Organização do comportamento social de um grupo de crianças em meio pré-escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1998 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/13154 |
Resumo: | Introdução - Vários estudos sobre o desenvolvimento da criança têm evidenciado a importância do grupo de pares como contexto de socialização, tendo as relações sociais que se estabelecem entre as crianças um papel determinante no seu desenvolvimento cognitivo, afectivo e social. Dentro de uma abordagem ecológica do ser humano, ou seja, admitindo a complexidade deste como um todo constituído por diversas componentes (biológica, cultural) e salientando as interacções dinâmicas que se estabelecem entre ele (ser humano) e o meio, o presente estudo visa analisar a organização do comportamento social de um grupo de crianças em meio pré-escolar. Para tal, propõe-se aplicar procedimentos etológicos ao estudo das relações interpessoais que se estabelecem no grupo de pares, baseados na observação directa em meio natural. No capítulo 1 procede-se a uma breve exposição do percurso histórico da Ecologia, desde as suas origens, passando pelo aparecimento do termo ecologia humana, até à visão actualmente aceite por muitos de que a Ecologia humana consiste no estudo interdisciplinar das interacções entre o Homem e o ambiente, apoiado numa metodologia sistémica. A perspectiva que a Ecologia humana defende relativamente ao conceito de ser humano é igualmente apresentada neste capítulo, no subcapítulo 1.2. No capítulo 2, seguindo uma lógica semelhante, procede-se a uma breve exposição do percurso histórico da Etologia, desde as suas origens até aos vários ramos que se desenvolveram, particularmente na segunda metade do nosso século, entre eles, a Etologia humana e a Etologia social, e a Etologia social da criança como um campo próprio da Etologia humana. Neste capítulo abordam-se também questões pertinentes como a afiliação, a dominância, a atenção e a competência social, fenómenos frequentemente estudados na área da Etologia social da criança. No capítulo 3 exprime-se uma reflexão teórica sobre uma relação existente entre a Ecologia e a Etologia, a qual numa primeira análise não será difícil de aceitar se se tiver presente que ambas são grandes sub-divisões da Biologia. Qualquer ser vivo enfrenta um conjunto de problemas ecológicos como a obtenção de alimentos, a minimização do impacto de factores ambientais desfavoráveis, a reprodução. Estes problemas constituem questões típicas da Ecologia, mas o modo como são solucionados põe em evidência a importância dos comportamentos específicos, os quais são simultaneamente resultado da evolução e elementos activos no próprio processo evolutivo. A Etologia, ao centrar-se no estudo do comportamento em meio natural, liga-se assim de um modo íntimo à Ecologia, união que se traduziu no desenvolvimento de uma área designada de Eco-etologia. No que respeita ao ser humano, as perspectivas ecológica e etológica aproximam-se cada vez mais, culminando numa visão não antropocêntrica do Homem, a qual não só permite um estudo mais objectivo deste, como se revela fundamental para a possibilidade de um futuro sustentável que todos desejamos. Por último , a Etologia, à semelhança de outras ciências, tem um contributo a dar na compreensão das interacções Homem-ambiente, revelando-se útil à Ecologia humana. No capítulo 4 expõe-se o objectivo geral do presente estudo, sendo descritas as questões de investigação no subcapítulo 4.1. No capítulo 5 procede-se à descrição da metodologia utilizada, fazendo referencia à amostra do estudo, ao ambiente e rotina do meio pré-escolar em questão, bem como ao método e aos instrumentos e procedimentos adoptados na observação e no registo de dados. No capítulo 6 descreve-se o tratamento estatístico efectuado e apresentam-se os resultados obtidos. Sempre que possível, recorreu-se ao uso de tabelas e gráficos com vista à compreensão e representação da organização do comportamento social do grupo de pares. No capítulo 7 discutem-se os resultados anteriormente apresentados, confrontando-os com resultados e conclusões apresentadas por outros autores. No capítulo 8 procede-se a uma breve reflexão final, constituindo esta a conclusão do presente trabalho. |
id |
