Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º e 2.º CEB e Investigando as ideias dos alunos do 3.º ano de escolaridade acerca da dissolução em líquidos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/2656 |
Resumo: | O presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensinodo 1.º e do 2.º Ciclos do Ensino Básico. Este encontra-se organizadoem duas partes: Dimensão Reflexiva e Dimensão Investigativa. Na Dimensão Reflexiva reflete-se acerca dos contextos e intervenientes onde decorreram as Práticas Pedagógicas em 1.º e 2.ºCiclo do Ensino Básico, bem como situações vivenciadas em todos eles e aprendizagens desenvolvidas a nível pessoal, social e profissional. Relativamente à Dimensão Investigativa, esta apresenta um estudo de caso acerca das ideias, relativas à dissolução em líquidos, de cinco alunos do 3.º ano de escolaridade, antes e após a implementação de uma proposta pedagógica, de modo a compreender a influência desta nas ideias das crianças. Esta investigação é um estudo caso, de caráter qualitativo, da qual foi definida a seguinte questão de investigação: “Qual a influência das atividades práticas-experimentais nas ideias dos alunos do 3.º ano acerca da dissolução em líquidos?”. Os dados recolhidos mostram que as atividades práticas-experimentais, realizadas na proposta pedagógica, poderão ter contribuído para que as ideias dos alunos, acerca da dissolução em líquidos, evoluíssem para ideias cientificamente mais corretas e completas. |
id |
RCAP_34d76a2a43bfdc7ab5336c74e69bcc83 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/2656 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º e 2.º CEB e Investigando as ideias dos alunos do 3.º ano de escolaridade acerca da dissolução em líquidosEnsino básico do 1º cicloEnsino básico do 2º cicloAprendizagemEnsino das ciênciasDomínio/Área Científica::HumanidadesO presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensinodo 1.º e do 2.º Ciclos do Ensino Básico. Este encontra-se organizadoem duas partes: Dimensão Reflexiva e Dimensão Investigativa. Na Dimensão Reflexiva reflete-se acerca dos contextos e intervenientes onde decorreram as Práticas Pedagógicas em 1.º e 2.ºCiclo do Ensino Básico, bem como situações vivenciadas em todos eles e aprendizagens desenvolvidas a nível pessoal, social e profissional. Relativamente à Dimensão Investigativa, esta apresenta um estudo de caso acerca das ideias, relativas à dissolução em líquidos, de cinco alunos do 3.º ano de escolaridade, antes e após a implementação de uma proposta pedagógica, de modo a compreender a influência desta nas ideias das crianças. Esta investigação é um estudo caso, de caráter qualitativo, da qual foi definida a seguinte questão de investigação: “Qual a influência das atividades práticas-experimentais nas ideias dos alunos do 3.º ano acerca da dissolução em líquidos?”. Os dados recolhidos mostram que as atividades práticas-experimentais, realizadas na proposta pedagógica, poderão ter contribuído para que as ideias dos alunos, acerca da dissolução em líquidos, evoluíssem para ideias cientificamente mais corretas e completas.Reis, Susana Alexandre dosIC-OnlineFrancisco, Vanessa Alexandra Miranda2017-07-07T09:57:34Z2017-06-122017-06-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/2656TID:201711958porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:45:36Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/2656Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:46:58.607621Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º e 2.º CEB e Investigando as ideias dos alunos do 3.º ano de escolaridade acerca da dissolução em líquidos |
title |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º e 2.º CEB e Investigando as ideias dos alunos do 3.º ano de escolaridade acerca da dissolução em líquidos |
spellingShingle |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º e 2.º CEB e Investigando as ideias dos alunos do 3.º ano de escolaridade acerca da dissolução em líquidos Francisco, Vanessa Alexandra Miranda Ensino básico do 1º ciclo Ensino básico do 2º ciclo Aprendizagem Ensino das ciências Domínio/Área Científica::Humanidades |
title_short |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º e 2.º CEB e Investigando as ideias dos alunos do 3.º ano de escolaridade acerca da dissolução em líquidos |
title_full |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º e 2.º CEB e Investigando as ideias dos alunos do 3.º ano de escolaridade acerca da dissolução em líquidos |
title_fullStr |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º e 2.º CEB e Investigando as ideias dos alunos do 3.º ano de escolaridade acerca da dissolução em líquidos |
title_full_unstemmed |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º e 2.º CEB e Investigando as ideias dos alunos do 3.º ano de escolaridade acerca da dissolução em líquidos |
title_sort |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º e 2.º CEB e Investigando as ideias dos alunos do 3.º ano de escolaridade acerca da dissolução em líquidos |
author |
Francisco, Vanessa Alexandra Miranda |
author_facet |
Francisco, Vanessa Alexandra Miranda |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Reis, Susana Alexandre dos IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Francisco, Vanessa Alexandra Miranda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino básico do 1º ciclo Ensino básico do 2º ciclo Aprendizagem Ensino das ciências Domínio/Área Científica::Humanidades |
topic |
Ensino básico do 1º ciclo Ensino básico do 2º ciclo Aprendizagem Ensino das ciências Domínio/Área Científica::Humanidades |
description |
O presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensinodo 1.º e do 2.º Ciclos do Ensino Básico. Este encontra-se organizadoem duas partes: Dimensão Reflexiva e Dimensão Investigativa. Na Dimensão Reflexiva reflete-se acerca dos contextos e intervenientes onde decorreram as Práticas Pedagógicas em 1.º e 2.ºCiclo do Ensino Básico, bem como situações vivenciadas em todos eles e aprendizagens desenvolvidas a nível pessoal, social e profissional. Relativamente à Dimensão Investigativa, esta apresenta um estudo de caso acerca das ideias, relativas à dissolução em líquidos, de cinco alunos do 3.º ano de escolaridade, antes e após a implementação de uma proposta pedagógica, de modo a compreender a influência desta nas ideias das crianças. Esta investigação é um estudo caso, de caráter qualitativo, da qual foi definida a seguinte questão de investigação: “Qual a influência das atividades práticas-experimentais nas ideias dos alunos do 3.º ano acerca da dissolução em líquidos?”. Os dados recolhidos mostram que as atividades práticas-experimentais, realizadas na proposta pedagógica, poderão ter contribuído para que as ideias dos alunos, acerca da dissolução em líquidos, evoluíssem para ideias cientificamente mais corretas e completas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-07T09:57:34Z 2017-06-12 2017-06-12T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/2656 TID:201711958 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/2656 |
identifier_str_mv |
TID:201711958 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136964247552000 |