Olímpia era tão alta que a sua cabeça desaparecia entre as nuvens
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://ojs.letras.up.pt/index.php/EL/article/view/11068 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo primordial refletir sobre a noção de grau e as estruturas que permitem a sua expressão, realçando a sua importância para a compreensão na leitura e o desenvolvimento de competências (meta)linguísticas e comunicativas do aluno. Assim, primeiramente, realizar-se-á uma breve revisão da expressão do grau e da compreensão da leitura. De modo a enquadrar a temática e os conteúdos ao nível do ensino, apresentar-se-á a análise dos documentos normativos que orientam o ensino do Português nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, evidenciando de que forma a expressão do grau surge proposta para abordagem. Nesse sentido, analisar-se-ão os diferentes documentos orientadores do ensino do português, por anos de escolaridade, identificando os domínios em que surge o conteúdo, registando as suas ocorrências diretas e indiretas. Este conteúdo é proposto sobretudo no domínio da gramática. Posteriormente, explorar-se-á a obra A girafa que comia estrelas, de José Eduardo Agualusa, evidenciando de que forma os mecanismos de expressão do grau auxiliam na construção dos sentidos do texto. Por fim, será realizada uma breve reflexão sobre a necessidade de conhecimentos científicos e sólidos sobre a estrutura e funcionamento da língua para que se consiga aceder ao sentido do texto e delinear atividades pedagógicas relevantes e consequentes. |
id |
RCAP_fd82e796a07fa82a74011a02367130bd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/11068 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Olímpia era tão alta que a sua cabeça desaparecia entre as nuvensArtigosO presente artigo tem como objetivo primordial refletir sobre a noção de grau e as estruturas que permitem a sua expressão, realçando a sua importância para a compreensão na leitura e o desenvolvimento de competências (meta)linguísticas e comunicativas do aluno. Assim, primeiramente, realizar-se-á uma breve revisão da expressão do grau e da compreensão da leitura. De modo a enquadrar a temática e os conteúdos ao nível do ensino, apresentar-se-á a análise dos documentos normativos que orientam o ensino do Português nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, evidenciando de que forma a expressão do grau surge proposta para abordagem. Nesse sentido, analisar-se-ão os diferentes documentos orientadores do ensino do português, por anos de escolaridade, identificando os domínios em que surge o conteúdo, registando as suas ocorrências diretas e indiretas. Este conteúdo é proposto sobretudo no domínio da gramática. Posteriormente, explorar-se-á a obra A girafa que comia estrelas, de José Eduardo Agualusa, evidenciando de que forma os mecanismos de expressão do grau auxiliam na construção dos sentidos do texto. Por fim, será realizada uma breve reflexão sobre a necessidade de conhecimentos científicos e sólidos sobre a estrutura e funcionamento da língua para que se consiga aceder ao sentido do texto e delinear atividades pedagógicas relevantes e consequentes.Faculdade de Letras da UP2021-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://ojs.letras.up.pt/index.php/EL/article/view/11068por2182-97131646-6195Oliveira, Inêsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-11T04:47:14Zoai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/11068Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:29:57.320517Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Olímpia era tão alta que a sua cabeça desaparecia entre as nuvens |
title |
Olímpia era tão alta que a sua cabeça desaparecia entre as nuvens |
spellingShingle |
Olímpia era tão alta que a sua cabeça desaparecia entre as nuvens Oliveira, Inês Artigos |
title_short |
Olímpia era tão alta que a sua cabeça desaparecia entre as nuvens |
title_full |
Olímpia era tão alta que a sua cabeça desaparecia entre as nuvens |
title_fullStr |
Olímpia era tão alta que a sua cabeça desaparecia entre as nuvens |
title_full_unstemmed |
Olímpia era tão alta que a sua cabeça desaparecia entre as nuvens |
title_sort |
Olímpia era tão alta que a sua cabeça desaparecia entre as nuvens |
author |
Oliveira, Inês |
author_facet |
Oliveira, Inês |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Inês |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
O presente artigo tem como objetivo primordial refletir sobre a noção de grau e as estruturas que permitem a sua expressão, realçando a sua importância para a compreensão na leitura e o desenvolvimento de competências (meta)linguísticas e comunicativas do aluno. Assim, primeiramente, realizar-se-á uma breve revisão da expressão do grau e da compreensão da leitura. De modo a enquadrar a temática e os conteúdos ao nível do ensino, apresentar-se-á a análise dos documentos normativos que orientam o ensino do Português nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, evidenciando de que forma a expressão do grau surge proposta para abordagem. Nesse sentido, analisar-se-ão os diferentes documentos orientadores do ensino do português, por anos de escolaridade, identificando os domínios em que surge o conteúdo, registando as suas ocorrências diretas e indiretas. Este conteúdo é proposto sobretudo no domínio da gramática. Posteriormente, explorar-se-á a obra A girafa que comia estrelas, de José Eduardo Agualusa, evidenciando de que forma os mecanismos de expressão do grau auxiliam na construção dos sentidos do texto. Por fim, será realizada uma breve reflexão sobre a necessidade de conhecimentos científicos e sólidos sobre a estrutura e funcionamento da língua para que se consiga aceder ao sentido do texto e delinear atividades pedagógicas relevantes e consequentes. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.letras.up.pt/index.php/EL/article/view/11068 |
url |
https://ojs.letras.up.pt/index.php/EL/article/view/11068 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2182-9713 1646-6195 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras da UP |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras da UP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130756753129472 |