RCAP_fd84e0507ba2b4386f03cef92cf6e828 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/13154 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Organização do comportamento social de um grupo de crianças em meio pré-escolarSociologiaComportamento socialCriançasDesenvolvimento da criançaIntrodução - Vários estudos sobre o desenvolvimento da criança têm evidenciado a importância do grupo de pares como contexto de socialização, tendo as relações sociais que se estabelecem entre as crianças um papel determinante no seu desenvolvimento cognitivo, afectivo e social. Dentro de uma abordagem ecológica do ser humano, ou seja, admitindo a complexidade deste como um todo constituído por diversas componentes (biológica, cultural) e salientando as interacções dinâmicas que se estabelecem entre ele (ser humano) e o meio, o presente estudo visa analisar a organização do comportamento social de um grupo de crianças em meio pré-escolar. Para tal, propõe-se aplicar procedimentos etológicos ao estudo das relações interpessoais que se estabelecem no grupo de pares, baseados na observação directa em meio natural. No capítulo 1 procede-se a uma breve exposição do percurso histórico da Ecologia, desde as suas origens, passando pelo aparecimento do termo ecologia humana, até à visão actualmente aceite por muitos de que a Ecologia humana consiste no estudo interdisciplinar das interacções entre o Homem e o ambiente, apoiado numa metodologia sistémica. A perspectiva que a Ecologia humana defende relativamente ao conceito de ser humano é igualmente apresentada neste capítulo, no subcapítulo 1.2. No capítulo 2, seguindo uma lógica semelhante, procede-se a uma breve exposição do percurso histórico da Etologia, desde as suas origens até aos vários ramos que se desenvolveram, particularmente na segunda metade do nosso século, entre eles, a Etologia humana e a Etologia social, e a Etologia social da criança como um campo próprio da Etologia humana. Neste capítulo abordam-se também questões pertinentes como a afiliação, a dominância, a atenção e a competência social, fenómenos frequentemente estudados na área da Etologia social da criança. No capítulo 3 exprime-se uma reflexão teórica sobre uma relação existente entre a Ecologia e a Etologia, a qual numa primeira análise não será difícil de aceitar se se tiver presente que ambas são grandes sub-divisões da Biologia. Qualquer ser vivo enfrenta um conjunto de problemas ecológicos como a obtenção de alimentos, a minimização do impacto de factores ambientais desfavoráveis, a reprodução. Estes problemas constituem questões típicas da Ecologia, mas o modo como são solucionados põe em evidência a importância dos comportamentos específicos, os quais são simultaneamente resultado da evolução e elementos activos no próprio processo evolutivo. A Etologia, ao centrar-se no estudo do comportamento em meio natural, liga-se assim de um modo íntimo à Ecologia, união que se traduziu no desenvolvimento de uma área designada de Eco-etologia. No que respeita ao ser humano, as perspectivas ecológica e etológica aproximam-se cada vez mais, culminando numa visão não antropocêntrica do Homem, a qual não só permite um estudo mais objectivo deste, como se revela fundamental para a possibilidade de um futuro sustentável que todos desejamos. Por último , a Etologia, à semelhança de outras ciências, tem um contributo a dar na compreensão das interacções Homem-ambiente, revelando-se útil à Ecologia humana. No capítulo 4 expõe-se o objectivo geral do presente estudo, sendo descritas as questões de investigação no subcapítulo 4.1. No capítulo 5 procede-se à descrição da metodologia utilizada, fazendo referencia à amostra do estudo, ao ambiente e rotina do meio pré-escolar em questão, bem como ao método e aos instrumentos e procedimentos adoptados na observação e no registo de dados. No capítulo 6 descreve-se o tratamento estatístico efectuado e apresentam-se os resultados obtidos. Sempre que possível, recorreu-se ao uso de tabelas e gráficos com vista à compreensão e representação da organização do comportamento social do grupo de pares. No capítulo 7 discutem-se os resultados anteriormente apresentados, confrontando-os com resultados e conclusões apresentadas por outros autores. No capítulo 8 procede-se a uma breve reflexão final, constituindo esta a conclusão do presente trabalho.Universidade de Évora2015-03-03T18:06:20Z2015-03-031998-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/13154http://hdl.handle.net/10174/13154pordep biologiateses@bib.uevora.pt597Vieira, Maria da Conceição Bárbara Lopes de Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:57:33Zoai:dspace.uevora.pt:10174/13154Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:06:15.738512Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Organização do comportamento social de um grupo de crianças em meio pré-escolar |
title |
Organização do comportamento social de um grupo de crianças em meio pré-escolar |
spellingShingle |
Organização do comportamento social de um grupo de crianças em meio pré-escolar Vieira, Maria da Conceição Bárbara Lopes de Carvalho Sociologia Comportamento social Crianças Desenvolvimento da criança |
title_short |
Organização do comportamento social de um grupo de crianças em meio pré-escolar |
title_full |
Organização do comportamento social de um grupo de crianças em meio pré-escolar |
title_fullStr |
Organização do comportamento social de um grupo de crianças em meio pré-escolar |
title_full_unstemmed |
Organização do comportamento social de um grupo de crianças em meio pré-escolar |
title_sort |
Organização do comportamento social de um grupo de crianças em meio pré-escolar |
