O valor da marca em instituições de ensino superior: A marca Instituto Politécnico de Coimbra na perspetiva dos estudantes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/33037 |
Resumo: | As marcas, nos dias que correm, tornaram-se um esforço primordial no que toca à gestão de mercado. Estas já ultrapassaram o domínio dos produtos e estende-se agora às próprias organizações como estratégias de diferenciação, num ambiente competitivo cada vez mais feroz. Com um acentuado nível de concorrência, que se tem deparado o sector da educação, as instituições são obrigadas a criar mecanismos próprios para a sua distinção, processo fundamental para a sua sobrevivência. A criação de marcas fortes, procura revitalizar ou reposicionar o valor da marca da instituição, para conseguir posicionar o seu valor na mente dos consumidores. Neste sentido, o trabalho de investigação realizado teve como objetivo compreender os fatores que são determinantes no processo de valor da marca, isto é, elucidar através da amostra o que transmite aos alunos mais valor. Para atingirmos os nossos objetivos, foi realizado um estudo de caso descritivo, utilizando uma metodologia quantitativa. Os dados foram recolhidos através de um questionário disponibilizado online, totalizando 230 respostas válidas. Os resultados obtidos mostraram que a Lealdade e a Qualidade são fatores que determinam o valor da marca. |
id |
RCAP_fd084668f6872241898d6fa497b6e9bf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/33037 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O valor da marca em instituições de ensino superior: A marca Instituto Politécnico de Coimbra na perspetiva dos estudantesMarca,Ensino Superior,Valor da marcaLealdade,Qualidade percebida,AssociaçõesAs marcas, nos dias que correm, tornaram-se um esforço primordial no que toca à gestão de mercado. Estas já ultrapassaram o domínio dos produtos e estende-se agora às próprias organizações como estratégias de diferenciação, num ambiente competitivo cada vez mais feroz. Com um acentuado nível de concorrência, que se tem deparado o sector da educação, as instituições são obrigadas a criar mecanismos próprios para a sua distinção, processo fundamental para a sua sobrevivência. A criação de marcas fortes, procura revitalizar ou reposicionar o valor da marca da instituição, para conseguir posicionar o seu valor na mente dos consumidores. Neste sentido, o trabalho de investigação realizado teve como objetivo compreender os fatores que são determinantes no processo de valor da marca, isto é, elucidar através da amostra o que transmite aos alunos mais valor. Para atingirmos os nossos objetivos, foi realizado um estudo de caso descritivo, utilizando uma metodologia quantitativa. Os dados foram recolhidos através de um questionário disponibilizado online, totalizando 230 respostas válidas. Os resultados obtidos mostraram que a Lealdade e a Qualidade são fatores que determinam o valor da marca.Sobreira, Rosa Maria CamposRepositório ComumCarvalho, Carolina Alexandra Batista de2020-08-03T13:59:56Z2019-11-292020-01-22T00:00:00Z2020-01-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/33037202506932porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:41:11Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/33037Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:16:57.479348Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O valor da marca em instituições de ensino superior: A marca Instituto Politécnico de Coimbra na perspetiva dos estudantes |
title |
O valor da marca em instituições de ensino superior: A marca Instituto Politécnico de Coimbra na perspetiva dos estudantes |
spellingShingle |
O valor da marca em instituições de ensino superior: A marca Instituto Politécnico de Coimbra na perspetiva dos estudantes Carvalho, Carolina Alexandra Batista de Marca, Ensino Superior, Valor da marca Lealdade, Qualidade percebida, Associações |
title_short |
O valor da marca em instituições de ensino superior: A marca Instituto Politécnico de Coimbra na perspetiva dos estudantes |
title_full |
O valor da marca em instituições de ensino superior: A marca Instituto Politécnico de Coimbra na perspetiva dos estudantes |
title_fullStr |
O valor da marca em instituições de ensino superior: A marca Instituto Politécnico de Coimbra na perspetiva dos estudantes |
title_full_unstemmed |
O valor da marca em instituições de ensino superior: A marca Instituto Politécnico de Coimbra na perspetiva dos estudantes |
title_sort |
O valor da marca em instituições de ensino superior: A marca Instituto Politécnico de Coimbra na perspetiva dos estudantes |
author |
Carvalho, Carolina Alexandra Batista de |
author_facet |
Carvalho, Carolina Alexandra Batista de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sobreira, Rosa Maria Campos Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Carolina Alexandra Batista de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marca, Ensino Superior, Valor da marca Lealdade, Qualidade percebida, Associações |
topic |
Marca, Ensino Superior, Valor da marca Lealdade, Qualidade percebida, Associações |
description |
As marcas, nos dias que correm, tornaram-se um esforço primordial no que toca à gestão de mercado. Estas já ultrapassaram o domínio dos produtos e estende-se agora às próprias organizações como estratégias de diferenciação, num ambiente competitivo cada vez mais feroz. Com um acentuado nível de concorrência, que se tem deparado o sector da educação, as instituições são obrigadas a criar mecanismos próprios para a sua distinção, processo fundamental para a sua sobrevivência. A criação de marcas fortes, procura revitalizar ou reposicionar o valor da marca da instituição, para conseguir posicionar o seu valor na mente dos consumidores. Neste sentido, o trabalho de investigação realizado teve como objetivo compreender os fatores que são determinantes no processo de valor da marca, isto é, elucidar através da amostra o que transmite aos alunos mais valor. Para atingirmos os nossos objetivos, foi realizado um estudo de caso descritivo, utilizando uma metodologia quantitativa. Os dados foram recolhidos através de um questionário disponibilizado online, totalizando 230 respostas válidas. Os resultados obtidos mostraram que a Lealdade e a Qualidade são fatores que determinam o valor da marca. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-29 2020-08-03T13:59:56Z 2020-01-22T00:00:00Z 2020-01-22T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/33037 202506932 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/33037 |
identifier_str_mv |
202506932 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130032820453376 |