Animação artística e cultural: intervenção no espaço escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Noémia de Fátima Valério Roque
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/4683
Resumo: A realização desta dissertação teve como objetivos perceber de que forma as atividades de animação cultural e artísticas desenvolvidas na escola, contribuíram para a melhoria social, o aumento da autoestima e participação ativa e responsável quer individual quer em grupo dos alunos em contexto escolar e se de alguma forma contribuiu para o seu próprio desenvolvimento. Este estudo teve como suporte a revisão bibliográfica de diversos autores, para perceber o papel da cultura e das manifestações artísticas na promoção nos alunos das suas capacidades de intervenção, na sua autoestima, na sua participação ativa e responsável e no seu empenho na realização destas atividades. Esta dissertação caracteriza a cultura, a educação, a arte e a animação sociocultural, que no sistema educativo, funciona em articulação de forma a dar uma mais-valia para o desenvolvimento integral dos alunos. O estudo realizado, mostra a intervenção que as atividades artísticas e culturais têm no desenvolvimento dos jovens no espaço escolar, dividindo-se em três partes principais, numa primeira fase expõe-se as questões e hipóteses em estudo, numa segunda fase faz-se a revisão bibliográfica, com o objetivo de enquadrar a investigação com a reflexão teórica e finalmente na última parte, o tratamento da pesquisa que se realizou através de três fontes, o questionário por inquérito aos alunos, a entrevista aos professores dinamizadores dos clubes escolares e a minha participação na observação das atividades realizadas pelos alunos no clube que coordenei. As conclusões a que chegamos foram que as atividades desenvolvidas na escola, tiveram na sua maioria uma participação responsável e ativa de todos os intervenientes nelas, assim como permitiu um crescimento pessoal e artístico, funcionando como uma experiência única e pessoal. Acredito que o desenvolvimento da pesquisa aqui proposta possa contribuir para dar uma maior importância às atividades de animação artísticas e culturais desenvolvidas em contexto escolar.
id RCAP_fd21899a60afbdfc52739d7fcd8aea81
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/4683
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Animação artística e cultural: intervenção no espaço escolarAnimação culturalAnimação artísticaAnimação socioculturalEscolasA realização desta dissertação teve como objetivos perceber de que forma as atividades de animação cultural e artísticas desenvolvidas na escola, contribuíram para a melhoria social, o aumento da autoestima e participação ativa e responsável quer individual quer em grupo dos alunos em contexto escolar e se de alguma forma contribuiu para o seu próprio desenvolvimento. Este estudo teve como suporte a revisão bibliográfica de diversos autores, para perceber o papel da cultura e das manifestações artísticas na promoção nos alunos das suas capacidades de intervenção, na sua autoestima, na sua participação ativa e responsável e no seu empenho na realização destas atividades. Esta dissertação caracteriza a cultura, a educação, a arte e a animação sociocultural, que no sistema educativo, funciona em articulação de forma a dar uma mais-valia para o desenvolvimento integral dos alunos. O estudo realizado, mostra a intervenção que as atividades artísticas e culturais têm no desenvolvimento dos jovens no espaço escolar, dividindo-se em três partes principais, numa primeira fase expõe-se as questões e hipóteses em estudo, numa segunda fase faz-se a revisão bibliográfica, com o objetivo de enquadrar a investigação com a reflexão teórica e finalmente na última parte, o tratamento da pesquisa que se realizou através de três fontes, o questionário por inquérito aos alunos, a entrevista aos professores dinamizadores dos clubes escolares e a minha participação na observação das atividades realizadas pelos alunos no clube que coordenei. As conclusões a que chegamos foram que as atividades desenvolvidas na escola, tiveram na sua maioria uma participação responsável e ativa de todos os intervenientes nelas, assim como permitiu um crescimento pessoal e artístico, funcionando como uma experiência única e pessoal. Acredito que o desenvolvimento da pesquisa aqui proposta possa contribuir para dar uma maior importância às atividades de animação artísticas e culturais desenvolvidas em contexto escolar.The completion of this dissertation aimed to understand how the activities of cultural and artistic animation developed in school , contributed to social improvement, increased self - esteem and active and responsible participation either individually or in a group of students in schools and if somehow contributed to their own development . This study was supported by a literature review of various authors, to understand the role of culture and artistic expression in students in promoting their