Estudo da estrutura fatorial e propriedades psicom?tricas da vers?o portuguesa do Acceptance and Action Questionnaire ? University Students (AAQ-US)
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1211 |
Resumo: | Introdu??o: A inflexibilidade psicol?gica pode ser definida como um padr?o comportamental excessivamente controlado pelos pensamentos, sentimentos e outros acontecimentos privados ou no qual existe o evitamento destas experi?ncias internas, que compromete a??es mais efetivas e em conson?ncia com os valores. Este construto tem merecido aten??o de investigadores e cl?nicos atendendo ao seu papel no desenvolvimento e manuten??o de dificuldades psicol?gicas. Com o intuito de avaliar a inflexibilidade psicol?gica especificamente em estudantes universit?rios, foi desenvolvido o Acceptance and Action Questionnaire ? University Students (AAQ-US). Objetivos: O presente estudo pretendeu estudar a estrutura fatorial e propriedades psicom?tricas da vers?o portuguesa do AAQ-US, o AAQ-US-PT. M?todos: 262 indiv?duos (225 do sexo feminino e 37 do sexo masculino), com uma idade igual ou superior a 18 anos, a frequentar o ensino superior, preencheram online o um question?rio sociodemogr?fico e acad?mico, o AAQ-US-PT, Question?rio de Aceita??o e A??o II (AAQ-II), as Escalas de Ansiedade, Depress?o e Stress (EADS-21) e o Question?rio de Rea??o aos Testes (RT). Resultados: A an?lise fatorial explorat?ria (AFE) apontou para uma estrutura unidimensional do AAQ-US-PT. O AAQ-US-PT mostrou um valor de alfa de Cronbach de .94. A fidedignidade teste-reteste demostrou um valor de r = .83. Todas as correla??es com as demais medidas foram estatisticamente significativas, sendo a mais elevada com o AAQ-II (r = .71; p < .001). O AAQ-US-PT tamb?m revelou possuir validade incremental. Foram encontradas correla??es negativas fracas com a idade (r = -.16; p = .010) e com os anos de escolaridade (r = -.22; p < .001) e correla??es negativas moderadas com o grau de satisfa??o com o curso frequentado (r = -.36; p < .001) e com o rendimento escolar percebido no ensino superior (r = -.46; p < .001). N?o se observaram diferen?as estatisticamente significativas (t(260) = .52; p = .607) entre os participantes do sexo feminino e do sexo masculino, no entanto, observaram-se diferen?as significativas (t(259) = 3.04; p = .003) entre os estudantes do 1? ciclo (M = 40.07; DP = 17.59) e do 2? ciclo de estudos (M = 33.09; DP = 15.46). Conclus?o: Esta investiga??o possibilitou a disponibiliza??o de um instrumento de autorresposta em l?ngua portuguesa, v?lido e fidedigno, permitindo o aumento de recursos dispon?veis, no contexto de avalia??o psicol?gica dirigida a estudantes universit?rios. / Introduction: Psychological inflexibility can be defines as a behavioural pattern excessively controlled by thoughts, feelings and other private events or entailing the avoidance of these internal experiences and compromising the existence of effective and values congruent actions. This construct has deserved the attention of researchers and clinicians given that it is involved in the development and maintenance of psychological difficulties. In this context, with the aim of assessing psychological inflexibility in university students, the Acceptance and Action Questionnaire - University Students (AAQ-US) was developed. Objetives: To study the factor structure and psychometric properties of a Portuguese version of the AAQ-US, the AAQ-US-PT. Method: 262 participants (225 women and 37 men), aged 18 years or older, attending higher education, completed online a sociodemographic and academic questionnaire, the AAQ-US-PT), the Acceptance and Action Questionnaire II (AAQ-II), the Depression Anxiety and Stress Scales (DASS-21) and the Reaction to Tests Questionnaire (RT). Results: An exploratory factor analysis (EFA) pointed to a one-factor structure. The AAQ-US-PT showed a Cronbach's alpha value of .94. The test retest reliability showed a value of r = .83. All correlations with the other measures were statistically significant, the highest being with AAQ-II (r = .71; p <.001). The AAQ-US-PT also revealed incremental validity. Weak negative correlations were found with age (r = -.16; p = .010) and years of education (r = -.22; p <.001) and moderate negative correlations with the degree of satisfaction with the course attended (r = -.36; p <.001) and with the perceived academic performance (r = -.46; p <.001). There were no statistically significant differences (t(260) = .52; p = .607) between female and male participants, however, significant differences were observed (t(259) = 3.04; p = .003) among students in the 1st cycle (M = 40.07; SD = 17.59) and in the 2nd cycle of studies (M = 33.09; SD = 15.46). Conclusion: The current study provided a self-report instrument in available in the Portuguese language, that showed to be valid and reliable, allowing the increase of assessment resources targeting university students. |
