Estilos de vida e bem-estar em Professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.6063/motricidade.20124 |
Resumo: | Os estilos de vida e o bem-estar psicológico são determinantes da saúde dos professores. São objetivos do estudo caraterizar os estilos de vida e bem-estar psicológico dos professores de 3º ciclo e secundário e analisar a relação entre os estilos de vida e bem-estar psicológico. Trata-se de um estudo transversal e correlacional, utilizou-se um questionário que inclui: i) variáveis de caracterização sociodemográfica e profissional; ii) FANTÁSTICO para avaliação do estilo de vida; e iii) QBEP-R para avaliar o bem-estar psicológico. Dos 174 professores a maioria era do sexo feminino (68.40%), casada (75.30%), a média de idades era de 49.10 anos e (64.90%) detinha a licenciatura. Os resultados evidenciam que os professores apresentavam estilo de vida Muito Bom e que existe correlação positiva e estatisticamente significativa entre estilos de vida e bem-estar psicológico, verificando-se a mesma relação quanto aos domínios, que integram o FANTÁSTICO, exceto para tabaco, álcool e outros comportamentos. Constata-se uma relação positiva e significativa entre estilos de vida e bem-estar psicológico. Sublinha-se a necessidade de programas de promoção de saúde e bem-estar dirigidos a professores no sentido de contribuírem para o desenvolvimento de ambientes educativos estimulantes e criativos. |
id |
RCAP_fcd0f3027c9acb47437db6c7e7f94a7c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/20124 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estilos de vida e bem-estar em ProfessoresEstilos de vida e bem-estar em ProfessoresOriginal ArticleOs estilos de vida e o bem-estar psicológico são determinantes da saúde dos professores. São objetivos do estudo caraterizar os estilos de vida e bem-estar psicológico dos professores de 3º ciclo e secundário e analisar a relação entre os estilos de vida e bem-estar psicológico. Trata-se de um estudo transversal e correlacional, utilizou-se um questionário que inclui: i) variáveis de caracterização sociodemográfica e profissional; ii) FANTÁSTICO para avaliação do estilo de vida; e iii) QBEP-R para avaliar o bem-estar psicológico. Dos 174 professores a maioria era do sexo feminino (68.40%), casada (75.30%), a média de idades era de 49.10 anos e (64.90%) detinha a licenciatura. Os resultados evidenciam que os professores apresentavam estilo de vida Muito Bom e que existe correlação positiva e estatisticamente significativa entre estilos de vida e bem-estar psicológico, verificando-se a mesma relação quanto aos domínios, que integram o FANTÁSTICO, exceto para tabaco, álcool e outros comportamentos. Constata-se uma relação positiva e significativa entre estilos de vida e bem-estar psicológico. Sublinha-se a necessidade de programas de promoção de saúde e bem-estar dirigidos a professores no sentido de contribuírem para o desenvolvimento de ambientes educativos estimulantes e criativos.Lifestyle and psychological well-being are very important factors for teachers' health. Objectives: To characterize the lifestyle and psychological well-being of 3rd and 5th-grade teachers and to analyze the relationship between the two variables. It is a cross-sectional and correlational study using a questionnaire, which included: i) sociodemographic and professional characterization variables; ii) The FANTASTIC questionnaire for lifestyle assessment; and iii) The questionnaire QBEP-R for assessing psychological well-being. The majority of the 174 participants were female (68.40%), married (75.30%), the average age was 49.10 years old, and (64.90%) had a bachelor's degree. The results show that the teachers presented a Very Good lifestyle and there is a positive and statistically significant correlation between general lifestyle and psychological well-being. There is also a statistical and significant relationship between FANTASTIC domains and psychological well-being, except for tobacco and alcohol consumptions and other behaviors. This study revealed a positive and significant relationship between lifestyle and psychological well-being. This study underlines the need for health promotion programs aiming at teachers, to contribute to the development of stimulating and creative educational environments.Edições Sílabas Didáticas2019-12-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.6063/motricidade.20124por2182-29721646-107XBarroso, Isabel MariaMonteiro, Maria JoãoRodrigues, VitorAntunes, Maria CristinaAlmeida, Carlos ManuelLameirão, José RuiAlmeida, António JoséRainho, Maria da Conceiçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T14:54:48Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/20124Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:30:10.786368Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estilos de vida e bem-estar em Professores Estilos de vida e bem-estar em Professores |
title |
Estilos de vida e bem-estar em Professores |
spellingShingle |
Estilos de vida e bem-estar em Professores Barroso, Isabel Maria Original Article |
title_short |
Estilos de vida e bem-estar em Professores |
title_full |
Estilos de vida e bem-estar em Professores |
title_fullStr |
Estilos de vida e bem-estar em Professores |
title_full_unstemmed |
Estilos de vida e bem-estar em Professores |
title_sort |
Estilos de vida e bem-estar em Professores |
author |
Barroso, Isabel Maria |
author_facet |
Barroso, Isabel Maria Monteiro, Maria João Rodrigues, Vitor Antunes, Maria Cristina Almeida, Carlos Manuel Lameirão, José Rui Almeida, António José Rainho, Maria da Conceição |
author_role |
author |
author2 |
Monteiro, Maria João Rodrigues, Vitor Antunes, Maria Cristina Almeida, Carlos Manuel Lameirão, José Rui Almeida, António José Rainho, Maria da Conceição |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barroso, Isabel Maria Monteiro, Maria João Rodrigues, Vitor Antunes, Maria Cristina Almeida, Carlos Manuel Lameirão, José Rui Almeida, António José Rainho, Maria da Conceição |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Original Article |
topic |
Original Article |
description |
Os estilos de vida e o bem-estar psicológico são determinantes da saúde dos professores. São objetivos do estudo caraterizar os estilos de vida e bem-estar psicológico dos professores de 3º ciclo e secundário e analisar a relação entre os estilos de vida e bem-estar psicológico. Trata-se de um estudo transversal e correlacional, utilizou-se um questionário que inclui: i) variáveis de caracterização sociodemográfica e profissional; ii) FANTÁSTICO para avaliação do estilo de vida; e iii) QBEP-R para avaliar o bem-estar psicológico. Dos 174 professores a maioria era do sexo feminino (68.40%), casada (75.30%), a média de idades era de 49.10 anos e (64.90%) detinha a licenciatura. Os resultados evidenciam que os professores apresentavam estilo de vida Muito Bom e que existe correlação positiva e estatisticamente significativa entre estilos de vida e bem-estar psicológico, verificando-se a mesma relação quanto aos domínios, que integram o FANTÁSTICO, exceto para tabaco, álcool e outros comportamentos. Constata-se uma relação positiva e significativa entre estilos de vida e bem-estar psicológico. Sublinha-se a necessidade de programas de promoção de saúde e bem-estar dirigidos a professores no sentido de contribuírem para o desenvolvimento de ambientes educativos estimulantes e criativos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-31T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.6063/motricidade.20124 |
url |
https://doi.org/10.6063/motricidade.20124 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2182-2972 1646-107X |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições Sílabas Didáticas |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições Sílabas Didáticas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130169274793984 |