“À Descoberta dos Insetos”: uma proposta didática com alunos do 4.º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Esteves, Susana Palmira Gonçalves
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2302
Resumo: O presente relatório desenvolveu-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Como a maior parte das pessoas não veem os insetos e outros artrópodes como animais que devem ser preservados e que desempenham um papel importante na manutenção do equilíbrio do nosso ecossistema, estabeleceu-se como objetivo promover o conhecimento geral sobre as características dos insetos (e outros artrópodes, como aranhas e centopeias) e a consciência de sua importância. Desenvolveu-se um estudo com vinte crianças do 4.º ano de escolaridade onde se elaborou e testou uma proposta didática que visa responder às seguintes questões de investigação: 1. Que conhecimentos e atitudes é que os alunos manifestam sobre os insetos antes e após a proposta didática? 2. Qual o impacto da proposta didática na forma como os alunos se relacionam com os insetos? A metodologia utilizada é de natureza qualitativa, selecionando-se a observação, a análise de documentos, os questionários e as gravações de áudio e vídeo como métodos e instrumentos de recolha de dados. Para esclarecer algumas dúvidas, uma discussão em focus group foi organizada com os alunos. As quatro atividades que constituem a proposta didática foram testadas por vinte crianças com idades compreendidas entre os nove e os dez anos, pertencentes a uma escola do concelho de Viana do Castelo. Verificou-se que, no final da intervenção, os alunos mostraram-se mais conscientes da importância dos insetos nos ecossistemas. Também, com os questionários, constatou-se que as crianças adquiriram mais conhecimento sobre os insetos depois da realização das atividades. Concluiu-se que é essencial que as crianças tenham, desde cedo, contato com a natureza e estejam cientes da importância da fauna que a habita, especialmente os artrópodes.
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