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Estudo da estrutura fatorial e propriedades psicom?tricas da vers?o portuguesa do Acceptance and Action Questionnaire ? University Students (AAQ-US)Inflexibilidade psicol?gica - Psychological inflexibilityEstudantes universit?rios - University studentsEstrutura fatorial explorat?ria - Exploratory factor structurePropriedades psicom?tricas - Psychometric propertiesIntrodu??o: A inflexibilidade psicol?gica pode ser definida como um padr?o comportamental excessivamente controlado pelos pensamentos, sentimentos e outros acontecimentos privados ou no qual existe o evitamento destas experi?ncias internas, que compromete a??es mais efetivas e em conson?ncia com os valores. Este construto tem merecido aten??o de investigadores e cl?nicos atendendo ao seu papel no desenvolvimento e manuten??o de dificuldades psicol?gicas. Com o intuito de avaliar a inflexibilidade psicol?gica especificamente em estudantes universit?rios, foi desenvolvido o Acceptance and Action Questionnaire ? University Students (AAQ-US). Objetivos: O presente estudo pretendeu estudar a estrutura fatorial e propriedades psicom?tricas da vers?o portuguesa do AAQ-US, o AAQ-US-PT. M?todos: 262 indiv?duos (225 do sexo feminino e 37 do sexo masculino), com uma idade igual ou superior a 18 anos, a frequentar o ensino superior, preencheram online o um question?rio sociodemogr?fico e acad?mico, o AAQ-US-PT, Question?rio de Aceita??o e A??o II (AAQ-II), as Escalas de Ansiedade, Depress?o e Stress (EADS-21) e o Question?rio de Rea??o aos Testes (RT). Resultados: A an?lise fatorial explorat?ria (AFE) apontou para uma estrutura unidimensional do AAQ-US-PT. O AAQ-US-PT mostrou um valor de alfa de Cronbach de .94. A fidedignidade teste-reteste demostrou um valor de r = .83. Todas as correla??es com as demais medidas foram estatisticamente significativas, sendo a mais elevada com o AAQ-II (r = .71; p < .001). O AAQ-US-PT tamb?m revelou possuir validade incremental. Foram encontradas correla??es negativas fracas com a idade (r = -.16; p = .010) e com os anos de escolaridade (r = -.22; p < .001) e correla??es negativas moderadas com o grau de satisfa??o com o curso frequentado (r = -.36; p < .001) e com o rendimento escolar percebido no ensino superior (r = -.46; p < .001). N?o se observaram diferen?as estatisticamente significativas (t(260) = .52; p = .607) entre os participantes do sexo feminino e do sexo masculino, no entanto, observaram-se diferen?as significativas (t(259) = 3.04; p = .003) entre os estudantes do 1? ciclo (M = 40.07; DP = 17.59) e do 2? ciclo de estudos (M = 33.09; DP = 15.46). Conclus?o: Esta investiga??o possibilitou a disponibiliza??o de um instrumento de autorresposta em l?ngua portuguesa, v?lido e fidedigno, permitindo o aumento de recursos dispon?veis, no contexto de avalia??o psicol?gica dirigida a estudantes universit?rios. / Introduction: Psychological inflexibility can be defines as a behavioural pattern excessively controlled by thoughts, feelings and other private events or entailing the avoidance of these internal experiences and compromising the existence of effective and values congruent actions. This construct has deserved the attention of researchers and clinicians given that it is involved in the development and maintenance of psychological difficulties. In this context, with the aim of assessing psychological inflexibility in university students, the Acceptance and Action Questionnaire - University Students (AAQ-US) was developed. Objetives: To study the factor structure and psychometric properties of a Portuguese version of the AAQ-US, the AAQ-US-PT. Method: 262 participants (225 women and 37 men), aged 18 years or older, attending higher education, completed online a sociodemographic and academic questionnaire, the AAQ-US-PT), the Acceptance and Action Questionnaire II (AAQ-II), the Depression Anxiety and Stress Scales (DASS-21) and the Reaction to Tests Questionnaire (RT). Results: An exploratory factor analysis (EFA) pointed to a one-factor structure. The AAQ-US-PT showed a Cronbach's alpha value of .94. The test retest reliability showed a value of r = .83. All correlations with the other measures were statistically significant, the highest being with AAQ-II (r = .71; p <.001). The AAQ-US-PT also revealed incremental validity. Weak negative correlations were found with age (r = -.16; p = .010) and years of education (r = -.22; p <.001) and moderate negative correlations with the degree of satisfaction with the course attended (r = -.36; p <.001) and with the perceived academic performance (r = -.46; p <.001). There were no statistically significant differences (t(260) = .52; p = .607) between female and male participants, however, significant differences were observed (t(259) = 3.04; p = .003) among students in the 1st cycle (M = 40.07; SD = 17.59) and in the 2nd cycle of studies (M = 33.09; SD = 15.46). 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