A volta ao mundo numa praça: turismo cultural como estratégia de integração (i)migrante em Turim

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Sílvia Susana de Almeida
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/4203
Resumo: Esta dissertação resulta de um estudo etnográfico e de uma análise discursiva crítica acerca de uma iniciativa de turismo sustentável denominada Passeios migrantes turinenses, em Turim. Idealizada por um antropólogo, esta iniciativa é promovida por uma agência de viagens de turismo sustentável e co-financiado por essa mesma agência e por uma série de ong's e organismos públicos. A volta ao mundo numa praça promove um itinerário turístico dentro da cidade e a figura do “guia migrante”, que conduz o “turista” pela sua realidade multicultural trazida pelas migrações internacionais. Está-se perante a mercantilização da cultura enquanto estratégia para lidar com os processos de segregação que acompanham o fenómeno das migrações. Procura-se demonstrar quais as condições contextuais que levam a que integração signifique essencialização da identidade e que transformam o projeto de “turismo cultural” em projeto social e político a ser promovido pelo mercado da sustentabilidade e solidariedade como política identitária.Entende-se, portanto, a essencialização da cultura como estratégica para tornar visíveis os processos de segregação e hierarquização da identidade do migrante. Sendo que, se a mercantilização se torna uma chave interpretativa da política identitária, onde essencialismo pode ser lido como estratégico, esta leitura activa, por outro lado, a crítica antropológica.
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