Eleições autárquicas 2.0: análise das estratégias de comunicação online de candidatos, partidos e movimentos independentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/11595 |
Resumo: | As redes sociais são uma ferramenta indispensável na comunicação política em período de campanha eleitoral. Este artigo pretende contribuir para o debate teórico sobre se as campanhas online contribuem para uma mudança de paradigma comunicacional entre candidatos e eleitores ou, ao invés, reproduzem os estilos e formatos preconizados pelos mass media. O estudo parte da análise de conteúdo das páginas de Facebook de partidos políticos e movimentos independentes relativas às eleições autárquicas de setembro de 2013. Após a análise descritiva é apresentado um modelo explicativo exploratório sobre as variações na interatividade entre páginas. |
id |
RCAP_fd3c04e6c6c1ed7b3e9b86f5015909f4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/11595 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Eleições autárquicas 2.0: análise das estratégias de comunicação online de candidatos, partidos e movimentos independentesRedes sociaisEleiçõesComunicação políticaCampanhas eleitoraisAs redes sociais são uma ferramenta indispensável na comunicação política em período de campanha eleitoral. Este artigo pretende contribuir para o debate teórico sobre se as campanhas online contribuem para uma mudança de paradigma comunicacional entre candidatos e eleitores ou, ao invés, reproduzem os estilos e formatos preconizados pelos mass media. O estudo parte da análise de conteúdo das páginas de Facebook de partidos políticos e movimentos independentes relativas às eleições autárquicas de setembro de 2013. Após a análise descritiva é apresentado um modelo explicativo exploratório sobre as variações na interatividade entre páginas.Editora Mundos Sociais2016-06-30T11:30:39Z2016-01-01T00:00:00Z20162019-04-12T15:13:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/11595por0873-652910.7458/SPP2016813893Santos, S. C.Bicho, C. P.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:53:43Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/11595Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:26:58.384256Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Eleições autárquicas 2.0: análise das estratégias de comunicação online de candidatos, partidos e movimentos independentes |
title |
Eleições autárquicas 2.0: análise das estratégias de comunicação online de candidatos, partidos e movimentos independentes |
spellingShingle |
Eleições autárquicas 2.0: análise das estratégias de comunicação online de candidatos, partidos e movimentos independentes Santos, S. C. Redes sociais Eleições Comunicação política Campanhas eleitorais |
title_short |
Eleições autárquicas 2.0: análise das estratégias de comunicação online de candidatos, partidos e movimentos independentes |
title_full |
Eleições autárquicas 2.0: análise das estratégias de comunicação online de candidatos, partidos e movimentos independentes |
title_fullStr |
Eleições autárquicas 2.0: análise das estratégias de comunicação online de candidatos, partidos e movimentos independentes |
title_full_unstemmed |
Eleições autárquicas 2.0: análise das estratégias de comunicação online de candidatos, partidos e movimentos independentes |
title_sort |
Eleições autárquicas 2.0: análise das estratégias de comunicação online de candidatos, partidos e movimentos independentes |
author |
Santos, S. C. |
author_facet |
Santos, S. C. Bicho, C. P. |
author_role |
author |
author2 |
Bicho, C. P. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, S. C. Bicho, C. P. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Redes sociais Eleições Comunicação política Campanhas eleitorais |
topic |
Redes sociais Eleições Comunicação política Campanhas eleitorais |
description |
As redes sociais são uma ferramenta indispensável na comunicação política em período de campanha eleitoral. Este artigo pretende contribuir para o debate teórico sobre se as campanhas online contribuem para uma mudança de paradigma comunicacional entre candidatos e eleitores ou, ao invés, reproduzem os estilos e formatos preconizados pelos mass media. O estudo parte da análise de conteúdo das páginas de Facebook de partidos políticos e movimentos independentes relativas às eleições autárquicas de setembro de 2013. Após a análise descritiva é apresentado um modelo explicativo exploratório sobre as variações na interatividade entre páginas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-30T11:30:39Z 2016-01-01T00:00:00Z 2016 2019-04-12T15:13:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10071/11595 |
url |
http://hdl.handle.net/10071/11595 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
0873-6529 10.7458/SPP2016813893 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Mundos Sociais |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Mundos Sociais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134832878419968 |