Britishness from a linguistic prespective in school textbooks
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/2777 |
Resumo: | O presente trabalho teve como objectivo apresentar a nacionalidade britânica como um grupo étnico e cultural que possui uma herança histórica e tradicional e que tem representações fixas nas outras culturas onde a língua inglesa surge no curriculum escolar como língua estrangeira. O estereótipo da nacionalidade abrange muitas características que, recebidas através da língua, formam futuras atitudes em relação ao ambiente social e à comunidade da cultura materna. Os estereótipos culturais existem como resultado do conhecimento da cultura estrangeira através dos manuais escolares e também como forma de entender a outra cultura, pois antes de entrar em comunicação com “os outros”, a criança tem certas opiniões sobre pessoas que pertencem a outra cultura. Os alunos, quando trabalham textos sobre o povo británico e analisam outros tópicos ligados à nacionalidade britânica com a ajuda do professor, recebem a informação, armazenam-na e aplicam-na total ou parcialmente a qualquer pessoa britânica, evidenciando, assim, a informação que lhes foi fornecida. ABSTRACT: The present work has as its objective to focus on British nationality as an ethnic and cultural group that possesses a historical and traditional heritage. The stereotype of nationality includes a very wide range of characteristics that are expressed through the language and thus form attitudes towards the surrounding environment and community. Stereotypes are created because even before having any contact with another culture; children have already formed an idea of what that culture is. Information about “others” is very important in itself; important in terms of providing information about the other culture and responsible at the same time for further development of ideas in learners’ minds. Working with textbooks and analysing the texts about British people and their way of life or other topics linked to British nationality, learners fix the information, store it and are able to apply it in future to any person categorised as British thus expressing their awareness based on previous knowledge. |
id |
RCAP_fcf7cfcca1694b500c65642d927aad50 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/2777 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Britishness from a linguistic prespective in school textbooksCultura inglesaEstereótipos (Psicologia social)Manuais escolaresO presente trabalho teve como objectivo apresentar a nacionalidade britânica como um grupo étnico e cultural que possui uma herança histórica e tradicional e que tem representações fixas nas outras culturas onde a língua inglesa surge no curriculum escolar como língua estrangeira. O estereótipo da nacionalidade abrange muitas características que, recebidas através da língua, formam futuras atitudes em relação ao ambiente social e à comunidade da cultura materna. Os estereótipos culturais existem como resultado do conhecimento da cultura estrangeira através dos manuais escolares e também como forma de entender a outra cultura, pois antes de entrar em comunicação com “os outros”, a criança tem certas opiniões sobre pessoas que pertencem a outra cultura. Os alunos, quando trabalham textos sobre o povo británico e analisam outros tópicos ligados à nacionalidade britânica com a ajuda do professor, recebem a informação, armazenam-na e aplicam-na total ou parcialmente a qualquer pessoa britânica, evidenciando, assim, a informação que lhes foi fornecida. ABSTRACT: The present work has as its objective to focus on British nationality as an ethnic and cultural group that possesses a historical and traditional heritage. The stereotype of nationality includes a very wide range of characteristics that are expressed through the language and thus form attitudes towards the surrounding environment and community. Stereotypes are created because even before having any contact with another culture; children have already formed an idea of what that culture is. Information about “others” is very important in itself; important in terms of providing information about the other culture and responsible at the same time for further development of ideas in learners’ minds. Working with textbooks and analysing the texts about British people and their way of life or other topics linked to British nationality, learners fix the information, store it and are able to apply it in future to any person categorised as British thus expressing their awareness based on previous knowledge.Universidade de Aveiro2011-04-19T14:28:04Z2007-01-01T00:00:00Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/2777engKostyuk, Nataliyainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:01:07Zoai:ria.ua.pt:10773/2777Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:41:08.000334Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Britishness from a linguistic prespective in school textbooks |
title |
Britishness from a linguistic prespective in school textbooks |
spellingShingle |
Britishness from a linguistic prespective in school textbooks Kostyuk, Nataliya Cultura inglesa Estereótipos (Psicologia social) Manuais escolares |
title_short |
Britishness from a linguistic prespective in school textbooks |
title_full |
Britishness from a linguistic prespective in school textbooks |
title_fullStr |
Britishness from a linguistic prespective in school textbooks |
title_full_unstemmed |
Britishness from a linguistic prespective in school textbooks |
title_sort |
Britishness from a linguistic prespective in school textbooks |
author |
Kostyuk, Nataliya |
author_facet |
Kostyuk, Nataliya |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kostyuk, Nataliya |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura inglesa Estereótipos (Psicologia social) Manuais escolares |
topic |
Cultura inglesa Estereótipos (Psicologia social) Manuais escolares |
description |
O presente trabalho teve como objectivo apresentar a nacionalidade britânica como um grupo étnico e cultural que possui uma herança histórica e tradicional e que tem representações fixas nas outras culturas onde a língua inglesa surge no curriculum escolar como língua estrangeira. O estereótipo da nacionalidade abrange muitas características que, recebidas através da língua, formam futuras atitudes em relação ao ambiente social e à comunidade da cultura materna. Os estereótipos culturais existem como resultado do conhecimento da cultura estrangeira através dos manuais escolares e também como forma de entender a outra cultura, pois antes de entrar em comunicação com “os outros”, a criança tem certas opiniões sobre pessoas que pertencem a outra cultura. Os alunos, quando trabalham textos sobre o povo británico e analisam outros tópicos ligados à nacionalidade britânica com a ajuda do professor, recebem a informação, armazenam-na e aplicam-na total ou parcialmente a qualquer pessoa britânica, evidenciando, assim, a informação que lhes foi fornecida. ABSTRACT: The present work has as its objective to focus on British nationality as an ethnic and cultural group that possesses a historical and traditional heritage. The stereotype of nationality includes a very wide range of characteristics that are expressed through the language and thus form attitudes towards the surrounding environment and community. Stereotypes are created because even before having any contact with another culture; children have already formed an idea of what that culture is. Information about “others” is very important in itself; important in terms of providing information about the other culture and responsible at the same time for further development of ideas in learners’ minds. Working with textbooks and analysing the texts about British people and their way of life or other topics linked to British nationality, learners fix the information, store it and are able to apply it in future to any person categorised as British thus expressing their awareness based on previous knowledge. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-01-01T00:00:00Z 2007 2011-04-19T14:28:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/2777 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/2777 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137459818201088 |