Estilos de vida e bem-estar em Professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barroso, Isabel Maria
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Monteiro, Maria João, Rodrigues, Vitor, Antunes, Maria Cristina, Almeida, Carlos Manuel, Lameirão, José Rui, Almeida, António José, Rainho, Maria da Conceição
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.6063/motricidade.20124
Resumo: Os estilos de vida e o bem-estar psicológico são determinantes da saúde dos professores. São objetivos do estudo caraterizar os estilos de vida e bem-estar psicológico dos professores de 3º ciclo e secundário e analisar a relação entre os estilos de vida e bem-estar psicológico. Trata-se de um estudo transversal e correlacional, utilizou-se um questionário que inclui: i) variáveis de caracterização sociodemográfica e profissional; ii) FANTÁSTICO para avaliação do estilo de vida; e iii) QBEP-R para avaliar o bem-estar psicológico. Dos 174 professores a maioria era do sexo feminino (68.40%), casada (75.30%), a média de idades era de 49.10 anos e (64.90%) detinha a licenciatura. Os resultados evidenciam que os professores apresentavam estilo de vida Muito Bom e que existe correlação positiva e estatisticamente significativa entre estilos de vida e bem-estar psicológico, verificando-se a mesma relação quanto aos domínios, que integram o FANTÁSTICO, exceto para tabaco, álcool e outros comportamentos. Constata-se uma relação positiva e significativa entre estilos de vida e bem-estar psicológico. Sublinha-se a necessidade de programas de promoção de saúde e bem-estar dirigidos a professores no sentido de contribuírem para o desenvolvimento de ambientes educativos estimulantes e criativos.
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