Problematização: Experiências de estudantes de Medicina e Enfermagem na prática profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Joyce Fernanda Soares Albino Ghezzi
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Alessandra Minervina dos Santos Lopes, Elza de Fátima Ribeiro Higa, Monike Alves Lemes, Carlos Alberto Lazarini, Maria José Sanches Marin
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.36367/ntqr.7.2021.107-114
Resumo: Introdução: frente a necessidade de reformas curriculares para atender as exigências das diretrizes curriculares nacionais, novas propostas de ensino são precisas. Para tal, propõe o uso de metodologias ativas de aprendizagem, as quais estimulam um processo de ensino e aprendizagem centrado no estudante, promovendo um aprendizado ativo, crítico e reflexivo. Objetivo: descrever as experiências de estudantes de Medicina e Enfermagem inseridos na prática profissional sob a lógica da problematização. Métodos: pesquisa qualitativa, realizada em uma Instituição de Ensino Superior no ano de 2018. A pesquisa se deu por meio de entrevistas semiestruturadas com estudantes de Medicina e Enfermagem da primeira e segunda série dos cursos. Os dados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo na modalidade temática e discutidos à luz da problematização. Resultados: os dados foram organizados em três categorias: possibilidades de aprendizagem no cenário de prática; o papel do facilitador na problematização; dificuldades para implementar a problematização nas práticas profissionais. Conclusões: Os estudantes destacaram que o aprendizado no cenário de prática favorece a articulação entre a teoria e prática, por meio de um movimento integrado e reflexivo, além disso, o papel do facilitador e o vínculo com a unidade de saúde, influenciam, de maneira considerável, no desempenho do estudante.
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spelling Problematização: Experiências de estudantes de Medicina e Enfermagem na prática profissionalProblematization: Experiences of Medical and Nursing Students in Professional PracticeHealth EducationProfessional PracticePrimary Health CareEducação em SaúdePrática ProfissionalAtenção Primária à SaúdeIntrodução: frente a necessidade de reformas curriculares para atender as exigências das diretrizes curriculares nacionais, novas propostas de ensino são precisas. Para tal, propõe o uso de metodologias ativas de aprendizagem, as quais estimulam um processo de ensino e aprendizagem centrado no estudante, promovendo um aprendizado ativo, crítico e reflexivo. Objetivo: descrever as experiências de estudantes de Medicina e Enfermagem inseridos na prática profissional sob a lógica da problematização. Métodos: pesquisa qualitativa, realizada em uma Instituição de Ensino Superior no ano de 2018. A pesquisa se deu por meio de entrevistas semiestruturadas com estudantes de Medicina e Enfermagem da primeira e segunda série dos cursos. Os dados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo na modalidade temática e discutidos à luz da problematização. Resultados: os dados foram organizados em três categorias: possibilidades de aprendizagem no cenário de prática; o papel do facilitador na problematização; dificuldades para implementar a problematização nas práticas profissionais. Conclusões: Os estudantes destacaram que o aprendizado no cenário de prática favorece a articulação entre a teoria e prática, por meio de um movimento integrado e reflexivo, além disso, o papel do facilitador e o vínculo com a unidade de saúde, influenciam, de maneira considerável, no desempenho do estudante.Introduction: in view of the need for curricular reforms to meet the requirements of national curriculum guidelines, new teaching proposals are needed. To this end, it proposes the use of active learning methodologies, which stimulate a student-centered teaching and learning process, promoting active, critical and reflective learning. Goals: to describe the experiences of medical and nursing students inserted in professional practice under the logic of problematization. Methods: qualitative research, carried out in a Higher Education Institution in 2018. The research took place through semi-structured interviews with medical and nursing students from the first and second series of the courses. The data were analyzed using the content analysis technique in the thematic modality and discussed in the light of the problematization. Results: the data were organized into three categories: possibilities of learning in the practice setting; the role of the facilitator in problematizing; difficulties to implement the problematization in professional practices. Conclusions: The students highlighted that learning in the practice scenario favors the articulation between theory and practice, through an integrated and reflective movement, in addition, the role of the facilitator and the link with the health unit, influence, in a way considerable impact on student performance.                     Ludomedia2021-07-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.36367/ntqr.7.2021.107-114https://doi.org/10.36367/ntqr.7.2021.107-114New Trends in Qualitative Research; Vol. 7 (2021): Qualitative Research in Education: Advances and Challenges; 107-114New Trends in Qualitative Research; Vol. 7 (2021): Investigación Cualitativa en Educación: avances y desafíos; 107-114New Trends in Qualitative Research; Vol. 7 (2021): Investigação Qualitativa em Educação: avanços e desafios; 107-1142184-777010.36367/ntqr.7.2021reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/310https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/310/312Joyce Fernanda Soares Albino GhezziAlessandra Minervina dos Santos LopesElza de Fátima Ribeiro HigaMonike Alves LemesCarlos Alberto LazariniMaria José Sanches Marininfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-13T09:12:50Zoai:ojs.publi.ludomedia.org:article/310Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:48:06.992575Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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