O Mar e os Transportes Marítimos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1998 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11144/2339 |
Resumo: | O Mar tem constituído uma fonte quase inesgotável de recursos, que têm contribuído de forma significativa para o progresso económico das Nações e para o bem estar e a melhoria das condições de vida das populações em geral. Como principal via para a deslocação de pessoas e bens, o Mar tem-se assumido como natural "estrada" de circulação de navios transportadores, sem grandes limitações de natureza física, desde que salvaguardados dois elementos essenciais: - a manutenção de regras de circulação, universalmente instituídas e aceites, como garantia da salvaguarda das condições de segurança das embarcações e de protecção das pessoas e mercadorias embarcadas; - a disponibilidade de infraestruturas portuárias adequadas, que viabilizem as condições técnicas para que os navios possam efectuar, em segurança, as suas aproximações a terra e as mercadorias e passageiros possam transitar do navio para o modo de transporte que os encaminhará para os seus destinos finais em terra, ou vice-versa. No que respeita ao transporte de mercadorias, poder-se-á afirmar que o extraordinário desenvolvimento económico observado no presente Século terá tido na via marítima um indispensável instrumento de apoio, tendo presente a sua função de garantir o abastecimento de matérias primas essenciais à actividade económica e de assegurar a distribuição de produtos manufacturados entre todas as regiões do globo. |
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O Mar e os Transportes MarítimosO Mar tem constituído uma fonte quase inesgotável de recursos, que têm contribuído de forma significativa para o progresso económico das Nações e para o bem estar e a melhoria das condições de vida das populações em geral. Como principal via para a deslocação de pessoas e bens, o Mar tem-se assumido como natural "estrada" de circulação de navios transportadores, sem grandes limitações de natureza física, desde que salvaguardados dois elementos essenciais: - a manutenção de regras de circulação, universalmente instituídas e aceites, como garantia da salvaguarda das condições de segurança das embarcações e de protecção das pessoas e mercadorias embarcadas; - a disponibilidade de infraestruturas portuárias adequadas, que viabilizem as condições técnicas para que os navios possam efectuar, em segurança, as suas aproximações a terra e as mercadorias e passageiros possam transitar do navio para o modo de transporte que os encaminhará para os seus destinos finais em terra, ou vice-versa. No que respeita ao transporte de mercadorias, poder-se-á afirmar que o extraordinário desenvolvimento económico observado no presente Século terá tido na via marítima um indispensável instrumento de apoio, tendo presente a sua função de garantir o abastecimento de matérias primas essenciais à actividade económica e de assegurar a distribuição de produtos manufacturados entre todas as regiões do globo.OBSERVARE. Universidade Autónoma de Lisboa2015-12-29T16:20:31Z1998-01-01T00:00:00Z1998info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/mswordhttp://hdl.handle.net/11144/2339por972Farto, ManuelMartins, Eduardoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-11T02:21:14Zoai:repositorio.ual.pt:11144/2339Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:34:14.773617Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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