Construir fraternidade : análise da UL sobre a fraternidade do 5º ano de escolaridade do programa de EMRC do ensino básico e secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Malheiro, Duarte Nuno de Garcez
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/25733
Resumo: O presente relatório procura analisar a unidade letiva do 5º ano de escolaridade de EMRC, “Construir Fraternidade”, no âmbito da disciplina de Prática de Ensino Supervisionada. Vive-se uma época de individualismo e uma crise de valores, uma vez que se valoriza o bem-estar pessoal e material, e, muitas vezes, não se respeita a dignidade do outro. Mas, o homem só se realiza plenamente como ser humano na relação com o outro, reconhecendo a dignidade do outro, e assim, a sua própria, em virtude da origem comum de todos, pois todos são irmãos. Na visão cristã, todos têm origem em Deus Pai. A relação com o outro, a procura do bem-estar do outro, tem por base o amor. Amor que leva à construção de um mundo melhor, de um mundo mais fraterno. Neste sentido é fundamental educar para a compreensão da necessidade de mudança de comportamentos para construir um mundo mais justo, mais fraterno, onde todas as pessoas, todos os irmãos, tenham condições de viver uma vida digna.
id RCAP_fcd73cb27392909c7ac8d18ea34b7ad3
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/25733
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Construir fraternidade : análise da UL sobre a fraternidade do 5º ano de escolaridade do programa de EMRC do ensino básico e secundárioPessoasRelaçãoComportamentoAmorDignidadePeopleRelationshipBehaviourLoveDignityDomínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e ReligiãoO presente relatório procura analisar a unidade letiva do 5º ano de escolaridade de EMRC, “Construir Fraternidade”, no âmbito da disciplina de Prática de Ensino Supervisionada. Vive-se uma época de individualismo e uma crise de valores, uma vez que se valoriza o bem-estar pessoal e material, e, muitas vezes, não se respeita a dignidade do outro. Mas, o homem só se realiza plenamente como ser humano na relação com o outro, reconhecendo a dignidade do outro, e assim, a sua própria, em virtude da origem comum de todos, pois todos são irmãos. Na visão cristã, todos têm origem em Deus Pai. A relação com o outro, a procura do bem-estar do outro, tem por base o amor. Amor que leva à construção de um mundo melhor, de um mundo mais fraterno. Neste sentido é fundamental educar para a compreensão da necessidade de mudança de comportamentos para construir um mundo mais justo, mais fraterno, onde todas as pessoas, todos os irmãos, tenham condições de viver uma vida digna.The current report seeks to examine the EMRC’s Unit “Building fraternity” for the fifth year of schooling, in the scope of the Supervised Teaching Practice subject. Nowadays we live in a time characterised by strong individualism and a crisis of values, because we overvalue personal and material well-being, and, many times, we do not respect the human dignity. However, man can only be fully realized as a human being in connection with the other, recognising their dignity and, therefore, its own, due to our commom origin as we are all brothers and sisters. From the Christian point of view, all peoples have a common origin in God the Father. The relationship with the others and the demand for the well-being of others are based on love. This love leads to the construction of a better world, a world that is more fraternal. In this regard, it is essential to educate for creating understanding of the need of behavioural change in order to build a world that is more fraternal and more just, where every individual is able to live more dignified lives.Carvalho, José Carlos da SilvaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMalheiro, Duarte Nuno de Garcez2018-09-27T14:09:03Z2018-07-0420182018-07-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/25733TID:201975912porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:31:08Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/25733Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:20:30.949771Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Construir fraternidade : análise da UL sobre a fraternidade do 5º ano de escolaridade do programa de EMRC do ensino básico e secundário
title Construir fraternidade : análise da UL sobre a fraternidade do 5º ano de escolaridade do programa de EMRC do ensino básico e secundário
spellingShingle Construir fraternidade : análise da UL sobre a fraternidade do 5º ano de escolaridade do programa de EMRC do ensino básico e secundário
Malheiro, Duarte Nuno de Garcez
Pessoas
Relação
Comportamento
Amor
Dignidade
People
Relationship
Behaviour
Love
Dignity
Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião
title_short Construir fraternidade : análise da UL sobre a fraternidade do 5º ano de escolaridade do programa de EMRC do ensino básico e secundário
title_full Construir fraternidade : análise da UL sobre a fraternidade do 5º ano de escolaridade do programa de EMRC do ensino básico e secundário
title_fullStr Construir fraternidade : análise da UL sobre a fraternidade do 5º ano de escolaridade do programa de EMRC do ensino básico e secundário
title_full_unstemmed Construir fraternidade : análise da UL sobre a fraternidade do 5º ano de escolaridade do programa de EMRC do ensino básico e secundário
title_sort Construir fraternidade : análise da UL sobre a fraternidade do 5º ano de escolaridade do programa de EMRC do ensino básico e secundário
author Malheiro, Duarte Nuno de Garcez
author_facet Malheiro, Duarte Nuno de Garcez
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, José Carlos da Silva
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Malheiro, Duarte Nuno de Garcez
dc.subject.por.fl_str_mv Pessoas
Relação
Comportamento
Amor
Dignidade
People
Relationship
Behaviour
Love
Dignity
Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião
topic Pessoas
Relação
Comportamento
Amor
Dignidade
People
Relationship
Behaviour
Love
Dignity
Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião
description O presente relatório procura analisar a unidade letiva do 5º ano de escolaridade de EMRC, “Construir Fraternidade”, no âmbito da disciplina de Prática de Ensino Supervisionada. Vive-se uma época de individualismo e uma crise de valores, uma vez que se valoriza o bem-estar pessoal e material, e, muitas vezes, não se respeita a dignidade do outro. Mas, o homem só se realiza plenamente como ser humano na relação com o outro, reconhecendo a dignidade do outro, e assim, a sua própria, em virtude da origem comum de todos, pois todos são irmãos. Na visão cristã, todos têm origem em Deus Pai. A relação com o outro, a procura do bem-estar do outro, tem por base o amor. Amor que leva à construção de um mundo melhor, de um mundo mais fraterno. Neste sentido é fundamental educar para a compreensão da necessidade de mudança de comportamentos para construir um mundo mais justo, mais fraterno, onde todas as pessoas, todos os irmãos, tenham condições de viver uma vida digna.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-27T14:09:03Z
2018-07-04
2018
2018-07-04T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/25733
TID:201975912
url http://hdl.handle.net/10400.14/25733
identifier_str_mv TID:201975912
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131903444385792