Intervenção Socioeducativa no Acolhimento Residencial: Projetos, Atividades e Recursos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Beatriz Alexandra Oliveira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/96531
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
id RCAP_fd1f72b44f93c6e547256d7d868001ef
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/96531
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Intervenção Socioeducativa no Acolhimento Residencial: Projetos, Atividades e RecursosSocial-Educational Intervention in Residencial Care: Projects, Activities and ResourcesAcolhimento ResidencialPlano de Intervenção IndividualParentalidade PositivaIntervenção SocioeducativaCapacitaçãoResidential CareIndividual Intervention PlansPositive ParenthoodSocial-Educational InterventionTrainingRelatório de Estágio do Mestrado em Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoO presente relatório reporta o âmbito do estágio curricular do Mestrado em Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, que decorreu na Casa do Pai - Centro de Acolhimento Temporário da Fundação Bissaya Barreto. Com base nas necessidades institucionais identificadas, desenvolveram-se ações de planeamento, gestão, produção de recursos e avaliação da intervenção socioeducativa com as crianças e jovens em acolhimento residencial. Destaca-se a elaboração dos Planos de Intervenção Individual em que através de instrumentos de registo próprios, e tendo por base as suas necessidades socioemocionais, sociofamiliares e escolares previamente identificadas, se definiram objetivos, meios e atividades com vista ao desenvolvimento, educação e socialização das 12 crianças e jovens residencializados. Em resposta às necessidades de articulação entre a Casa e a Família, criou-se um guia de atividades - Alfabeto da Parentalidade Positiva, no qual se propõe 26 atividades, a serem implementadas pelos progenitores e/ou figuras de referência durante os fins-de-semana ou férias letivas. Além destes projetos, realizaram-se atividades de conscientização e capacitação no âmbito dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável, criaram-se cadernos de materiais de apoio para o ensino à distância, desenvolveram-se ações de formação, atividades temáticas para celebração de datas festivas e, ainda nos envolvemos nas atividades de teor técnico da instituição. Assim, ao longo do presente relatório apresentam-se as duas respostas socioeducativas referidas, em formato de projeto social, com base nas diretrizes de Serrano (2008) e relatamos as atividades desenvolvidas com apresentação das respetivas matrizes de planificação, recursos produzidos, avaliação executada e fotografias capturadas. O trabalho desenvolvido integrou as 12 crianças/jovens, as suas famílias a equipa técnica e educativa. Neste sentido, foram desenvolvidas 49 atividades no âmbito dos Planos de Intervenção Individual, um recurso destinado às famílias que, devido à sua sustentabilidade não só vai envolver as dos atuais residentes como também as das futuras crianças e jovens acolhidas. Ademais foram realizadas dez atividades temáticas, produzidos cinco recursos de facilitação ao estudo em casa, quatro atividades de sensibilização e, uma intervenção individual.This report refers to the scope of the curricular internship of the Master's Degree in Social Education, Development and Local Dynamics of the Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Coimbra, which took place at Casa do Pai - Temporary Foster Center of the Bissaya Barreto Foundation. Based on the needs identified, actions were developed in the planning, management, production of resources and evaluation of social-educational intervention with the children and young people in residential care. The preparation of Individual Intervention Plans is highlighted in which through their own registration instruments, and based on their social-emotional, social-familiar and school needs previously identified, objectives, means and activities were defined with an aim to the development, education and socialization of the 12 children and young people living there. In response to the needs of articulation between the Casa do Pai and the Family, an activity guide was created - Alphabet of Positive Parenthood, in which 26 activities are proposed, to be implemented by parents and/or reference figures during weekends or school holidays. In addition to these projects, awareness and training activities were carried out within the framework of the Sustainable Development Goals, notebooks of support materials for distance learning were created, training activities, thematic activities were developed to celebrate festive dates and, still, we were involved in the activities of technical content of the institution. Therefore, throughout this report, the two social-educational responses referred to in the format of Social Project, based on the guidelines of Serrano (2008) and report the activities developed with presentation of the respective planning matrices, resources produced, evaluation performed and captured photographs. The work developed included the 12 children/young people, their families, the technical and educational team. In this sense, 49 activities were developed under the Individual Intervention Plans, a resource for the families that, due to their sustainability, will not only involve those of current residents but also those of future children/young people taken in. In addition, ten thematic activities were carried out, five resources were produced to facilitate the study at home, four awareness activities and an individual intervention.2021-07-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/96531http://hdl.handle.net/10316/96531TID:202793460porCarvalho, Beatriz Alexandra Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T04:26:13Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/96531Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:14:46.235739Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Intervenção Socioeducativa no Acolhimento Residencial: Projetos, Atividades e Recursos
Social-Educational Intervention in Residencial Care: Projects, Activities and Resources
title Intervenção Socioeducativa no Acolhimento Residencial: Projetos, Atividades e Recursos
spellingShingle Intervenção Socioeducativa no Acolhimento Residencial: Projetos, Atividades e Recursos
Carvalho, Beatriz Alexandra Oliveira
Acolhimento Residencial
Plano de Intervenção Individual
Parentalidade Positiva
Intervenção Socioeducativa
Capacitação
Residential Care
Individual Intervention Plans
Positive Parenthood
Social-Educational Intervention
Training
title_short Intervenção Socioeducativa no Acolhimento Residencial: Projetos, Atividades e Recursos
title_full Intervenção Socioeducativa no Acolhimento Residencial: Projetos, Atividades e Recursos
title_fullStr Intervenção Socioeducativa no Acolhimento Residencial: Projetos, Atividades e Recursos
title_full_unstemmed Intervenção Socioeducativa no Acolhimento Residencial: Projetos, Atividades e Recursos
title_sort Intervenção Socioeducativa no Acolhimento Residencial: Projetos, Atividades e Recursos
author Carvalho, Beatriz Alexandra Oliveira
author_facet Carvalho, Beatriz Alexandra Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Beatriz Alexandra Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Acolhimento Residencial
Plano de Intervenção Individual
Parentalidade Positiva
Intervenção Socioeducativa
Capacitação
Residential Care
Individual Intervention Plans
Positive Parenthood
Social-Educational Intervention
Training
topic Acolhimento Residencial
Plano de Intervenção Individual
Parentalidade Positiva
Intervenção Socioeducativa
Capacitação
Residential Care
Individual Intervention Plans
Positive Parenthood
Social-Educational Intervention
Training
description Relatório de Estágio do Mestrado em Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/96531
http://hdl.handle.net/10316/96531
TID:202793460
url http://hdl.handle.net/10316/96531
identifier_str_mv TID:202793460
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134045816225792