Concerto coral no ensino pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Fernando Marques
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/11513
Resumo: Num meio em que nos parece natural assistir à alegria de cantar e de fazer música, como é o ensino pré-escolar, há invariavelmente, ano após ano, algumas crianças que não cantam e outras que não entoam bem. Como podemos levar estas crianças a melhorar a afinação e a gostar de cantar? Indo de encontro a esta questão, desenvolveu-se uma intervenção que consistiu num projeto de preparação e realização de um concerto de Natal, com crianças dos 3 aos 5 anos de idade, que cantaram em coro um programa de 11 peças. Neste projeto de Escola foram postas em prática um conjunto de metodologias de ensino e de estratégias que procuraram contribuir para melhorar a qualidade da afinação e da emissão vocal, levando mais crianças a gostar de cantar. Para além de se pretender, através de um conjunto de metodologias e práticas, desenvolver a voz cantada das crianças, melhorando a qualidade da emissão vocal em benefício da fusão tímbrica e da afinação, pretendeu-se que estes objetivos se integrassem numa experiência de concerto, permitindo às crianças vivenciar a música de conjunto em coro, com acompanhamento instrumental tocado ao vivo nos ensaios e nos concertos, e apresentar o trabalho realizado em concerto aos seus familiares e amigos, interpretando várias canções de Natal com especial incidência no repertório Tradicional Português. Pretendeu-se também desenvolver a expressividade quer ao nível da interpretação do texto quer ao nível da interpretação musical de modo a proporcionar, através da música, uma experiência artística e emocional, promovendo ao mesmo tempo o gosto de cantar num ambiente prazeroso de trabalho colaborativo. Outra dimensão deste trabalho foi a investigação. Pretendeu-se investigar através de um processo de Investigação-Ação, os efeitos desta intervenção no desenvolvimento musical e vocal das crianças envolvidas e se a qualidade da emissão vocal e o gosto de cantar saíram beneficiados. Procurou-se ainda perceber que outros tipos de aprendizagens foram conseguidos pelas crianças. Da análise dos dados recolhidos, pode-se concluir que esta conjugação de práticas, no seu conjunto, foi muito benéfica quanto ao desempenho vocal, à experiência de trabalho em grupo, ao gosto generalizado de cantar e a uma experiência emocional e artística vivenciada por toda a comunidade escolar.
id RCAP_fceed7e2482fa5cd5cbf153759fcb775
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/11513
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Concerto coral no ensino pré-escolarestudo sobre a promoção da educação vocal na infânciaCriançasMúsicaCantoEducação vocalPré-escolarRelatório de projeto de investigaçãoRelatório de estágioChildrenMusicSingingVocal educationPreschoolNum meio em que nos parece natural assistir à alegria de cantar e de fazer música, como é o ensino pré-escolar, há invariavelmente, ano após ano, algumas crianças que não cantam e outras que não entoam bem. Como podemos levar estas crianças a melhorar a afinação e a gostar de cantar? Indo de encontro a esta questão, desenvolveu-se uma intervenção que consistiu num projeto de preparação e realização de um concerto de Natal, com crianças dos 3 aos 5 anos de idade, que cantaram em coro um programa de 11 peças. Neste projeto de Escola foram postas em prática um conjunto de metodologias de ensino e de estratégias que procuraram contribuir para melhorar a qualidade da afinação e da emissão vocal, levando mais crianças a gostar de cantar. Para além de se pretender, através de um conjunto de metodologias e práticas, desenvolver a voz cantada das crianças, melhorando a qualidade da emissão vocal em benefício da fusão tímbrica e da afinação, pretendeu-se que estes objetivos se integrassem numa experiência de concerto, permitindo às crianças vivenciar a música de conjunto em coro, com acompanhamento instrumental tocado ao vivo nos ensaios e nos concertos, e apresentar o trabalho realizado em concerto aos seus familiares e amigos, interpretando várias canções de Natal com especial incidência no repertório Tradicional Português. Pretendeu-se também desenvolver a expressividade quer ao nível da interpretação do texto quer ao nível da interpretação musical de modo a proporcionar, através da música, uma experiência artística e emocional, promovendo ao mesmo tempo o gosto de cantar num ambiente prazeroso de trabalho colaborativo. Outra dimensão deste trabalho foi a investigação. Pretendeu-se investigar através de um processo de Investigação-Ação, os efeitos desta intervenção no desenvolvimento musical e vocal das crianças envolvidas e se a qualidade da emissão vocal e o gosto de cantar saíram beneficiados. Procurou-se ainda perceber que outros tipos de aprendizagens foram conseguidos pelas crianças. Da análise dos dados recolhidos, pode-se concluir que esta conjugação de práticas, no seu conjunto, foi muito benéfica quanto ao desempenho vocal, à experiência de trabalho em grupo, ao gosto generalizado de cantar e a uma experiência emocional e artística vivenciada por toda a comunidade escolar.In a setting in which it seems to us natural to experience the happiness of singing and making music, such as that of pre-school education, there are, invariably, year after year, some children who do not sing and others who do not sing in tune. How can we enable these children to improve their tuning and enjoy singing? In order to attempt to answer this question, a project was developed consisting of the preparation and performance of a Christmas concert, including children from three to five years of age, who sang a programme of 11 pieces. In this school project there were employed a number of teaching methodologies and strategies seeking to improve the quality of tuning and vocal emission, leading