O Cinema Português, o Transtemporal e o Mito
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.14591/aniki.v3n1.178 |
Resumo: | Eduardo Lourenço meditou sobre a relação histórico-mitificada dos portugueses com o seu país, afirmando que estes têm vivido numa espécie de hiper-identidade, incorporando uma obsessão pelo passado, que co-existe com uma espera utópica pelo futuro, tal como representa o mito do sebastianismo.O Cinema Português, o Transtemporal e o Mito parte, sobretudo, da obra de Lourenço para propor uma investigação sobre a forma como os mitos identitários – criados e difundidos pela literatura ao longo dos séculos –, obtiveram representações imagéticas nos séculos XX e XXI, através de um cinema que construiu e desconstruiu estas mitológicas histórico-patrióticas. Portanto, se houve um cinema que, ao serviço do Estado Novo, solidificou estes mitos, posteriormente, estes iriam ser desconstruídos por uma série de películas do pós-25 de Abril, convocando a capacidade da imagem em re-edificar continuamente um património comum mitificado. |
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O Cinema Português, o Transtemporal e o MitoThe Portuguese Cinema, Trans-temporality and the MythPortuguese cinemamythmemorynational identitytranstemporalitycinema portuguêsmitomemóriaidentidade nacionaltranstemporalidadeEduardo Lourenço meditou sobre a relação histórico-mitificada dos portugueses com o seu país, afirmando que estes têm vivido numa espécie de hiper-identidade, incorporando uma obsessão pelo passado, que co-existe com uma espera utópica pelo futuro, tal como representa o mito do sebastianismo.O Cinema Português, o Transtemporal e o Mito parte, sobretudo, da obra de Lourenço para propor uma investigação sobre a forma como os mitos identitários – criados e difundidos pela literatura ao longo dos séculos –, obtiveram representações imagéticas nos séculos XX e XXI, através de um cinema que construiu e desconstruiu estas mitológicas histórico-patrióticas. Portanto, se houve um cinema que, ao serviço do Estado Novo, solidificou estes mitos, posteriormente, estes iriam ser desconstruídos por uma série de películas do pós-25 de Abril, convocando a capacidade da imagem em re-edificar continuamente um património comum mitificado. Eduardo Lourenço has focused some of his research on the historical-mythical relationship of the Portuguese with their country, claiming that they have been living in a kind of hyper-identity, incorporating an obsession with the past, which co-exists with a waiting utopian by future, as is demonstrates the Sebastianism myth. Focused on the representations of trans-temporality, identity, collective memory and myth, The Portuguese Cinema, Trans-temporality and the Myth, concentrated especially in Eduardo Lourenço's work to propose a research on how the identity myths – created and disseminated by Portuguese literature over the centuries – earned imagistic representations in the twentieth and twenty-first century’s, through a cinema that built or deconstructed these historical and patriotic mythological, inscribing image capacities to continually rebuild one mythologized common heritage.AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento2016-01-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.14591/aniki.v3n1.178https://doi.org/10.14591/aniki.v3n1.178Aniki: Portuguese Journal of the Moving Image; Vol 3 No 1 (2016): What is Portuguese cinema?; 64-83Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento; v. 3 n. 1 (2016): O que é o cinema português?; 64-832183-1750reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/178http://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/178/pdfCastelo Branco, Sarainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-26T02:01:38Zoai:aim.org.pt/ojs/:article/178Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:57:11.747261Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Eduardo Lourenço meditou sobre a relação histórico-mitificada dos portugueses com o seu país, afirmando que estes têm vivido numa espécie de hiper-identidade, incorporando uma obsessão pelo passado, que co-existe com uma espera utópica pelo futuro, tal como representa o mito do sebastianismo.O Cinema Português, o Transtemporal e o Mito parte, sobretudo, da obra de Lourenço para propor uma investigação sobre a forma como os mitos identitários – criados e difundidos pela literatura ao longo dos séculos –, obtiveram representações imagéticas nos séculos XX e XXI, através de um cinema que construiu e desconstruiu estas mitológicas histórico-patrióticas. Portanto, se houve um cinema que, ao serviço do Estado Novo, solidificou estes mitos, posteriormente, estes iriam ser desconstruídos por uma série de películas do pós-25 de Abril, convocando a capacidade da imagem em re-edificar continuamente um património comum mitificado. |
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