Percepção da marca Portugal no sector industrial espanhol

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rato, Inês Cabral Moreira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/7715
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_fcba816453d0cef66c0652ec667ff17a
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/7715
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Percepção da marca Portugal no sector industrial espanholimagem do paísmarca Portugalempresas industriaisprodutos industriaisEspanhacountry imagePortugal brandindustrial companiesindustrial productsSpainMestrado em MarketingA determinação da imagem dos países junto dos seus públicos internos e/ou externos é hoje um dos temas mais proeminentes na investigação em marketing internacional. Ainda assim, a maioria das pesquisas têm-se debruçado sobre a averiguação das percepções dos consumidores o que não tem em conta a grande complexidade desta temática. Um dos públicos mais relevantes para a sustentabilidade da economia de um país pode ser classificado como industrial pelo que a determinação das suas percepções deve assumir uma maior importância nas investigações académicas dos dias de hoje. Neste trabalho, é avaliada a imagem da marca Portugal junto das empresas industriais espanholas pois estas são efectivamente o público mais importante no que diz respeito às exportações portuguesas de bens. A imagem da marca Portugal é estudada sob um ponto de vista industrial, isto é, procura-se compreender as percepções relativamente ao país mas também relativamente às empresas industriais e aos produtos industriais portugueses. Foi utilizada uma metodologia quantitativa com recurso à técnica de amostragem não probabilística, por conveniência. Os resultados desta investigação demonstraram que as empresas industriais espanholas percepcionam positivamente tanto o país como as empresas industriais e os produtos industriais portugueses. Quando comparadas as percepções das empresas industriais clientes com as das empresas industriais não clientes de empresas industriais portuguesas, os dados obtidos revelaram que as percepções existentes são idênticas.The determination of each country's image among its internal and external target audiences is, nowadays, one of the most prominent investigation subjects in international marketing. Even so, most research has been delving on finding consumer perceptions which does not take into account the great complexity of this issue. One of the most relevant publics to the sustainability of a country's economy can be classified as industrial. For this reason, the determination of its perceptions must assume greater importance in today's academic research. In the present work, we evaluated Portugal's brand image next to the Spanish industrial companies, because they are, actually, the most important audience with regard to the Portuguese exports of goods. Portuguese brand image is studied under an industrial point of view since we're trying to understand the perceptions of the country but also to the industrial companies and the Portuguese industrial products. The methodology used for this study was the quantitative sampling technique using non-probability, for convenience. The results of this investigation showed that the Spanish industrial companies perceive positively the country, the industrial companies and the Portuguese industrial goods. Comparing the perceptions of industrial enterprises costumers with industrial non-costumers of Portuguese industrial companies, the data revealed that existing perceptions are identical.Instituto Superior de Economia e GestãoIlhéu, FernandaRepositório da Universidade de LisboaRato, Inês Cabral Moreira2015-01-07T13:40:38Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/7715porRato, Inês Cabral Moreira (2014). "Percepção da marca Portugal no sector industrial espanhol". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:38:24Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/7715Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:54:50.562429Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Percepção da marca Portugal no sector industrial espanhol
title Percepção da marca Portugal no sector industrial espanhol
spellingShingle Percepção da marca Portugal no sector industrial espanhol
Rato, Inês Cabral Moreira
imagem do país
marca Portugal
empresas industriais
produtos industriais
Espanha
country image
Portugal brand
industrial companies
industrial products
Spain
title_short Percepção da marca Portugal no sector industrial espanhol
title_full Percepção da marca Portugal no sector industrial espanhol
title_fullStr Percepção da marca Portugal no sector industrial espanhol
title_full_unstemmed Percepção da marca Portugal no sector industrial espanhol
title_sort Percepção da marca Portugal no sector industrial espanhol
author Rato, Inês Cabral Moreira
author_facet Rato, Inês Cabral Moreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ilhéu, Fernanda
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Rato, Inês Cabral Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv imagem do país
marca Portugal
empresas industriais
produtos industriais
Espanha
country image
Portugal brand
industrial companies
industrial products
Spain
topic imagem do país
marca Portugal
empresas industriais
produtos industriais
Espanha
country image
Portugal brand
industrial companies
industrial products
Spain
description Mestrado em Marketing
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
2015-01-07T13:40:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/7715
url http://hdl.handle.net/10400.5/7715
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Rato, Inês Cabral Moreira (2014). "Percepção da marca Portugal no sector industrial espanhol". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131025701339136