Olímpia era tão alta que a sua cabeça desaparecia entre as nuvens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Inês
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://ojs.letras.up.pt/index.php/EL/article/view/11068
Resumo: O presente artigo tem como objetivo primordial refletir sobre a noção de grau e as estruturas que permitem a sua expressão, realçando a sua importância para a compreensão na leitura e o desenvolvimento de competências (meta)linguísticas e comunicativas do aluno. Assim, primeiramente, realizar-se-á uma breve revisão da expressão do grau e da compreensão da leitura. De modo a enquadrar a temática e os conteúdos ao nível do ensino, apresentar-se-á a análise dos documentos normativos que orientam o ensino do Português nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, evidenciando de que forma a expressão do grau surge proposta para abordagem. Nesse sentido, analisar-se-ão os diferentes documentos orientadores do ensino do português, por anos de escolaridade, identificando os domínios em que surge o conteúdo, registando as suas ocorrências diretas e indiretas. Este conteúdo é proposto sobretudo no domínio da gramática. Posteriormente, explorar-se-á a obra A girafa que comia estrelas, de José Eduardo Agualusa, evidenciando de que forma os mecanismos de expressão do grau auxiliam na construção dos sentidos do texto. Por fim, será realizada uma breve reflexão sobre a necessidade de conhecimentos científicos e sólidos sobre a estrutura e funcionamento da língua para que se consiga aceder ao sentido do texto e delinear atividades pedagógicas relevantes e consequentes.
id RCAP_fd82e796a07fa82a74011a02367130bd
oai_identifier_str oai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/11068
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Olímpia era tão alta que a sua cabeça desaparecia entre as nuvensArtigosO presente artigo tem como objetivo primordial refletir sobre a noção de grau e as estruturas que permitem a sua expressão, realçando a sua importância para a compreensão na leitura e o desenvolvimento de competências (meta)linguísticas e comunicativas do aluno. Assim, primeiramente, realizar-se-á uma breve revisão da expressão do grau e da compreensão da leitura. De modo a enquadrar a temática e os conteúdos ao nível do ensino, apresentar-se-á a análise dos documentos normativos que orientam o ensino do Português nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, evidenciando de que forma a expressão do grau surge proposta para abordagem. Nesse sentido, analisar-se-ão os diferentes documentos orientadores do ensino do português, por anos de escolaridade, identificando os domínios em que surge o conteúdo, registando as suas ocorrências diretas e indiretas. Este conteúdo é proposto sobretudo no domínio da gramática. Posteriormente, explorar-se-á a obra A girafa que comia estrelas, de José Eduardo Agualusa, evidenciando de que forma os mecanismos de expressão do grau auxiliam na construção dos sentidos do texto. Por fim, será realizada uma breve reflexão sobre a necessidade de conhecimentos científicos e sólidos sobre a estrutura e funcionamento da língua para que se consiga aceder ao sentido do texto e delinear atividades pedagógicas relevantes e consequentes.Faculdade de Letras da UP2021-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://ojs.letras.up.pt/index.php/EL/article/view/11068por2182-97131646-6195Oliveira, Inêsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-11T04:47:14Zoai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/11068Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:29:57.320517Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Olímpia era tão alta que a sua cabeça desaparecia entre as nuvens
title Olímpia era tão alta que a sua cabeça desaparecia entre as nuvens
spellingShingle Olímpia era tão alta que a sua cabeça desaparecia entre as nuvens
Oliveira, Inês
Artigos
title_short Olímpia era tão alta que a sua cabeça desaparecia entre as nuvens
title_full Olímpia era tão alta que a sua cabeça desaparecia entre as nuvens
title_fullStr Olímpia era tão alta que a sua cabeça desaparecia entre as nuvens
title_full_unstemmed Olímpia era tão alta que a sua cabeça desaparecia entre as nuvens
title_sort Olímpia era tão alta que a sua cabeça desaparecia entre as nuvens
author Oliveira, Inês
author_facet Oliveira, Inês
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Inês
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description O presente artigo tem como objetivo primordial refletir sobre a noção de grau e as estruturas que permitem a sua expressão, realçando a sua importância para a compreensão na leitura e o desenvolvimento de competências (meta)linguísticas e comunicativas do aluno. Assim, primeiramente, realizar-se-á uma breve revisão da expressão do grau e da compreensão da leitura. De modo a enquadrar a temática e os conteúdos ao nível do ensino, apresentar-se-á a análise dos documentos normativos que orientam o ensino do Português nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, evidenciando de que forma a expressão do grau surge proposta para abordagem. Nesse sentido, analisar-se-ão os diferentes documentos orientadores do ensino do português, por anos de escolaridade, identificando os domínios em que surge o conteúdo, registando as suas ocorrências diretas e indiretas. Este conteúdo é proposto sobretudo no domínio da gramática. Posteriormente, explorar-se-á a obra A girafa que comia estrelas, de José Eduardo Agualusa, evidenciando de que forma os mecanismos de expressão do grau auxiliam na construção dos sentidos do texto. Por fim, será realizada uma breve reflexão sobre a necessidade de conhecimentos científicos e sólidos sobre a estrutura e funcionamento da língua para que se consiga aceder ao sentido do texto e delinear atividades pedagógicas relevantes e consequentes.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.letras.up.pt/index.php/EL/article/view/11068
url https://ojs.letras.up.pt/index.php/EL/article/view/11068
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2182-9713
1646-6195
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras da UP
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras da UP
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130756753129472