capacity to intervene in their self -esteem in their active and responsible participation and their commitment to these activities. This dissertation characterizes the culture, education, art and sociocultural, that the education system works in conjunction to give an added value to the overall development of students. The study shows that the intervention activities have artistic and cultural development of young people in the school, divided into three main parts, initially sets up the questions and hypotheses under study, a second phase is to literature review, in order to frame the research with theoretical reflection and finally the last part, the treatment of research that is conducted through three sources, the questionnaire survey of students, interviewing teachers and facilitators of school clubs my participation observation of the activities performed by the students in the club that I coordinated . The conclusions reached was that the activities in school, had mostly active and responsible participation of all actors in them, and also enabling personal growth and artistic, functioning as a unique and personal experience. I believe that the development of the proposed research will contribute to give greater importance to the activities of animation art and culture developed in the school context.2015-06-17T17:39:48Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/4683pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Noémia de Fátima Valério Roquereponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:28:33Zoai:repositorio.utad.pt:10348/4683Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:00:16.026144Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Animação artística e cultural: intervenção no espaço escolar
title Animação artística e cultural: intervenção no espaço escolar
spellingShingle Animação artística e cultural: intervenção no espaço escolar
Pereira, Noémia de Fátima Valério Roque
Animação cultural
Animação artística
Animação sociocultural
Escolas
title_short Animação artística e cultural: intervenção no espaço escolar
title_full Animação artística e cultural: intervenção no espaço escolar
title_fullStr Animação artística e cultural: intervenção no espaço escolar
title_full_unstemmed Animação artística e cultural: intervenção no espaço escolar
title_sort Animação artística e cultural: intervenção no espaço escolar
author Pereira, Noémia de Fátima Valério Roque
author_facet Pereira, Noémia de Fátima Valério Roque
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Noémia de Fátima Valério Roque
dc.subject.por.fl_str_mv Animação cultural
Animação artística
Animação sociocultural
Escolas
topic Animação cultural
Animação artística
Animação sociocultural
Escolas
description A realização desta dissertação teve como objetivos perceber de que forma as atividades de animação cultural e artísticas desenvolvidas na escola, contribuíram para a melhoria social, o aumento da autoestima e participação ativa e responsável quer individual quer em grupo dos alunos em contexto escolar e se de alguma forma contribuiu para o seu próprio desenvolvimento. Este estudo teve como suporte a revisão bibliográfica de diversos autores, para perceber o papel da cultura e das manifestações artísticas na promoção nos alunos das suas capacidades de intervenção, na sua autoestima, na sua participação ativa e responsável e no seu empenho na realização destas atividades. Esta dissertação caracteriza a cultura, a educação, a arte e a animação sociocultural, que no sistema educativo, funciona em articulação de forma a dar uma mais-valia para o desenvolvimento integral dos alunos. O estudo realizado, mostra a intervenção que as atividades artísticas e culturais têm no desenvolvimento dos jovens no espaço escolar, dividindo-se em três partes principais, numa primeira fase expõe-se as questões e hipóteses em estudo, numa segunda fase faz-se a revisão bibliográfica, com o objetivo de enquadrar a investigação com a reflexão teórica e finalmente na última parte, o tratamento da pesquisa que se realizou através de três fontes, o questionário por inquérito aos alunos, a entrevista aos professores dinamizadores dos clubes escolares e a minha participação na observação das atividades realizadas pelos alunos no clube que coordenei. As conclusões a que chegamos foram que as atividades desenvolvidas na escola, tiveram na sua maioria uma participação responsável e ativa de todos os intervenientes nelas, assim como permitiu um crescimento pessoal e artístico, funcionando como uma experiência única e pessoal. Acredito que o desenvolvimento da pesquisa aqui proposta possa contribuir para dar uma maior importância às atividades de animação artísticas e culturais desenvolvidas em contexto escolar.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014
2015-06-17T17:39:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/4683
url http://hdl.handle.net/10348/4683
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137086136123392