O telemóvel enquanto ferramenta de trabalho educativo : um projeto no curso profissional de turismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Eduardo de Carvalho, 1973-
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/10143
Resumo: Tese de mestrado, Educação (Tecnologias da Informação e Comunicação em Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2013
id RCAP_fd97d03fb85253e3fd58edcc88b48e23
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/10143
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O telemóvel enquanto ferramenta de trabalho educativo : um projeto no curso profissional de turismoTelemóveisAprendizagem escolarTecnologias da informação e da comunicaçãoTeses de mestrado - 2013Tese de mestrado, Educação (Tecnologias da Informação e Comunicação em Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2013Com o intuito de compreender até que ponto a utilização aturada dos telemóveis contribui para que os estudantes retirem delas proveito educativo para as aprendizagens no contexto escolar, foi desenhado um projeto em que, durante o ano letivo 2012/2013, ao longo de seis meses, os alunos do Curso de Turismo Ambiental e Rural do Agrupamento de Escolas do vale de Ovil procedessem à sua utilização. Assim, após uma caracterização dos alunos e tendo por base as valências de estudo de um Curso Profissional de Turismo ambiental e Rural, vocacionado para a promoção e desenvolvimento de atividades de promoção turística e proteção ambiental, desenhou-se um projeto que envolveu a utilização dos telemóveis na realização de um site onde se sistematizaram as principais valências turísticas do Concelho (tendo por base a utilização dos telemóveis enquanto recurso para a sua elaboração e sendo o próprio site equacionado para esses equipamentos). Cumulativamente, todas as pesquisas realizadas dentro e fora da sala de aula, os contactos efectuados com as diversas organizações, a partilha de informação, as apresentações realizadas, as gravações de áudio e vídeo, as fotografias, os percursos elaborados, as saídas de campo, as apresentações e representações do Concelho em feiras, as atividades de promoção / proteção ambiental, a organização e colaboração em fóruns, etc. foram desenvolvidos recorrendo aos equipamentos móveis. As diversas atividades foram alvo de descrição e caracterização desempenhando os alunos o papel primeiro na compreensão, percepção obtida e dificuldades inerentes à utilização que as unidades móveis podem ter em contexto “profissional” e educativo. Fruto do trabalho realizado, concluiu-se que: não só a utilização aturada das unidades móveis de comunicação contribuem para que os estudantes retirem delas proveito educativo para as aprendizagens em contexto escolar, como, tão ou mais importante, os alunos compreenderam o potencial destas tecnologias e equacionaram formas de melhor rentabilizar o recurso.In the school year 2012/13 a project was created aiming to understand to what extent the constant use of mobile phones can contribute to students’ educational benefit for their learning in school context. During six months the students of the vocational course “Environmental and Rural Tourism” at Agrupamento de Escolas do Vale de Ovil proceeded to its use. After the students characterization, and considering the contents of the vocational course “Environmental and Rural Tourism” which aims to promote and develop activities of tourist promotion and environmental protection, this project was designed. It involved the use of mobile phones in the creation of a site in which the main tourist values of the Council were systematised (based on the use of mobile phones as a resource for its creation and being the site set out for that equipment). Cumulatively, every research work, in and out classroom, the contacts with several institutions, the sharing of information, the presentations carried out, the audio and video recording, the photographs, the created routes, the field trips, the presentations of the Council at fairs, the activities of environmental promotion/protection, the organization and participation at forums, all these were carried out with the help of mobile equipment. The diverse activities were described and characterized having the students the main role in understanding as well the perception of the difficulties the mobile equipment can have in “professional” and educational context. As a result of the work done we came to the following conclusion: not only does the constant use of mobile means of communication contribute to students’ educational benefit for their learning in school context, but, so or more important, they have also understood the potential of these technologies and set out ways to make the most of this resource.Pedro, Neuza Sofia Guerreiro, 1981-Repositório da Universidade de LisboaTeixeira, Eduardo de Carvalho, 1973-2014-01-17T11:38:47Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/10143TID:201279355porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:55:10Zoai:repositorio.ul.pt:10451/10143Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:34:09.431449Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O telemóvel enquanto ferramenta de trabalho educativo : um projeto no curso profissional de turismo
title O telemóvel enquanto ferramenta de trabalho educativo : um projeto no curso profissional de turismo
spellingShingle O telemóvel enquanto ferramenta de trabalho educativo : um projeto no curso profissional de turismo
Teixeira, Eduardo de Carvalho, 1973-
Telemóveis
Aprendizagem escolar
Tecnologias da informação e da comunicação
Teses de mestrado - 2013
title_short O telemóvel enquanto ferramenta de trabalho educativo : um projeto no curso profissional de turismo
title_full O telemóvel enquanto ferramenta de trabalho educativo : um projeto no curso profissional de turismo
title_fullStr O telemóvel enquanto ferramenta de trabalho educativo : um projeto no curso profissional de turismo
title_full_unstemmed O telemóvel enquanto ferramenta de trabalho educativo : um projeto no curso profissional de turismo
title_sort O telemóvel enquanto ferramenta de trabalho educativo : um projeto no curso profissional de turismo
author Teixeira, Eduardo de Carvalho, 1973-
author_facet Teixeira, Eduardo de Carvalho, 1973-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pedro, Neuza Sofia Guerreiro, 1981-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Eduardo de Carvalho, 1973-
dc.subject.por.fl_str_mv Telemóveis
Aprendizagem escolar
Tecnologias da informação e da comunicação
Teses de mestrado - 2013
topic Telemóveis
Aprendizagem escolar
Tecnologias da informação e da comunicação
Teses de mestrado - 2013
description Tese de mestrado, Educação (Tecnologias da Informação e Comunicação em Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2013
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
2014-01-17T11:38:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/10143
TID:201279355
url http://hdl.handle.net/10451/10143
identifier_str_mv TID:201279355
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134236456779776