A competência percebida pelos alunos, as expectativas do professor e o desempenho académico: como se relacionam na disciplina de educação física?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-05232006000200008 |
Resumo: | A auto-percepção de competência influencia o interesse e a persistência do aluno na concretização da aprendizagem. O objectivo deste estudo analisa a relação entre o desempenho dos alunos, as expectativas dos professores e a competência percebida pelos alunos. O estudo é descritivo e a amostra é constituída por 10 professores e 186 alunos da 6ª à 8ª série do ensino fundamental brasileiro. O desempenho dos alunos foi medido através de testes, e a percepção pessoal do aluno e as expectativas do professor foram obtidas através da técnica de auto-relato. As estatísticas descritiva e inferencial permitiram a análise da congruência entre as variáveis em estudo. A competência percebida pelos alunos tem forte associação positiva, tanto com o seu desempenho, como com as expectativas do professor. Há uma expressiva correspondência entre as expectativas dos professores e o desempenho dos alunos. Os resultados demonstram a necessidade de aprofundar o estudo das expectativas do professor e os seus efeitos sobre o comportamento de ensino e a representação de competência formulada pelos alunos. |
id |
RCAP_fd90a1ed3fae7223ef51353b3c3252b0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1645-05232006000200008 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A competência percebida pelos alunos, as expectativas do professor e o desempenho académico: como se relacionam na disciplina de educação física?auto-percepção de competênciaeducação física escolarpensamento do alunoexpectativas do professorensinoA auto-percepção de competência influencia o interesse e a persistência do aluno na concretização da aprendizagem. O objectivo deste estudo analisa a relação entre o desempenho dos alunos, as expectativas dos professores e a competência percebida pelos alunos. O estudo é descritivo e a amostra é constituída por 10 professores e 186 alunos da 6ª à 8ª série do ensino fundamental brasileiro. O desempenho dos alunos foi medido através de testes, e a percepção pessoal do aluno e as expectativas do professor foram obtidas através da técnica de auto-relato. As estatísticas descritiva e inferencial permitiram a análise da congruência entre as variáveis em estudo. A competência percebida pelos alunos tem forte associação positiva, tanto com o seu desempenho, como com as expectativas do professor. Há uma expressiva correspondência entre as expectativas dos professores e o desempenho dos alunos. Os resultados demonstram a necessidade de aprofundar o estudo das expectativas do professor e os seus efeitos sobre o comportamento de ensino e a representação de competência formulada pelos alunos.Faculdade de Desporto da Universidade do Porto2006-05-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-05232006000200008Revista Portuguesa de Ciências do Desporto v.6 n.2 2006reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-05232006000200008Henrique,JoséJanuário,Carlosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:16:38Zoai:scielo:S1645-05232006000200008Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:25:32.482449Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A competência percebida pelos alunos, as expectativas do professor e o desempenho académico: como se relacionam na disciplina de educação física? |
title |
A competência percebida pelos alunos, as expectativas do professor e o desempenho académico: como se relacionam na disciplina de educação física? |
spellingShingle |
A competência percebida pelos alunos, as expectativas do professor e o desempenho académico: como se relacionam na disciplina de educação física? Henrique,José auto-percepção de competência educação física escolar pensamento do aluno expectativas do professor ensino |
title_short |
A competência percebida pelos alunos, as expectativas do professor e o desempenho académico: como se relacionam na disciplina de educação física? |
title_full |
A competência percebida pelos alunos, as expectativas do professor e o desempenho académico: como se relacionam na disciplina de educação física? |
title_fullStr |
A competência percebida pelos alunos, as expectativas do professor e o desempenho académico: como se relacionam na disciplina de educação física? |
title_full_unstemmed |
A competência percebida pelos alunos, as expectativas do professor e o desempenho académico: como se relacionam na disciplina de educação física? |
title_sort |
A competência percebida pelos alunos, as expectativas do professor e o desempenho académico: como se relacionam na disciplina de educação física? |
author |
Henrique,José |
author_facet |
Henrique,José Januário,Carlos |
author_role |
author |
author2 |
Januário,Carlos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Henrique,José Januário,Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
auto-percepção de competência educação física escolar pensamento do aluno expectativas do professor ensino |
topic |
auto-percepção de competência educação física escolar pensamento do aluno expectativas do professor ensino |
description |
A auto-percepção de competência influencia o interesse e a persistência do aluno na concretização da aprendizagem. O objectivo deste estudo analisa a relação entre o desempenho dos alunos, as expectativas dos professores e a competência percebida pelos alunos. O estudo é descritivo e a amostra é constituída por 10 professores e 186 alunos da 6ª à 8ª série do ensino fundamental brasileiro. O desempenho dos alunos foi medido através de testes, e a percepção pessoal do aluno e as expectativas do professor foram obtidas através da técnica de auto-relato. As estatísticas descritiva e inferencial permitiram a análise da congruência entre as variáveis em estudo. A competência percebida pelos alunos tem forte associação positiva, tanto com o seu desempenho, como com as expectativas do professor. Há uma expressiva correspondência entre as expectativas dos professores e o desempenho dos alunos. Os resultados demonstram a necessidade de aprofundar o estudo das expectativas do professor e os seus efeitos sobre o comportamento de ensino e a representação de competência formulada pelos alunos. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-05-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-05232006000200008 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-05232006000200008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-05232006000200008 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Desporto da Universidade do Porto |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Desporto da Universidade do Porto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Portuguesa de Ciências do Desporto v.6 n.2 2006 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137331005882368 |