Eleições autárquicas 2.0: análise das estratégias de comunicação online de candidatos, partidos e movimentos independentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, S. C.
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Bicho, C. P.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/11595
Resumo: As redes sociais são uma ferramenta indispensável na comunicação política em período de campanha eleitoral. Este artigo pretende contribuir para o debate teórico sobre se as campanhas online contribuem para uma mudança de paradigma comunicacional entre candidatos e eleitores ou, ao invés, reproduzem os estilos e formatos preconizados pelos mass media. O estudo parte da análise de conteúdo das páginas de Facebook de partidos políticos e movimentos independentes relativas às eleições autárquicas de setembro de 2013. Após a análise descritiva é apresentado um modelo explicativo exploratório sobre as variações na interatividade entre páginas.
id RCAP_fd3c04e6c6c1ed7b3e9b86f5015909f4
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/11595
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Eleições autárquicas 2.0: análise das estratégias de comunicação online de candidatos, partidos e movimentos independentesRedes sociaisEleiçõesComunicação políticaCampanhas eleitoraisAs redes sociais são uma ferramenta indispensável na comunicação política em período de campanha eleitoral. Este artigo pretende contribuir para o debate teórico sobre se as campanhas online contribuem para uma mudança de paradigma comunicacional entre candidatos e eleitores ou, ao invés, reproduzem os estilos e formatos preconizados pelos mass media. O estudo parte da análise de conteúdo das páginas de Facebook de partidos políticos e movimentos independentes relativas às eleições autárquicas de setembro de 2013. Após a análise descritiva é apresentado um modelo explicativo exploratório sobre as variações na interatividade entre páginas.Editora Mundos Sociais2016-06-30T11:30:39Z2016-01-01T00:00:00Z20162019-04-12T15:13:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/11595por0873-652910.7458/SPP2016813893Santos, S. C.Bicho, C. P.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:53:43Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/11595Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:26:58.384256Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Eleições autárquicas 2.0: análise das estratégias de comunicação online de candidatos, partidos e movimentos independentes
title Eleições autárquicas 2.0: análise das estratégias de comunicação online de candidatos, partidos e movimentos independentes
spellingShingle Eleições autárquicas 2.0: análise das estratégias de comunicação online de candidatos, partidos e movimentos independentes
Santos, S. C.
Redes sociais
Eleições
Comunicação política
Campanhas eleitorais
title_short Eleições autárquicas 2.0: análise das estratégias de comunicação online de candidatos, partidos e movimentos independentes
title_full Eleições autárquicas 2.0: análise das estratégias de comunicação online de candidatos, partidos e movimentos independentes
title_fullStr Eleições autárquicas 2.0: análise das estratégias de comunicação online de candidatos, partidos e movimentos independentes
title_full_unstemmed Eleições autárquicas 2.0: análise das estratégias de comunicação online de candidatos, partidos e movimentos independentes
title_sort Eleições autárquicas 2.0: análise das estratégias de comunicação online de candidatos, partidos e movimentos independentes
author Santos, S. C.
author_facet Santos, S. C.
Bicho, C. P.
author_role author
author2 Bicho, C. P.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, S. C.
Bicho, C. P.
dc.subject.por.fl_str_mv Redes sociais
Eleições
Comunicação política
Campanhas eleitorais
topic Redes sociais
Eleições
Comunicação política
Campanhas eleitorais
description As redes sociais são uma ferramenta indispensável na comunicação política em período de campanha eleitoral. Este artigo pretende contribuir para o debate teórico sobre se as campanhas online contribuem para uma mudança de paradigma comunicacional entre candidatos e eleitores ou, ao invés, reproduzem os estilos e formatos preconizados pelos mass media. O estudo parte da análise de conteúdo das páginas de Facebook de partidos políticos e movimentos independentes relativas às eleições autárquicas de setembro de 2013. Após a análise descritiva é apresentado um modelo explicativo exploratório sobre as variações na interatividade entre páginas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-30T11:30:39Z
2016-01-01T00:00:00Z
2016
2019-04-12T15:13:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/11595
url http://hdl.handle.net/10071/11595
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0873-6529
10.7458/SPP2016813893
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Mundos Sociais
publisher.none.fl_str_mv Editora Mundos Sociais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134832878419968