Patrocínio de Eventos Desportivos de Cariz Social como Estratégia de Responsabilidade Social Corporativa e Empreendedorismo Social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pombo, Inês Pinto da Cruz
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/6040
Resumo: O objetivo deste estudo foca-se na compreensão dos motivos pelos quais as empresas apoiam/patrocinam ações ou projetos de cariz social relacionados com o desporto. Para tal foi aplicado um questionário presencial a empresas da Região da Beira Interior (N= 80), e que operam em diversos setores económicos, de forma a analisar se razões ligadas ao empreendedorismo e/ou responsabilidade social corporativa estão na origem desse envolvimento. O questionário foi composto por cinco dimensões de análise: inovação e criatividade; motivação; responsabilidade social; imagem; e vendas/dinheiro. Através de uma análise fatorial exploratória, analisou-se a confiabilidade dos factores, através do qual se dividiu os 19 itens em 4 fatores: manter clientes e motivar funcionários; inovação e criatividade; imagem da empresa; e responsabilidade social. A análise de correlações mostrou correlações fortes entre a motivação dos funcionários e a sua identificação com a empresa e entre a alteração pública sobre a conduta da empresa que combate a publicidade negativa que possa ter. O principal motivo apontado pelas empresas para apoiarem ações ou projetos desportivos de natureza comunitária é o de que acreditam que todo o tipo de empresas tem responsabilidade social, sendo o ganhar dinheiro é o último motivo apontado quando pensam em envolver-se neste tipo de iniciativas. É possível concluir que se as empresas mostrarem ações de responsabilidade social, permite-lhes melhorar o seu posicionamento no mercado e consequentemente manter clientes e motivar funcionários.
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