Construção e apropriação de regras num contexto de educação pré-escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/18361 |
Resumo: | Considerando que o jardim-de-infância desempenha um papel significativo no desenvolvimento pessoal e social da criança, o presente estudo, desenvolvido no âmbito da componente de Prática Pedagógica Supervisionada (estágio) do Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, pretendeu aprofundar conhecimentos sobre o processo de construção e apropriação de regras e desenvolvimento de comportamentos sociais, num contexto de educação pré-escolar. Assim, definiram-se os seguintes objetivos para este trabalho: (1) Compreender como são percebidas e vividas as regras de comportamento por parte das crianças, numa sala de jardim-de-infância; (2) Perceber qual o papel do adulto na definição de regras e promoção de comportamentos socialmente adequados; (3) Explorar possíveis formas de trabalhar com as crianças a temática das regras e promover comportamentos sociais positivos. Com vista a alcançar tais objetivos, desenvolvemos um estudo de caso de natureza exploratória, qualitativa e interpretativa, no contexto do nosso estágio numa sala de educação pré-escolar, envolvendo as crianças e adultos responsáveis. Para esse efeito recorremos à observação participante e inquéritos por questionário e entrevista. Ainda concebemos e implementámos intervenções pedagógicas no sentido de explorar a temática de uma forma mais experiencial. Considerando os objetivos, os resultados que obtivemos indicam que as regras e valores subjacentes aos comportamentos sociais positivos são o pilar na prática educativa em contexto pré-escolar. As crianças conhecem as regras da sua sala entendendo as consequências para o cumprimento ou não cumprimento das mesmas. Este comportamento reflete o trabalho que os adultos desempenham em torno das regras. Estas são transmitidas, de forma democrática, promovendo e apelando ao respeito pelo espaço do outro. |
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Construção e apropriação de regras num contexto de educação pré-escolarJardins de infânciaComportamento das criançasInstituições sociais - CriançasDisciplinaDesenvolvimento das criançasConsiderando que o jardim-de-infância desempenha um papel significativo no desenvolvimento pessoal e social da criança, o presente estudo, desenvolvido no âmbito da componente de Prática Pedagógica Supervisionada (estágio) do Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, pretendeu aprofundar conhecimentos sobre o processo de construção e apropriação de regras e desenvolvimento de comportamentos sociais, num contexto de educação pré-escolar. Assim, definiram-se os seguintes objetivos para este trabalho: (1) Compreender como são percebidas e vividas as regras de comportamento por parte das crianças, numa sala de jardim-de-infância; (2) Perceber qual o papel do adulto na definição de regras e promoção de comportamentos socialmente adequados; (3) Explorar possíveis formas de trabalhar com as crianças a temática das regras e promover comportamentos sociais positivos. Com vista a alcançar tais objetivos, desenvolvemos um estudo de caso de natureza exploratória, qualitativa e interpretativa, no contexto do nosso estágio numa sala de educação pré-escolar, envolvendo as crianças e adultos responsáveis. Para esse efeito recorremos à observação participante e inquéritos por questionário e entrevista. Ainda concebemos e implementámos intervenções pedagógicas no sentido de explorar a temática de uma forma mais experiencial. Considerando os objetivos, os resultados que obtivemos indicam que as regras e valores subjacentes aos comportamentos sociais positivos são o pilar na prática educativa em contexto pré-escolar. As crianças conhecem as regras da sua sala entendendo as consequências para o cumprimento ou não cumprimento das mesmas. Este comportamento reflete o trabalho que os adultos desempenham em torno das regras. Estas são transmitidas, de forma democrática, promovendo e apelando ao respeito pelo espaço do outro.Taking into account that kindergarten plays a relevant role on social and personal development of the child, the present study, developed as part of the Supervised Teaching Practice (traineeship) of the Master in Pre-School Education and 1st Cycle of Basic Education, aimed to increase the knowledge about the rules appropriation and construction process and social behavior development in a pre-school education context. This way, the following goals were defined for this report: (1) Understanding how children live and comprehend the behavior rules in a kindergarten classroom; (2) Understanding what role the adult plays in the definition of rules and promotion of suitable social behaviors; (3) Exploring possible ways of working the rules theme with children and promoting positive social behaviors. To reach these goals we developed a case study of exploratory, qualitative and interpretative nature, in the context of our traineeship in a pre-school education classroom, involving children and responsible adults. Therefore, we applied participant observation and questionnaire and interview surveys. We have also designed and put into effect pedagogical interventions to exploit this subject in a more experimental way. Taking into consideration the goals, the achieved results suggest that rules and values underlying the positive social behaviors are the basis of educational practice regarding pre-school. Children know the rules of their classroom and understand the consequences for its compliance or non-compliance. This behavior reflects the work that adults play in rules and which are passed on in a democratic way, promoting and calling on respect for each other’s space.Universidade de Aveiro2017-09-21T10:45:36Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/18361TID:201577135porRuivo, Inês Cavazinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:34:50Zoai:ria.ua.pt:10773/18361Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:53:06.230808Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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