Percepção da marca Portugal no sector industrial espanhol
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/7715 |
Resumo: | Mestrado em Marketing |
id |
RCAP_fcba816453d0cef66c0652ec667ff17a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/7715 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Percepção da marca Portugal no sector industrial espanholimagem do paísmarca Portugalempresas industriaisprodutos industriaisEspanhacountry imagePortugal brandindustrial companiesindustrial productsSpainMestrado em MarketingA determinação da imagem dos países junto dos seus públicos internos e/ou externos é hoje um dos temas mais proeminentes na investigação em marketing internacional. Ainda assim, a maioria das pesquisas têm-se debruçado sobre a averiguação das percepções dos consumidores o que não tem em conta a grande complexidade desta temática. Um dos públicos mais relevantes para a sustentabilidade da economia de um país pode ser classificado como industrial pelo que a determinação das suas percepções deve assumir uma maior importância nas investigações académicas dos dias de hoje. Neste trabalho, é avaliada a imagem da marca Portugal junto das empresas industriais espanholas pois estas são efectivamente o público mais importante no que diz respeito às exportações portuguesas de bens. A imagem da marca Portugal é estudada sob um ponto de vista industrial, isto é, procura-se compreender as percepções relativamente ao país mas também relativamente às empresas industriais e aos produtos industriais portugueses. Foi utilizada uma metodologia quantitativa com recurso à técnica de amostragem não probabilística, por conveniência. Os resultados desta investigação demonstraram que as empresas industriais espanholas percepcionam positivamente tanto o país como as empresas industriais e os produtos industriais portugueses. Quando comparadas as percepções das empresas industriais clientes com as das empresas industriais não clientes de empresas industriais portuguesas, os dados obtidos revelaram que as percepções existentes são idênticas.The determination of each country's image among its internal and external target audiences is, nowadays, one of the most prominent investigation subjects in international marketing. Even so, most research has been delving on finding consumer perceptions which does not take into account the great complexity of this issue. One of the most relevant publics to the sustainability of a country's economy can be classified as industrial. For this reason, the determination of its perceptions must assume greater importance in today's academic research. In the present work, we evaluated Portugal's brand image next to the Spanish industrial companies, because they are, actually, the most important audience with regard to the Portuguese exports of goods. Portuguese brand image is studied under an industrial point of view since we're trying to understand the perceptions of the country but also to the industrial companies and the Portuguese industrial products. The methodology used for this study was the quantitative sampling technique using non-probability, for convenience. The results of this investigation showed that the Spanish industrial companies perceive positively the country, the industrial companies and the Portuguese industrial goods. Comparing the perceptions of industrial enterprises costumers with industrial non-costumers of Portuguese industrial companies, the data revealed that existing perceptions are identical.Instituto Superior de Economia e GestãoIlhéu, FernandaRepositório da Universidade de LisboaRato, Inês Cabral Moreira2015-01-07T13:40:38Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/7715porRato, Inês Cabral Moreira (2014). "Percepção da marca Portugal no sector industrial espanhol". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:38:24Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/7715Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:54:50.562429Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepção da marca Portugal no sector industrial espanhol |
title |
Percepção da marca Portugal no sector industrial espanhol |
spellingShingle |
Percepção da marca Portugal no sector industrial espanhol Rato, Inês Cabral Moreira imagem do país marca Portugal empresas industriais produtos industriais Espanha country image Portugal brand industrial companies industrial products Spain |
title_short |
Percepção da marca Portugal no sector industrial espanhol |
title_full |
Percepção da marca Portugal no sector industrial espanhol |
title_fullStr |
Percepção da marca Portugal no sector industrial espanhol |
title_full_unstemmed |
Percepção da marca Portugal no sector industrial espanhol |
title_sort |
Percepção da marca Portugal no sector industrial espanhol |
author |
Rato, Inês Cabral Moreira |
author_facet |
Rato, Inês Cabral Moreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ilhéu, Fernanda Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rato, Inês Cabral Moreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
imagem do país marca Portugal empresas industriais produtos industriais Espanha country image Portugal brand industrial companies industrial products Spain |
topic |
imagem do país marca Portugal empresas industriais produtos industriais Espanha country image Portugal brand industrial companies industrial products Spain |
description |
Mestrado em Marketing |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014-01-01T00:00:00Z 2015-01-07T13:40:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/7715 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/7715 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Rato, Inês Cabral Moreira (2014). "Percepção da marca Portugal no sector industrial espanhol". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131025701339136 |