Animação artística e cultural: intervenção no espaço escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/4683 |
Resumo: | A realização desta dissertação teve como objetivos perceber de que forma as atividades de animação cultural e artísticas desenvolvidas na escola, contribuíram para a melhoria social, o aumento da autoestima e participação ativa e responsável quer individual quer em grupo dos alunos em contexto escolar e se de alguma forma contribuiu para o seu próprio desenvolvimento. Este estudo teve como suporte a revisão bibliográfica de diversos autores, para perceber o papel da cultura e das manifestações artísticas na promoção nos alunos das suas capacidades de intervenção, na sua autoestima, na sua participação ativa e responsável e no seu empenho na realização destas atividades. Esta dissertação caracteriza a cultura, a educação, a arte e a animação sociocultural, que no sistema educativo, funciona em articulação de forma a dar uma mais-valia para o desenvolvimento integral dos alunos. O estudo realizado, mostra a intervenção que as atividades artísticas e culturais têm no desenvolvimento dos jovens no espaço escolar, dividindo-se em três partes principais, numa primeira fase expõe-se as questões e hipóteses em estudo, numa segunda fase faz-se a revisão bibliográfica, com o objetivo de enquadrar a investigação com a reflexão teórica e finalmente na última parte, o tratamento da pesquisa que se realizou através de três fontes, o questionário por inquérito aos alunos, a entrevista aos professores dinamizadores dos clubes escolares e a minha participação na observação das atividades realizadas pelos alunos no clube que coordenei. As conclusões a que chegamos foram que as atividades desenvolvidas na escola, tiveram na sua maioria uma participação responsável e ativa de todos os intervenientes nelas, assim como permitiu um crescimento pessoal e artístico, funcionando como uma experiência única e pessoal. Acredito que o desenvolvimento da pesquisa aqui proposta possa contribuir para dar uma maior importância às atividades de animação artísticas e culturais desenvolvidas em contexto escolar. |
id |
RCAP_fd21899a60afbdfc52739d7fcd8aea81 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/4683 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Animação artística e cultural: intervenção no espaço escolarAnimação culturalAnimação artísticaAnimação socioculturalEscolasA realização desta dissertação teve como objetivos perceber de que forma as atividades de animação cultural e artísticas desenvolvidas na escola, contribuíram para a melhoria social, o aumento da autoestima e participação ativa e responsável quer individual quer em grupo dos alunos em contexto escolar e se de alguma forma contribuiu para o seu próprio desenvolvimento. Este estudo teve como suporte a revisão bibliográfica de diversos autores, para perceber o papel da cultura e das manifestações artísticas na promoção nos alunos das suas capacidades de intervenção, na sua autoestima, na sua participação ativa e responsável e no seu empenho na realização destas atividades. Esta dissertação caracteriza a cultura, a educação, a arte e a animação sociocultural, que no sistema educativo, funciona em articulação de forma a dar uma mais-valia para o desenvolvimento integral dos alunos. O estudo realizado, mostra a intervenção que as atividades artísticas e culturais têm no desenvolvimento dos jovens no espaço escolar, dividindo-se em três partes principais, numa primeira fase expõe-se as questões e hipóteses em estudo, numa segunda fase faz-se a revisão bibliográfica, com o objetivo de enquadrar a investigação com a reflexão teórica e finalmente na última parte, o tratamento da pesquisa que se realizou através de três fontes, o questionário por inquérito aos alunos, a entrevista aos professores dinamizadores dos clubes escolares e a minha participação na observação das atividades realizadas pelos alunos no clube que coordenei. As conclusões a que chegamos foram que as atividades desenvolvidas na escola, tiveram na sua maioria uma participação responsável e ativa de todos os intervenientes nelas, assim como permitiu um crescimento pessoal e artístico, funcionando como uma experiência única e pessoal. Acredito que o desenvolvimento da pesquisa aqui proposta possa contribuir para dar uma maior importância às atividades de animação artísticas e culturais desenvolvidas em contexto escolar.The completion of this dissertation aimed to understand how the activities of cultural and artistic animation developed in school , contributed to social improvement, increased self - esteem and active and responsible participation either individually or in a group of students in schools and if somehow contributed to their own development . This study was supported by a literature review of various authors, to understand the role of culture and artistic expression in students in promoting their capacity to intervene in their self -esteem in their active and responsible participation and their commitment to these activities. This dissertation characterizes the