author |
Vieira, Maria da Conceição Bárbara Lopes de Carvalho |
author_facet |
Vieira, Maria da Conceição Bárbara Lopes de Carvalho |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Maria da Conceição Bárbara Lopes de Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sociologia Comportamento social Crianças Desenvolvimento da criança |
topic |
Sociologia Comportamento social Crianças Desenvolvimento da criança |
description |
Introdução - Vários estudos sobre o desenvolvimento da criança têm evidenciado a importância do grupo de pares como contexto de socialização, tendo as relações sociais que se estabelecem entre as crianças um papel determinante no seu desenvolvimento cognitivo, afectivo e social. Dentro de uma abordagem ecológica do ser humano, ou seja, admitindo a complexidade deste como um todo constituído por diversas componentes (biológica, cultural) e salientando as interacções dinâmicas que se estabelecem entre ele (ser humano) e o meio, o presente estudo visa analisar a organização do comportamento social de um grupo de crianças em meio pré-escolar. Para tal, propõe-se aplicar procedimentos etológicos ao estudo das relações interpessoais que se estabelecem no grupo de pares, baseados na observação directa em meio natural. No capítulo 1 procede-se a uma breve exposição do percurso histórico da Ecologia, desde as suas origens, passando pelo aparecimento do termo ecologia humana, até à visão actualmente aceite por muitos de que a Ecologia humana consiste no estudo interdisciplinar das interacções entre o Homem e o ambiente, apoiado numa metodologia sistémica. A perspectiva que a Ecologia humana defende relativamente ao conceito de ser humano é igualmente apresentada neste capítulo, no subcapítulo 1.2. No capítulo 2, seguindo uma lógica semelhante, procede-se a uma breve exposição do percurso histórico da Etologia, desde as suas origens até aos vários ramos que se desenvolveram, particularmente na segunda metade do nosso século, entre eles, a Etologia humana e a Etologia social, e a Etologia social da criança como um campo próprio da Etologia humana. Neste capítulo abordam-se também questões pertinentes como a afiliação, a dominância, a atenção e a competência social, fenómenos frequentemente estudados na área da Etologia social da criança. No capítulo 3 exprime-se uma reflexão teórica sobre uma relação existente entre a Ecologia e a Etologia, a qual numa primeira análise não será difícil de aceitar se se tiver presente que ambas são grandes sub-divisões da Biologia. Qualquer ser vivo enfrenta um conjunto de problemas ecológicos como a obtenção de alimentos, a minimização do impacto de factores ambientais desfavoráveis, a reprodução. Estes problemas constituem questões típicas da Ecologia, mas o modo como são solucionados põe em evidência a importância dos comportamentos específicos, os quais são simultaneamente resultado da evolução e elementos activos no próprio processo evolutivo. A Etologia, ao centrar-se no estudo do comportamento em meio natural, liga-se assim de um modo íntimo à Ecologia, união que se traduziu no desenvolvimento de uma área designada de Eco-etologia. No que respeita ao ser humano, as perspectivas ecológica e etológica aproximam-se cada vez mais, culminando numa visão não antropocêntrica do Homem, a qual não só permite um estudo mais objectivo deste, como se revela fundamental para a possibilidade de um futuro sustentável que todos desejamos. Por último , a Etologia, à semelhança de outras ciências, tem um contributo a dar na compreensão das interacções Homem-ambiente, revelando-se útil à Ecologia humana. No capítulo 4 expõe-se o objectivo geral do presente estudo, sendo descritas as questões de investigação no subcapítulo 4.1. No capítulo 5 procede-se à descrição da metodologia utilizada, fazendo referencia à amostra do estudo, ao ambiente e rotina do meio pré-escolar em questão, bem como ao método e aos instrumentos e procedimentos adoptados na observação e no registo de dados. No capítulo 6 descreve-se o tratamento estatístico efectuado e apresentam-se os resultados obtidos. Sempre que possível, recorreu-se ao uso de tabelas e gráficos com vista à compreensão e representação da organização do comportamento social do grupo de pares. No capítulo 7 discutem-se os resultados anteriormente apresentados, confrontando-os com resultados e conclusões apresentadas por outros autores. No capítulo 8 procede-se a uma breve reflexão final, constituindo esta a conclusão do presente trabalho. |
publishDate |
1998 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1998-01-01T00:00:00Z 2015-03-03T18:06:20Z 2015-03-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/13154 http://hdl.handle.net/10174/13154 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/13154 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
dep biologia teses@bib.uevora.pt 597 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136547895771136 |