Construir fraternidade : análise da UL sobre a fraternidade do 5º ano de escolaridade do programa de EMRC do ensino básico e secundário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/25733 |
Resumo: | O presente relatório procura analisar a unidade letiva do 5º ano de escolaridade de EMRC, “Construir Fraternidade”, no âmbito da disciplina de Prática de Ensino Supervisionada. Vive-se uma época de individualismo e uma crise de valores, uma vez que se valoriza o bem-estar pessoal e material, e, muitas vezes, não se respeita a dignidade do outro. Mas, o homem só se realiza plenamente como ser humano na relação com o outro, reconhecendo a dignidade do outro, e assim, a sua própria, em virtude da origem comum de todos, pois todos são irmãos. Na visão cristã, todos têm origem em Deus Pai. A relação com o outro, a procura do bem-estar do outro, tem por base o amor. Amor que leva à construção de um mundo melhor, de um mundo mais fraterno. Neste sentido é fundamental educar para a compreensão da necessidade de mudança de comportamentos para construir um mundo mais justo, mais fraterno, onde todas as pessoas, todos os irmãos, tenham condições de viver uma vida digna. |
id |
RCAP_fcd73cb27392909c7ac8d18ea34b7ad3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/25733 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Construir fraternidade : análise da UL sobre a fraternidade do 5º ano de escolaridade do programa de EMRC do ensino básico e secundárioPessoasRelaçãoComportamentoAmorDignidadePeopleRelationshipBehaviourLoveDignityDomínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e ReligiãoO presente relatório procura analisar a unidade letiva do 5º ano de escolaridade de EMRC, “Construir Fraternidade”, no âmbito da disciplina de Prática de Ensino Supervisionada. Vive-se uma época de individualismo e uma crise de valores, uma vez que se valoriza o bem-estar pessoal e material, e, muitas vezes, não se respeita a dignidade do outro. Mas, o homem só se realiza plenamente como ser humano na relação com o outro, reconhecendo a dignidade do outro, e assim, a sua própria, em virtude da origem comum de todos, pois todos são irmãos. Na visão cristã, todos têm origem em Deus Pai. A relação com o outro, a procura do bem-estar do outro, tem por base o amor. Amor que leva à construção de um mundo melhor, de um mundo mais fraterno. Neste sentido é fundamental educar para a compreensão da necessidade de mudança de comportamentos para construir um mundo mais justo, mais fraterno, onde todas as pessoas, todos os irmãos, tenham condições de viver uma vida digna.The current report seeks to examine the EMRC’s Unit “Building fraternity” for the fifth year of schooling, in the scope of the Supervised Teaching Practice subject. Nowadays we live in a time characterised by strong individualism and a crisis of values, because we overvalue personal and material well-being, and, many times, we do not respect the human dignity. However, man can only be fully realized as a human being in connection with the other, recognising their dignity and, therefore, its own, due to our commom origin as we are all brothers and sisters. From the Christian point of view, all peoples have a common origin in God the Father. The relationship with the others and the demand for the well-being of others are based on love. This love leads to the construction of a better world, a world that is more fraternal. In this regard, it is essential to educate for creating understanding of the need of behavioural change in order to build a world that is more fraternal and more just, where every individual is able to live more dignified lives.Carvalho, José Carlos da SilvaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMalheiro, Duarte Nuno de Garcez2018-09-27T14:09:03Z2018-07-0420182018-07-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/25733TID:201975912porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:31:08Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/25733Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:20:30.949771Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Construir fraternidade : análise da UL sobre a fraternidade do 5º ano de escolaridade do programa de EMRC do ensino básico e secundário |
title |
Construir fraternidade : análise da UL sobre a fraternidade do 5º ano de escolaridade do programa de EMRC do ensino básico e secundário |
spellingShingle |
Construir fraternidade : análise da UL sobre a fraternidade do 5º ano de escolaridade do programa de EMRC do ensino básico e secundário Malheiro, Duarte Nuno de Garcez Pessoas Relação Comportamento Amor Dignidade People Relationship Behaviour Love Dignity Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião |
title_short |
Construir fraternidade : análise da UL sobre a fraternidade do 5º ano de escolaridade do programa de EMRC do ensino básico e secundário |
title_full |
Construir fraternidade : análise da UL sobre a fraternidade do 5º ano de escolaridade do programa de EMRC do ensino básico e secundário |
title_fullStr |
Construir fraternidade : análise da UL sobre a fraternidade do 5º ano de escolaridade do programa de EMRC do ensino básico e secundário |
title_full_unstemmed |
Construir fraternidade : análise da UL sobre a fraternidade do 5º ano de escolaridade do programa de EMRC do ensino básico e secundário |
title_sort |
Construir fraternidade : análise da UL sobre a fraternidade do 5º ano de escolaridade do programa de EMRC do ensino básico e secundário |
author |
Malheiro, Duarte Nuno de Garcez |
author_facet |
Malheiro, Duarte Nuno de Garcez |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carvalho, José Carlos da Silva Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Malheiro, Duarte Nuno de Garcez |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pessoas Relação Comportamento Amor Dignidade People Relationship Behaviour Love Dignity Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião |
topic |
Pessoas Relação Comportamento Amor Dignidade People Relationship Behaviour Love Dignity Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião |
description |
O presente relatório procura analisar a unidade letiva do 5º ano de escolaridade de EMRC, “Construir Fraternidade”, no âmbito da disciplina de Prática de Ensino Supervisionada. Vive-se uma época de individualismo e uma crise de valores, uma vez que se valoriza o bem-estar pessoal e material, e, muitas vezes, não se respeita a dignidade do outro. Mas, o homem só se realiza plenamente como ser humano na relação com o outro, reconhecendo a dignidade do outro, e assim, a sua própria, em virtude da origem comum de todos, pois todos são irmãos. Na visão cristã, todos têm origem em Deus Pai. A relação com o outro, a procura do bem-estar do outro, tem por base o amor. Amor que leva à construção de um mundo melhor, de um mundo mais fraterno. Neste sentido é fundamental educar para a compreensão da necessidade de mudança de comportamentos para construir um mundo mais justo, mais fraterno, onde todas as pessoas, todos os irmãos, tenham condições de viver uma vida digna. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-27T14:09:03Z 2018-07-04 2018 2018-07-04T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/25733 TID:201975912 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/25733 |
identifier_str_mv |
TID:201975912 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131903444385792 |