Acessibilidade digital dos museus – o caso da rede portuguesa de museus na região Porto e Norte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Elisabete da Graça Cascais da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/29185
Resumo: Nos últimos anos assistiu-se ao aumento do número de tecnologias assistidas que os Museus utilizam para envolver o visitante de um modo completamente novo. As tecnologias de informação e comunicação oferecem novas oportunidades para envolver o visitante no ambiente museológico, seja dentro ou fora de portas, adotando experiências culturais interativas, com o intuito de serem acessíveis a todos os visitantes. A presente dissertação tem como questão de partida: Os museus estão preparados para acolher um visitante digital? O visitante digital de um museu, não é apenas aquele que está atrás do computador, mas todo aquele que utiliza outras ferramentas digitais para o aceder e entender. Os museus devem adotar e desenvolver mecanismos que promovam a acessibilidade intelectual e que adaptem a sua comunicação aos seus mais diversos visitantes, para que a interação prevaleça. Neste sentido, a presente pesquisa teve como objetivo principal a identificação e análise de ferramentas digitais e técnicas de comunicação utilizadas pelos museus, em ambiente web e in loco, que promovem a Acessibilidade Digital. Na primeira fase, para a análise dos websites dos museus, foi criada uma matriz de variáveis que define a Acessibilidade Digital, em função das ferramentas digitais e técnicas de comunicação identificadas na revisão de literatura. Da análise resultou uma matriz que define Acessibilidade em três dimensões: Visibilidade, Usabilidade e Interatividade. Para cada uma destas dimensões foram identificadas variáveis (no total de 28 variáveis), possíveis de observar e testar, por forma a serem consideradas ativas nos websites dos museus. Numa segunda fase, aplicou-se um questionário online a todos os museus da amostra com o propósito de recolher informação complementar e obtiveram-se 22 respostas. Os resultados obtidos na análise dos websites são abaixo do expectável, pois em nenhum dos websites foram identificadas a totalidade das variáveis referenciadas. Existem museus com percentagens inferiores a 10%, tendo apenas um museu com percentagem superior a 50%. Da análise dos questionários, percebe-se que existe uma maior preocupação com a diversidade dos visitantes, devido à conjugação de técnicas de comunicação multiformato com equipamentos/ferramentas digitais.
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Os museus devem adotar e desenvolver mecanismos que promovam a acessibilidade intelectual e que adaptem a sua comunicação aos seus mais diversos visitantes, para que a interação prevaleça. Neste sentido, a presente pesquisa teve como objetivo principal a identificação e análise de ferramentas digitais e técnicas de comunicação utilizadas pelos museus, em ambiente web e in loco, que promovem a Acessibilidade Digital. Na primeira fase, para a análise dos websites dos museus, foi criada uma matriz de variáveis que define a Acessibilidade Digital, em função das ferramentas digitais e técnicas de comunicação identificadas na revisão de literatura. Da análise resultou uma matriz que define Acessibilidade em três dimensões: Visibilidade, Usabilidade e Interatividade. Para cada uma destas dimensões foram identificadas variáveis (no total de 28 variáveis), possíveis de observar e testar, por forma a serem consideradas ativas nos websites dos museus. Numa segunda fase, aplicou-se um questionário online a todos os museus da amostra com o propósito de recolher informação complementar e obtiveram-se 22 respostas. Os resultados obtidos na análise dos websites são abaixo do expectável, pois em nenhum dos websites foram identificadas a totalidade das variáveis referenciadas. Existem museus com percentagens inferiores a 10%, tendo apenas um museu com percentagem superior a 50%. Da análise dos questionários, percebe-se que existe uma maior preocupação com a diversidade dos visitantes, devido à conjugação de técnicas de comunicação multiformato com equipamentos/ferramentas digitais.Recent years have seen an increase in the number of assistive technologies that Museums use to engage visitors in a completely new way. Information and communication technologies offer new opportunities to involve visitors in the museum environment, whether indoors or outdoors, adopting interactive cultural experiences, with the aim of being accessible to all visitors. The starting question of this dissertation is: Are museums prepared to welcome a digital visitor? The digital visitor to a museum is not just the one behind the computer, but anyone who uses other digital tools to access and understand it. Museums must adopt and develop mechanisms that promote intellectual accessibility and adapt their communication to their most diverse visitors, so that interaction prevails. In this sense, the main objective of this research was to identify and analyze digital tools and communication techniques used by museums, in a web and on-site environment, that promote Digital Accessibility. In the first phase, for the analysis of museum websites, a matrix of variables was created that defines Digital Accessibility, depending on the digital tools and communication techniques identified in the literature review. The analysis resulted in a matrix that defines Accessibility in three dimensions: Visibility, Usability and Interactivity. For each of these dimensions, variables were identified (a total of 28 variables), possible to observe and test, in order to be considered active on museum websites. In a second phase, an online questionnaire was applied to all museums in the sample with the purpose of collecting additional information and 22 responses were obtained. The results obtained in the analysis of the websites are below expectations, as none of the websites identified all of the referenced variables. There are museums with percentages lower than 10%, with only one museum with a percentage higher than 50%. From the analysis of the questionnaires, it is clear that there is a greater concern with the diversity of visitors, due to the combination of multi-format communication techniques with digital equipment/tools.Esteves, Elsa TavaresMorais, Elisabete PauloBiblioteca Digital do IPBSilva, Elisabete da Graça Cascais da2024-01-15T11:58:47Z202320222023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/29185TID:203462041porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T01:22:16Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/29185Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:44:51.011444Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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