Problematização: experiências de estudantes de Medicina e Enfermagem na prática profissional
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , |
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Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702021000200107 |
Resumo: | Resumo: Introdução: frente a necessidade de reformas curriculares para atender as exigências das diretrizes curriculares nacionais, novas propostas de ensino são precisas. Para tal, propõe o uso de metodologias ativas de aprendizagem, as quais estimulam um processo de ensino e aprendizagem centrado no estudante, promovendo um aprendizado ativo, crítico e reflexivo. Objetivo: descrever as experiências de estudantes de Medicina e Enfermagem inseridos na prática profissional sob a lógica da problematização. Métodos: pesquisa qualitativa, realizada em uma Instituição de Ensino Superior no ano de 2018. A pesquisa se deu por meio de entrevistas semiestruturadas com estudantes de Medicina e Enfermagem da primeira e segunda série dos cursos. Os dados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo na modalidade temática e discutidos à luz da problematização. Resultados: os dados foram organizados em três categorias: possibilidades de aprendizagem no cenário de prática; o papel do facilitador na problematização; dificuldades para implementar a problematização nas práticas profissionais. Conclusões: Os estudantes destacaram que o aprendizado no cenário de prática favorece a articulação entre a teoria e prática, por meio de um movimento integrado e reflexivo, além disso, o papel do facilitador e o vínculo com a unidade de saúde, influenciam, de maneira considerável, no desempenho do estudante. |
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Problematização: experiências de estudantes de Medicina e Enfermagem na prática profissionalEducação em SaúdePrática ProfissionalAtenção Primária à Saúde.Resumo: Introdução: frente a necessidade de reformas curriculares para atender as exigências das diretrizes curriculares nacionais, novas propostas de ensino são precisas. Para tal, propõe o uso de metodologias ativas de aprendizagem, as quais estimulam um processo de ensino e aprendizagem centrado no estudante, promovendo um aprendizado ativo, crítico e reflexivo. Objetivo: descrever as experiências de estudantes de Medicina e Enfermagem inseridos na prática profissional sob a lógica da problematização. Métodos: pesquisa qualitativa, realizada em uma Instituição de Ensino Superior no ano de 2018. A pesquisa se deu por meio de entrevistas semiestruturadas com estudantes de Medicina e Enfermagem da primeira e segunda série dos cursos. Os dados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo na modalidade temática e discutidos à luz da problematização. Resultados: os dados foram organizados em três categorias: possibilidades de aprendizagem no cenário de prática; o papel do facilitador na problematização; dificuldades para implementar a problematização nas práticas profissionais. Conclusões: Os estudantes destacaram que o aprendizado no cenário de prática favorece a articulação entre a teoria e prática, por meio de um movimento integrado e reflexivo, além disso, o papel do facilitador e o vínculo com a unidade de saúde, influenciam, de maneira considerável, no desempenho do estudante.Ludomedia2021-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702021000200107New Trends in Qualitative Research v.7 2021reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702021000200107Fernanda,JoyceMinervina,Alessandrade,ElzaAlves,MonikeAlberto,CarlosJosé,Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:33:04Zoai:scielo:S2184-77702021000200107Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:35:31.943161Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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