more children to enjoy singing. As well as aiming, by means of a series of methodologies and practices, to develop the singing voice in children, improving the quality of vocal emission in order to facilitate fusion of timbre and tuning, these objectives were incorporated into the experience of a concert, allowing the children to make music together within the choir, with live instrumental accompaniment in both rehearsals and concerts, and to present what was achieved in the concert to their families and friends, performing various Christmas songs, concentrating especially on the traditional Portuguese repertoire. The intention was also to develop expressivity, both in terms of the interpretation of the text and of musical performance, in order to provide, by means of music, an artistic and emotional experience, at the same time developing at the same time the taste for singing in an atmosphere of pleasurable collaborative work. Another dimension of this work was research. The aim was to investigate, by means of a process of research-action, the effects of this work on the musical and vocal work of the children involved and to discover whether the quality of vocal emission and enjoyment of singing had improved. An attempt to understand which other kinds of learning methods had been mastered by the children. From the analysis of the data collected, it may be concluded that this series of practices, as a whole, was beneficial for vocal performance, the experience of group work, a taste for singing in general and an emotional and artistic experience for the entire school community.Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de SetúbalVasconcelos, António ÂngeloRepositório ComumGomes, Fernando Marques2016-03-01T14:32:07Z20152016-032015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10400.26/11513TID:201601524porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:52:19Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/11513Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:08:13.809824Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Concerto coral no ensino pré-escolar
estudo sobre a promoção da educação vocal na infância
title Concerto coral no ensino pré-escolar
spellingShingle Concerto coral no ensino pré-escolar
Gomes, Fernando Marques
Crianças
Música
Canto
Educação vocal
Pré-escolar
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Children
Music
Singing
Vocal education
Preschool
title_short Concerto coral no ensino pré-escolar
title_full Concerto coral no ensino pré-escolar
title_fullStr Concerto coral no ensino pré-escolar
title_full_unstemmed Concerto coral no ensino pré-escolar
title_sort Concerto coral no ensino pré-escolar
author Gomes, Fernando Marques
author_facet Gomes, Fernando Marques
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vasconcelos, António Ângelo
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Fernando Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças
Música
Canto
Educação vocal
Pré-escolar
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Children
Music
Singing
Vocal education
Preschool
topic Crianças
Música
Canto
Educação vocal
Pré-escolar
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Children
Music
Singing
Vocal education
Preschool
description Num meio em que nos parece natural assistir à alegria de cantar e de fazer música, como é o ensino pré-escolar, há invariavelmente, ano após ano, algumas crianças que não cantam e outras que não entoam bem. Como podemos levar estas crianças a melhorar a afinação e a gostar de cantar? Indo de encontro a esta questão, desenvolveu-se uma intervenção que consistiu num projeto de preparação e realização de um concerto de Natal, com crianças dos 3 aos 5 anos de idade, que cantaram em coro um programa de 11 peças. Neste projeto de Escola foram postas em prática um conjunto de metodologias de ensino e de estratégias que procuraram contribuir para melhorar a qualidade da afinação e da emissão vocal, levando mais crianças a gostar de cantar. Para além de se pretender, através de um conjunto de metodologias e práticas, desenvolver a voz cantada das crianças, melhorando a qualidade da emissão vocal em benefício da fusão tímbrica e da afinação, pretendeu-se que estes objetivos se integrassem numa experiência de concerto, permitindo às crianças vivenciar a música de conjunto em coro, com acompanhamento instrumental tocado ao vivo nos ensaios e nos concertos, e apresentar o trabalho realizado em concerto aos seus familiares e amigos, interpretando várias canções de Natal com especial incidência no repertório Tradicional Português. Pretendeu-se também desenvolver a expressividade quer ao nível da interpretação do texto quer ao nível da interpretação musical de modo a proporcionar, através da música, uma experiência artística e emocional, promovendo ao mesmo tempo o gosto de cantar num ambiente prazeroso de trabalho colaborativo. Outra dimensão deste trabalho foi a investigação. Pretendeu-se investigar através de um processo de Investigação-Ação, os efeitos desta intervenção no desenvolvimento musical e vocal das crianças envolvidas e se a qualidade da emissão vocal e o gosto de cantar saíram beneficiados. Procurou-se ainda perceber que outros tipos de aprendizagens foram conseguidos pelas crianças. Da análise dos dados recolhidos, pode-se concluir que esta conjugação de práticas, no seu conjunto, foi muito benéfica quanto ao desempenho vocal, à experiência de trabalho em grupo, ao gosto generalizado de cantar e a uma experiência emocional e artística vivenciada por toda a comunidade escolar.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
2016-03-01T14:32:07Z
2016-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/11513
TID:201601524
url http://hdl.handle.net/10400.26/11513
identifier_str_mv TID:201601524
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135340462604288