O turista sénior - motivação e representações dos turistas seniores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Tânia da Costa
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/16811
Resumo: Dissertação de mestrado
id RCAP_fd0f40cb24262375cc52a49377097bbc
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/16811
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O turista sénior - motivação e representações dos turistas senioresRepresentaçõesTurismo séniorMotivaçõesTurismoRepresentationsSenior tourismMotivationsTourismDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoDissertação de mestradoO turismo sénior responde a uma necessidade de uma sociedade cada vez mais envelhecida. A evolução demográfica recente de Portugal tem-se caracterizado por um aumento do peso da população idosa e uma diminuição da população jovem e ativa. O objetivo geral deste estudo consiste em compreender as representações e motivações dos turistas seniores com base nas suas experiências anteriores. Na presente investigação, optou-se pela utilização de metodologia qualitativa. Para tal, desenvolveu-se uma entrevista semiestruturada como forma de aceder, através das narrativas, ao mundo interno de nove turistas seniores, com idades compreendidas entre os 69 e 84 anos e que frequentavam uma universidade sénior, situada na região Norte de Portugal, mais concretamente da cidade do Porto. Os dados analisados a luz da vertente teórica da Grande Theory permitem concluir que as motivações dos turistas seniores são um segmento heterogéneo, no entanto a maioria são motivados intrinsecamente pelo enriquecimento cultural. Os resultados demonstram que os turistas seniores descrevem as suas viagens com pormenor e autenticidade. Concluímos que as motivações dos turistas seniores vão desde a quebra de rotina, a mudança de ambiente, passando ainda por conhecer culturas e costumes diferentes, oportunidade de conhecer novos locais que ate agora ainda não tiveram oportunidade, revelando assim, maior disponibilidade a partir da idade da reforma. A identificação dos motivos que levam os turistas seniores a viajar e um ingrediente chave para compreender o processo de decisão dos turistas na medida que facilita a eficácia das atividades do marketing. É crucial uma mudança efetiva de paradigma na oferta de produtos e serviços desenvolvidos para os turistas seniores, uma vez que estes constituem um publico com maior disponibilidade de tempo e cada vez mais ativo.Senior tourism responds to a need for an increasingly aging society. The recent demographic evolution in Portugal is characterized by an increase in the weight of senior age groups and a reduction in the young and active population. The general objective of this study is to understand the representations and motivations of senior tourists based on their previous experiences. In this research, the use of qualitative methodology was chosen. For that, a semi-structured interview was developed, through the narratives, the internal world of nine senior tourists, aged between 69 and 84 and attending a senior university, located in the North of Portugal, more specifically in the city of Porto. The data analysed based on the Grounded Theory leads to the conclusion that the motivations of senior tourists are a heterogeneous segment, however most are intrinsically motivated by cultural enrichment, the results show that senior tourists represent their trips in detail and authenticity. It was concluded that the motivations of senior tourists range from a break in routine, to a change of environment, to getting to know different cultures and customs, or an opportunity to get to know new places that haven't had the opportunity until now, thus revealing greater availability from retirement age. Identifying the reasons why senior tourists travel is a key ingredient in understanding the tourist's decision-making process as it facilitates effective marketing activities. An effective paradigm shift in the supply of products and services developed for senior tourists is crucial as they are a more time-sensitive and increasingly active public.Fernandes, JoelRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMendes, Tânia da Costa2021-02-01T14:40:13Z2021-01-262021-01-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/16811TID:202604390porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:04:30Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/16811Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:36:27.254818Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O turista sénior - motivação e representações dos turistas seniores
title O turista sénior - motivação e representações dos turistas seniores
spellingShingle O turista sénior - motivação e representações dos turistas seniores
Mendes, Tânia da Costa
Representações
Turismo sénior
Motivações
Turismo
Representations
Senior tourism
Motivations
Tourism
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short O turista sénior - motivação e representações dos turistas seniores
title_full O turista sénior - motivação e representações dos turistas seniores
title_fullStr O turista sénior - motivação e representações dos turistas seniores
title_full_unstemmed O turista sénior - motivação e representações dos turistas seniores
title_sort O turista sénior - motivação e representações dos turistas seniores
author Mendes, Tânia da Costa
author_facet Mendes, Tânia da Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fernandes, Joel
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Tânia da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Representações
Turismo sénior
Motivações
Turismo
Representations
Senior tourism
Motivations
Tourism
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Representações
Turismo sénior
Motivações
Turismo
Representations
Senior tourism
Motivations
Tourism
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Dissertação de mestrado
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-01T14:40:13Z
2021-01-26
2021-01-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/16811
TID:202604390
url http://hdl.handle.net/10400.22/16811
identifier_str_mv TID:202604390
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131455815680000