012-11-21T17:50:07Z2011-01-01T00:00:00Z20112012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/4203porCardoso, Sílvia Susana de Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:41:03Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/4203Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:19:02.316067Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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