O impacto da internacionalização na performance empresarial no setor automóvel português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Miguel Nogueira Hora Vieira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/24569
Resumo: Com a evolução do mundo e da sociedade, a internacionalização tem servido de estratégia para uma grande parte das organizações em todo mundo. Ainda assim, os efeitos deste fenómeno na performance empresarial tem sido um tema de debate contínuo na literatura científica. Na ótica das empresas, a internacionalização é, por norma, vista como algo benéfico para aquelas que procuram obter vantagens competitivas em mercados internacionais e diversificados, no entanto, existem variações significativas do efeito da internacionalização dependendo do setor estudado, empresas estudadas e metodologia utilizada. Este estudo tem como principal objetivo aprofundar a compreensão do impacto da internacionalização nas empresas do setor automóvel português entre 2012 e 2021, utilizando uma abordagem metodológica robusta baseada em regressões para dados em painel com efeitos fixos. Neste estudo é possível verificar a existência de um efeito positivo da internacionalização sobre a performance empresarial, com resultados especialmente positivos na internacionalização para mercados comunitários (embora negativos na internacionalização para mercados extracomunitários). Ainda é possivel demonstrar que o fator da dimensão das empresas é de grande importância para uma maior facilidade na obtenção de melhores resultados através da internacionalização das mesmas, o que acaba por significar uma melhor performance empresarial devido à internacionalização.
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