culture, education, art and sociocultural, that the education system works in conjunction to give an added value to the overall development of students. The study shows that the intervention activities have artistic and cultural development of young people in the school, divided into three main parts, initially sets up the questions and hypotheses under study, a second phase is to literature review, in order to frame the research with theoretical reflection and finally the last part, the treatment of research that is conducted through three sources, the questionnaire survey of students, interviewing teachers and facilitators of school clubs my participation observation of the activities performed by the students in the club that I coordinated . The conclusions reached was that the activities in school, had mostly active and responsible participation of all actors in them, and also enabling personal growth and artistic, functioning as a unique and personal experience. I believe that the development of the proposed research will contribute to give greater importance to the activities of animation art and culture developed in the school context.2015-06-17T17:39:48Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/4683pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Noémia de Fátima Valério Roquereponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:28:33Zoai:repositorio.utad.pt:10348/4683Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:00:16.026144Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Animação artística e cultural: intervenção no espaço escolar |
title |
Animação artística e cultural: intervenção no espaço escolar |
spellingShingle |
Animação artística e cultural: intervenção no espaço escolar Pereira, Noémia de Fátima Valério Roque Animação cultural Animação artística Animação sociocultural Escolas |
title_short |
Animação artística e cultural: intervenção no espaço escolar |
title_full |
Animação artística e cultural: intervenção no espaço escolar |
title_fullStr |
Animação artística e cultural: intervenção no espaço escolar |
title_full_unstemmed |
Animação artística e cultural: intervenção no espaço escolar |
title_sort |
Animação artística e cultural: intervenção no espaço escolar |
author |
Pereira, Noémia de Fátima Valério Roque |
author_facet |
Pereira, Noémia de Fátima Valério Roque |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Noémia de Fátima Valério Roque |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Animação cultural Animação artística Animação sociocultural Escolas |
topic |
Animação cultural Animação artística Animação sociocultural Escolas |
description |
A realização desta dissertação teve como objetivos perceber de que forma as atividades de animação cultural e artísticas desenvolvidas na escola, contribuíram para a melhoria social, o aumento da autoestima e participação ativa e responsável quer individual quer em grupo dos alunos em contexto escolar e se de alguma forma contribuiu para o seu próprio desenvolvimento. Este estudo teve como suporte a revisão bibliográfica de diversos autores, para perceber o papel da cultura e das manifestações artísticas na promoção nos alunos das suas capacidades de intervenção, na sua autoestima, na sua participação ativa e responsável e no seu empenho na realização destas atividades. Esta dissertação caracteriza a cultura, a educação, a arte e a animação sociocultural, que no sistema educativo, funciona em articulação de forma a dar uma mais-valia para o desenvolvimento integral dos alunos. O estudo realizado, mostra a intervenção que as atividades artísticas e culturais têm no desenvolvimento dos jovens no espaço escolar, dividindo-se em três partes principais, numa primeira fase expõe-se as questões e hipóteses em estudo, numa segunda fase faz-se a revisão bibliográfica, com o objetivo de enquadrar a investigação com a reflexão teórica e finalmente na última parte, o tratamento da pesquisa que se realizou através de três fontes, o questionário por inquérito aos alunos, a entrevista aos professores dinamizadores dos clubes escolares e a minha participação na observação das atividades realizadas pelos alunos no clube que coordenei. As conclusões a que chegamos foram que as atividades desenvolvidas na escola, tiveram na sua maioria uma participação responsável e ativa de todos os intervenientes nelas, assim como permitiu um crescimento pessoal e artístico, funcionando como uma experiência única e pessoal. Acredito que o desenvolvimento da pesquisa aqui proposta possa contribuir para dar uma maior importância às atividades de animação artísticas e culturais desenvolvidas em contexto escolar. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-01T00:00:00Z 2014 2015-06-17T17:39:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/4683 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/4683 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
metadata only access info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
metadata only access |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137086136123392 |