A disciplina de TIC de 9º ano e as competências do aluno do séc. XXI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Liliana Inês Batista
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/7783
Resumo: Num mundo digitalizado, onde conceitos como Big Data, Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Marketing Digital, Encriptação e Robótica são apresentados como pilares da indústria, é necessário que as competências digitais sejam adquiridas por todos, para que todos possam de igual forma usufruir das oportunidades criadas pela tecnologia. Neste sentido a disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) tem um papel importante no desenvolvimento das competências digitais. No entanto, seguindo as orientações do Ministério da Educação, não deve centrar-se apenas em competências técnicas e deve contribuir para o desenvolvimento de competências capazes de preparar os jovens para as exigências do século XXI. Este projeto integra uma investigação sobre a própria prática profissional, questionando como desenvolver atividades na disciplina de TIC de 9º ano que promovam competências do século XXI. Através da revisão da literatura é feita referência ao percurso da disciplina de TIC no currículo em Portugal, são apresentadas as competências dos alunos do século XXI, o estado atual da disciplina de TIC de 9º ano e a influência das TIC na promoção de competências. Nesta investigação foi desenhada uma atividade e implementada com alunos do 9º ano de escolaridade. O método utilizado foi a investigação-ação, através de análise documental e de observação direta. Foram obtidos dados e analisados de forma a validar se a atividade desenhada promovia o desenvolvimento de competências do aluno do século XXI. Os dados obtidos revelaram que a atividade desenvolveu as competências que estavam previstas.
id RCAP_fd25c3ba5bcbe23b408d6b8522b5318e
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/7783
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A disciplina de TIC de 9º ano e as competências do aluno do séc. XXITecnologia da EducaçãoAprendizagemEnsino básico do 3º cicloDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoNum mundo digitalizado, onde conceitos como Big Data, Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Marketing Digital, Encriptação e Robótica são apresentados como pilares da indústria, é necessário que as competências digitais sejam adquiridas por todos, para que todos possam de igual forma usufruir das oportunidades criadas pela tecnologia. Neste sentido a disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) tem um papel importante no desenvolvimento das competências digitais. No entanto, seguindo as orientações do Ministério da Educação, não deve centrar-se apenas em competências técnicas e deve contribuir para o desenvolvimento de competências capazes de preparar os jovens para as exigências do século XXI. Este projeto integra uma investigação sobre a própria prática profissional, questionando como desenvolver atividades na disciplina de TIC de 9º ano que promovam competências do século XXI. Através da revisão da literatura é feita referência ao percurso da disciplina de TIC no currículo em Portugal, são apresentadas as competências dos alunos do século XXI, o estado atual da disciplina de TIC de 9º ano e a influência das TIC na promoção de competências. Nesta investigação foi desenhada uma atividade e implementada com alunos do 9º ano de escolaridade. O método utilizado foi a investigação-ação, através de análise documental e de observação direta. Foram obtidos dados e analisados de forma a validar se a atividade desenhada promovia o desenvolvimento de competências do aluno do século XXI. Os dados obtidos revelaram que a atividade desenvolveu as competências que estavam previstas.Freire, Carla Sofia CostaCosta, Rogério Paulo Pais daIC-OnlineFerreira, Liliana Inês Batista2022-10-18T11:42:47Z2022-07-222022-07-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/7783TID:203080815porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:55:56Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/7783Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:50:39.097820Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A disciplina de TIC de 9º ano e as competências do aluno do séc. XXI
title A disciplina de TIC de 9º ano e as competências do aluno do séc. XXI
spellingShingle A disciplina de TIC de 9º ano e as competências do aluno do séc. XXI
Ferreira, Liliana Inês Batista
Tecnologia da Educação
Aprendizagem
Ensino básico do 3º ciclo
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A disciplina de TIC de 9º ano e as competências do aluno do séc. XXI
title_full A disciplina de TIC de 9º ano e as competências do aluno do séc. XXI
title_fullStr A disciplina de TIC de 9º ano e as competências do aluno do séc. XXI
title_full_unstemmed A disciplina de TIC de 9º ano e as competências do aluno do séc. XXI
title_sort A disciplina de TIC de 9º ano e as competências do aluno do séc. XXI
author Ferreira, Liliana Inês Batista
author_facet Ferreira, Liliana Inês Batista
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freire, Carla Sofia Costa
Costa, Rogério Paulo Pais da
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Liliana Inês Batista
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia da Educação
Aprendizagem
Ensino básico do 3º ciclo
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Tecnologia da Educação
Aprendizagem
Ensino básico do 3º ciclo
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Num mundo digitalizado, onde conceitos como Big Data, Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Marketing Digital, Encriptação e Robótica são apresentados como pilares da indústria, é necessário que as competências digitais sejam adquiridas por todos, para que todos possam de igual forma usufruir das oportunidades criadas pela tecnologia. Neste sentido a disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) tem um papel importante no desenvolvimento das competências digitais. No entanto, seguindo as orientações do Ministério da Educação, não deve centrar-se apenas em competências técnicas e deve contribuir para o desenvolvimento de competências capazes de preparar os jovens para as exigências do século XXI. Este projeto integra uma investigação sobre a própria prática profissional, questionando como desenvolver atividades na disciplina de TIC de 9º ano que promovam competências do século XXI. Através da revisão da literatura é feita referência ao percurso da disciplina de TIC no currículo em Portugal, são apresentadas as competências dos alunos do século XXI, o estado atual da disciplina de TIC de 9º ano e a influência das TIC na promoção de competências. Nesta investigação foi desenhada uma atividade e implementada com alunos do 9º ano de escolaridade. O método utilizado foi a investigação-ação, através de análise documental e de observação direta. Foram obtidos dados e analisados de forma a validar se a atividade desenhada promovia o desenvolvimento de competências do aluno do século XXI. Os dados obtidos revelaram que a atividade desenvolveu as competências que estavam previstas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-18T11:42:47Z
2022-07-22
2022-07-22T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/7783
TID:203080815
url http://hdl.handle.net/10400.8/7783
identifier_str_mv TID:203080815
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136998865240064